domingo, 17 de abril de 2005

Dia da voz

Todos os dias há um dia disto ou daquilo. Hoje é dia internacional da voz. Como eu canto num coro, este dia, portanto também é para mim. Já houve uma pessoa entendida na matéria que me disse, que eu canto bem, até fiquei todo vaidoso, mas acho que a minha voz é apenas mediana e nada de especial. Este dia devia servir para lembrar certas pessoas, que eu conheço, que são cantores mas fumam. Além de fazer mal á voz, também provoca câncro de laringe. Uma vez um médico disse me que nos cantores a laringe é particularmente stressada e quando fumam há ainda mais possibilidade de apanhar um câncro de laringe do que nos fumadores não cantores. Alias, ninguem devia de fumar.
As vezes, quando levo a minha filha de manhã à escola, vejo colegas dela com 13 ou 14 anos a fumar. Vou propor uma lei que baixa a nota destes alunos por um valor, além disso, vão ter de andar com um autocolante na testa a dizer: Atenção - fumador! Curiosamente são maioritáriamente raparigas.