quarta-feira, 13 de abril de 2005

Peregrinação

Meti na cabeça que queria ir a Fátima a pé. Está bem, ironizaram alguns, tu és doido, remataram outros, respeito a tua vontade e outros comentários que já ouvi. Não que eu seja muito religioso, tento apenas viver uma vida de cristão, embora não praticante, ou pelo menos, só as vezes. Não vou, portanto, por uma questão de fé, ou devoção à virgem Maria. Vou por várias razões. Uma é, por ser um desafio. Outra é uma "semipromessa", ou seja, disse que ia a Fátima a pé se a minha filha se adaptasse bem à escola e se passasse o 5º ano. Ela já vai no 7º, aí podem ver. A terceira, e talvez a mais importante, é que a minha vida não corre lá muito bem. Por isso juntei-me ao grupo de Alcáçer do Sal que já vai a Fátima a pé pela terceira vez. No passado Sábado, houve lá uma reunião para falar desta peregrinação. Fiquei positivamente surpreendido pela simpatia e força de vontade que lá encontrei. A pessoa mais nova tem 15 anos e a mais velha 75!! Uma das organizadoras (só mulheres) ficou preocupada comigo por eu querer ir a partir de Beja. Como é a primeira vez, achou que eu devia ir por etapas. Ou seja, todos os fim-de-semanas caminhar um pouco e voltar para Beja. P. ex. no 1º dia ir até Beringel, no 2º dia ir até Ferreira etc. Finalmente no dia 6 de Maio partia com o grupo todo de Alcácer. Caminhar + rezar = peregrinar. Assim disse um professor e quase padre que nos vai acompanhar. Tem opiniões algo fundamentalistas, acho eu. Mas penso que vai correr tudo bem e vou gostar.