terça-feira, 5 de abril de 2005

Papa

O meu Papa morreu. Embora eu tenha 44 anos, já conheci outros dois, mas este foi o Papa com quem eu me fiz hómem. Naturalmente não concordei com todas as opiniões dele, mas em assuntos como contra a guerra e contra o aborto concordo.
Temos sempre que ver e compreender o porquê das posições dele. Ele cresceu na segunda guerra mundial, viu muita gente a morrer, depois viveu no comunismo dos Stalinistas. Quase apetece perguntar que venha o diabo e escolha. Portanto os primeiros 50 (!) anos da vida dele não foram nenhum mar de rosas. E isto molda uma pessoa. Mesmo assim ele era uma pessoa aberta, simpática e gentil. E foi o que se sabe. Uma pessoa que marcou a história dos ultimos anos. Para muitos foi a personalidade mais importante de há muito.
Já ouvi algumas críticas acerca da enorme visibilidade que esta morte do Papa atingiu. Mas este foi um Papa das novas tecnologias e da Internet, logo também a morte dele é muito falado e visto
O próximo Papa não terá uma vida fácil. Os conservadores e os liberais vão cair-lhe logo em cima para ir em direcção deles. Naturalmente que terá de fazer algumas aberturas, talvez começando por aceitar mulheres a serem padres. A ver vamos.