sábado, 9 de abril de 2005

Papa II

Estive a ver alguns documentários sobre a vida do Papa. Uma vida cheia de acontecimentos e convicções. Não consigo deixar de fazer uma comparação com alguém que viveu há 2000 anos atrás. Falo de Jesus, pois claro. Jesus não se cansava de pregar os ensinamentos de Cristo em toda a parte. Segundo a Bíblia ele fez bastantes viagens, a pé, de burro ou até de barco. O falecido Papa fez precisamente a mesma coisa, naturalmente aproveitando-se dos meios modernos, ou não fosse ele o Papa das novas tecnologias. Até uma nova palavra foi inventado: o Papamóvel. Há quem diga, que ele só viajou para tantos países porque gostava muito de passear. Acho que não. Claro que não. Foi para levar o evangélio a toda a parte. E a comunicação social fez o resto. Levou as palavras dele directamente a nós.
Tenho a certeza até, se não fossem estas viagens todas, havia muito mais guerras e desgraças no mundo. Foi considerado um dos responsáveis do desaparecimento do antigo bloco leste.
O novo Papa terá que continuar este rumo. Porque o mundo tem esforçadamente de estar mais unido para enfrentar novos problemas como o enorme aumento da população mundial, a crescente poluição, o desaparecimento dos recursos naturais etc. etc.