terça-feira, 26 de abril de 2005

Take 2

Desta vez custou mais. Não sei se foi porque pensei que já fiz isso uma vez e bem ou se foi porque quase não treinei na semana anterior. No Sábado não arranjei ninguém que me trouxesse de Alcácer até Santa Margarida do Sado para aí iniciar a minha marcha. Por isso arranquei cedo de carro até lá, cheguei ca. as 9 horas a Alcácer. Pronto, pensei em voltar até Santa Margarida de Taxi, mas nem vê-los! Foram a um baptizado, disse me um ex-taxista. Telefonei a um amigo meu taxista de Beja, e ele nunca me diz que não. Ao chegar a Santa Margarida do Sado ele não me quis cobrar nada, mas eu quis lhe dar o dinheiro! Era já meio-dia quando finalmente arranquei. Parei um pouco em Canal Caveira, em Grandola e no Castelo Ventoso. Talvez pensem vocês: O quê é que se faz ou pensa durante nove horas? Fazer: Anda-se. Pensar: Pensa-se na pessoa de que mais se gosta (ela sabe que é a dita coruja!!!) Faltavam 20 minutos para as 21 horas quando cheguei ao meu carro. Nunca gostei tanto de ver o meu carro, o meu velhote de 20 anos de idade, vermelho e bonito. Por falar em vermelho – o Benfica estava a jogar nesta altura no Algarve e eu caminhava com um boné vermelho, por vezes buzinavam-me pensando que eu era adepto do clube encarnado. Outro porém largou um Ca... Nesta viajem vi coisas bonitas e menos bonitas. Os cheiros dos pinhais gosto muito como a paisagem, pena que há tanto lixo! Não há nenhum metro quadrado que não tenha uma garrafa de água ou cerveja ou um maço de tabaco. Se eu me quisesse deitar também não faltavam colchões! Volta e meia vi animais mortos a berma da estrada, pássaros gatos ou cães. Por vezes não consegui deixar de largar um “descansa em paz, menino”.

domingo, 24 de abril de 2005

Papa III

Papa III ou a luva branca, devia ser o título. O Papa deu com a luva branca naqueles jornalistas que escreveram o que se sabe sobre ele. Papa nazi etc. Por amor de Deus! Na altura as crianças eram obrigadas de aderir a Hitlerjugend, se não o fizessem os pais deles eram acusados de alta traição. O meu pai safou se disso porque quando a guerra acabou ele tinha 15 anos e só a partir dos 16 anos tinham de aderir! Josef Ratzinger era um menino pacato de 16 anos quando foi obrigado a juntar se a estes animais. Até desertou, mas este facto, pelos vistos, não interessou a alguns destes jornalistas. Por isso, deu uma conferência de imprensa para agradecer aos jornalistas a cobertura dos últimos acontecimentos. Uma chapada de luva branca para aqueles que escreveram sobre este tempo do Papa.
Outra coisa. Amanhã vou tentar fazer a última etapa da minha marcha. Vou de Santa Margarida do Sado a pé até Alcácer do Sal. Outros 45 km. Vamos a isso!

sexta-feira, 22 de abril de 2005

S'ayapo

Ana behibek (Árabe)
I mog di narrisch gern (Bávaro)
obicham te (Bulgária)
Jeg elsker dig (Dinamárca)
Ik hou van jou (Holanda)
Hi amas vin (Esperanto)
Minä raskastan sinua (Finlândia)
Ich liebe dich (Alemanha)
te dua te dashuroj (Albánia)
Aloha I'a Au Oe (Havai)
Ani ohev otach (Israel)
Szeretlek (Hungria)
Eg elska thig (Islândia)
Mahn doostaht doh-rahm (Iran)
ti amo (Itália)
Quabang qaparHa´ (Klingon)
Sakam te! (Macedónia)
Wo ai ni (Mandarin)
Tye-melá ne (Quénia)
Techihihhila (Sioux)
Jag älskar dig (Suécia)
Va Here Vau Ia Oe (Taiti)
miluju tê (Checo)
Toi yeu em Anh yêuem (Vietnam)
Wani ra yana ro aisha (Vulcan)

Para um alentejano é simplesmente: Gosto de ti, porra!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2005

Habemos Papam

Foi rápido. A segunda mais rápida de sempre. Gostei desta incerteza, é ou não é fumo branco. Nem a própria Rádio do Vaticâno tinha a certeza. Mas foi fumo branco. Depois no anúncio, confesso, fiquei um pouco desiludido porque não esperei esta votação. Mas depois vi a simpatia dele e gostei logo. Embora ele seja alemão, ou melhor, bávaro, portanto o meu "Landsmann", nunca tinha visto uma fotografia dele. Mas penso que vai dar um bom Papa desiludindo talvez alguns que esperavam um Papa mais renovador

terça-feira, 19 de abril de 2005

Doido

Sim, podem-me chamar isso. E porquê? Porque só um doido caminha 45 km num só dia. É de doidos, eu sei. Mas vou explicar. Como sabem, quero ir a pé a Fátima. Vou partir dia 6 de Maio de Alcácer do Sal no grupo deles. Mas como pensei em ir de Beja, faço por etapas nos fim-de-semanas anteriores. Parti Domingo passado só ás 10.45 horas de Beja com um vento terrível de frente até Beringel. Cheguei ás 13.00 horas lá, comi e bebi qualquer coisa e fui andando até Ferreira, onde pensei acabar a caminhada. Parei na bomba de gasolina á saída de Ferreira para me refrescar, vi uma placa a dizer: Figueira de Cavaleiros 9 km. Para quem já tinha feito 24 km mais 9 não é nada! Cheguei aí ás 17.00 horas é telefonei para a pessoa que me ia buscar. Só que ele ainda estava em Espanha a passear. Pronto, perguntei a um simpático velhote que passou por mim quantos km faltam até Santa Margarida do Sado. São 13! Ai mãe, será que consigo? E fui. O pior foi a subida até ao Aqueduto com o vento ainda mais forte e com alguns pingos de água a cair. Ao chegar, telefonei a outro amigo que se prontificou a buscar me. Eram 20.00 horas, sentei me num café a espera dele. Quando me levantei quase não conseguia andar. Foram 9 horas e 45 km. É obra e podem-me chamar doido. Eu aceito!

domingo, 17 de abril de 2005

Dia da voz

Todos os dias há um dia disto ou daquilo. Hoje é dia internacional da voz. Como eu canto num coro, este dia, portanto também é para mim. Já houve uma pessoa entendida na matéria que me disse, que eu canto bem, até fiquei todo vaidoso, mas acho que a minha voz é apenas mediana e nada de especial. Este dia devia servir para lembrar certas pessoas, que eu conheço, que são cantores mas fumam. Além de fazer mal á voz, também provoca câncro de laringe. Uma vez um médico disse me que nos cantores a laringe é particularmente stressada e quando fumam há ainda mais possibilidade de apanhar um câncro de laringe do que nos fumadores não cantores. Alias, ninguem devia de fumar.
As vezes, quando levo a minha filha de manhã à escola, vejo colegas dela com 13 ou 14 anos a fumar. Vou propor uma lei que baixa a nota destes alunos por um valor, além disso, vão ter de andar com um autocolante na testa a dizer: Atenção - fumador! Curiosamente são maioritáriamente raparigas.

sábado, 16 de abril de 2005

Aulas

Neste momento (hoje) estive a dar aulas de alemão para a minha filha e mais duas amigas dela. São poucas, é certo. Poucas, mas boas alunas. Claro que eu gostaria de dar aulas para mais pessoas, mas por razões várias não foi possível. Tudo começou no início do ano lectivo quando me ofereci na escola da minha filha para dar aulas de alemão. Apresentei um pequeno projecto como se iriam desenrolar as aulas mas o mesmo ficou sem resposta pela direcção da escola. Após várias idas á escola disseram me para eu falar com a associação de pais desta escola. Assim o fiz. Falei com o presidente (cessante) desta associação, ele ficou com o número do meu telemóvel, disse me que me ia dar uma resposta, mas claro, não o fez. Posteriormente ouvi dizer que a maior razão de não me terem respondido foi de que eu não era professor! Pois, não sou, e daí? Não iriam ser aulas como as que dão na escola, ia dar lições de alemão numa forma divertida e leve. Mas, não desisti. Fiz uma folha que foi distribuida por todos os alunos pela minha filha a dizer que eu queria dar aulas (gratuitas,claro) a todos que se interessasem. Alguns responderam mas no fim das contas só ficaram 3. Por outro lado entendo os pais e os alunos porque na escola já têm tantas disciplinas e já são demais. Mas penso como a língua alemã é a mais falada na união europeia devia de haver mais interesse.

quinta-feira, 14 de abril de 2005

Será possível?

Será que eles não aprenderam nada? Logo nos dois jogos na Itália cenas de violência. Ainda há dias morreu lá alguem, será que estes bárbaros não querem saber? Morreu um tal João Paulo II, milhões assistiram ao funeral deste grande homem. Certamente nenhum destes animais assistiu ao funeral. Devem ter estado numa tasca qualquer a enfrascarem-se. Realmente eu não encontro palavras para uma situação destas. O futebol está sériamente prejudicado e ainda se vai falar durante muito tempo sobre isso.

quarta-feira, 13 de abril de 2005

Peregrinação

Meti na cabeça que queria ir a Fátima a pé. Está bem, ironizaram alguns, tu és doido, remataram outros, respeito a tua vontade e outros comentários que já ouvi. Não que eu seja muito religioso, tento apenas viver uma vida de cristão, embora não praticante, ou pelo menos, só as vezes. Não vou, portanto, por uma questão de fé, ou devoção à virgem Maria. Vou por várias razões. Uma é, por ser um desafio. Outra é uma "semipromessa", ou seja, disse que ia a Fátima a pé se a minha filha se adaptasse bem à escola e se passasse o 5º ano. Ela já vai no 7º, aí podem ver. A terceira, e talvez a mais importante, é que a minha vida não corre lá muito bem. Por isso juntei-me ao grupo de Alcáçer do Sal que já vai a Fátima a pé pela terceira vez. No passado Sábado, houve lá uma reunião para falar desta peregrinação. Fiquei positivamente surpreendido pela simpatia e força de vontade que lá encontrei. A pessoa mais nova tem 15 anos e a mais velha 75!! Uma das organizadoras (só mulheres) ficou preocupada comigo por eu querer ir a partir de Beja. Como é a primeira vez, achou que eu devia ir por etapas. Ou seja, todos os fim-de-semanas caminhar um pouco e voltar para Beja. P. ex. no 1º dia ir até Beringel, no 2º dia ir até Ferreira etc. Finalmente no dia 6 de Maio partia com o grupo todo de Alcácer. Caminhar + rezar = peregrinar. Assim disse um professor e quase padre que nos vai acompanhar. Tem opiniões algo fundamentalistas, acho eu. Mas penso que vai correr tudo bem e vou gostar.

sábado, 9 de abril de 2005

Papa II

Estive a ver alguns documentários sobre a vida do Papa. Uma vida cheia de acontecimentos e convicções. Não consigo deixar de fazer uma comparação com alguém que viveu há 2000 anos atrás. Falo de Jesus, pois claro. Jesus não se cansava de pregar os ensinamentos de Cristo em toda a parte. Segundo a Bíblia ele fez bastantes viagens, a pé, de burro ou até de barco. O falecido Papa fez precisamente a mesma coisa, naturalmente aproveitando-se dos meios modernos, ou não fosse ele o Papa das novas tecnologias. Até uma nova palavra foi inventado: o Papamóvel. Há quem diga, que ele só viajou para tantos países porque gostava muito de passear. Acho que não. Claro que não. Foi para levar o evangélio a toda a parte. E a comunicação social fez o resto. Levou as palavras dele directamente a nós.
Tenho a certeza até, se não fossem estas viagens todas, havia muito mais guerras e desgraças no mundo. Foi considerado um dos responsáveis do desaparecimento do antigo bloco leste.
O novo Papa terá que continuar este rumo. Porque o mundo tem esforçadamente de estar mais unido para enfrentar novos problemas como o enorme aumento da população mundial, a crescente poluição, o desaparecimento dos recursos naturais etc. etc.

terça-feira, 5 de abril de 2005

Papa

O meu Papa morreu. Embora eu tenha 44 anos, já conheci outros dois, mas este foi o Papa com quem eu me fiz hómem. Naturalmente não concordei com todas as opiniões dele, mas em assuntos como contra a guerra e contra o aborto concordo.
Temos sempre que ver e compreender o porquê das posições dele. Ele cresceu na segunda guerra mundial, viu muita gente a morrer, depois viveu no comunismo dos Stalinistas. Quase apetece perguntar que venha o diabo e escolha. Portanto os primeiros 50 (!) anos da vida dele não foram nenhum mar de rosas. E isto molda uma pessoa. Mesmo assim ele era uma pessoa aberta, simpática e gentil. E foi o que se sabe. Uma pessoa que marcou a história dos ultimos anos. Para muitos foi a personalidade mais importante de há muito.
Já ouvi algumas críticas acerca da enorme visibilidade que esta morte do Papa atingiu. Mas este foi um Papa das novas tecnologias e da Internet, logo também a morte dele é muito falado e visto
O próximo Papa não terá uma vida fácil. Os conservadores e os liberais vão cair-lhe logo em cima para ir em direcção deles. Naturalmente que terá de fazer algumas aberturas, talvez começando por aceitar mulheres a serem padres. A ver vamos.