domingo, 5 de novembro de 2006

Veredicto


É o fim definitivo da era de um dos últimos ditadores no mundo! Saddam Hussein conheceu hoje a sua sentença: Morte por enforcamento! Foi o destino esperado que também foi pedido pela acusação. Este tribunal condenou ainda à esta pena fatal mais dois dos sete arguidos neste julgamento especial, um meio irmão e um dos seus maiores colaboradores. Agora levanta-se a velha questão: Pena de morte, sim ou não? Claro e logicamente sou pelo não, tanto como sou contra e qualquer violência e guerra e contra a despenalização do aborto. Sou pela vida! Mas este homem em causa mandou matar tanta gente, ainda por cima do seu próprio povo, facto esse que é muito mais grave do que quando se manda matar alguém no âmbito de uma guerra. Agora, como é que vai ser encarado este veredicto pela população do Iraque? Indiferença? Creio que não! Foi até decretado um recolher obrigatório em Bagdad, que, claro, não foi respeitado em Sadr City que é controlado por uma milícia xiita.

Resumindo: É um fim anunciado de um homem que andou nas bocas do mundo quase sempre pelas piores razões, a violência e a repressão!

9 Comments:

At 05 novembro, 2006 13:22, Blogger Marco Aurélio said...

Zig

Faltam agora o Pinochet , Bush pai e filho e mais uns poucos facínoras ainda vivos!
Gosta de desafios?

Um abraço

Marco Aurélio

 
At 05 novembro, 2006 16:24, Blogger Zig said...

Obrigado pelo comentário!

Tal como um juiz deste tribunal disse, todos os ditadores serão julgados um dia, ninguém passa impune. Do clã Bush não sei se é possível aplicar esta frase....

Que desafio?

 
At 05 novembro, 2006 16:37, Anonymous Anónimo said...

É o nosso Zig, boa pessoa sem qualquer dúvida, mais uma vez a dar mostras da sua ingenuidade.
Na mesma corda onde o Saddam vai ser enforcado, deveria estar Rumsfeld, foi ele quem deu a chave da cidade ao Saddam (queres o link da reportagem com fotos e tudo?), Deveria estar o Pai Bush, pois o bombardeamento aos Curdos com material quimico foi dado com o beneplácito apoio do pai Bush assim como as chaves informáticas de acesso aos locais via satélite, coisa que por mero acaso continua a acontecer no Curdistão do lado Turco, mas ai já não é crime, pois a Turquia faz parte da NATO.
Na mesma corda onde o filho Bush deveria estar pendurado pois se matar gente do proprio povo é crime, pois então não contando com os 650.000 mortos iraquianos que pesariam sobre a sua consciencia se ele a tivesse, contam-se já quase 20.000 soldados mortos, que com esforço a comunicação social tenta manter nos 3.000
Logo ao lado do Iraque temos a Arábia Saudita que é uma ditadura monstruosa, tão monstruosa que o Iraque do Sadam seria comparativamente o paraíso.
Como disse o Marco Aurélio, o Pinochet também deve uns bons anos de vida à corda onde querem pendurar o Sadam. Milhares de mortos por via do derrube duma democracia, a do Salvador Allende, ajudada por mero acaso e mais uma vez pelos Paladinos da livre escolha do povo: Os Norte Americanos.
E depois disto que te disse e que é tudo verdade como sabes tão bem como eu e que infelizemente é só uma alinea dum livro de horrores, queres que me sinta satisfeito por via duma pretensa justiça que irá ser feita pendurando o Sadam?

 
At 05 novembro, 2006 18:25, Blogger Zig said...

contraciclo:
Cada caso é um caso. Também não gosto do Bush, já o tinha dito aqui várias vezes! Também ele terá a sua justiça, disso estou convencido.
Não sou ingénuo, conheço bastante bem a realidade deste mundo. Só que, para nos destinguirmos nesta dura realidade nada serve em sermos também radicais. Isso tornara-nos iguais a eles.

Recomendo vivamente leres a letra da canção de John Lennon - Imagine

 
At 06 novembro, 2006 19:22, Anonymous Anónimo said...

Conheço muito bem a letra da canção do John Lennon. Também ele um ser humana em contraciclo. Morador na 5ª avenida, dono duma imensa fortuna e vivendo a frugalidade dos pobres.
Assassinado pelo paradigma dos quinze minutos de fama, posto em doutrina pelo criador da Pop Art, Andy Warhol. Tudo pela fama nada pela substância. O que é importante é parecer.
Na esteira desse conceito, surgio uma ciencia social importante que gere os seres humanos das sociedades urbanas quase como automatos guiados inconscientement entre os poderoso interesses das MARCAS Comerciais que lhe condicionam toda a vida, sem que ele se de conta disso.
Recomendo por isso que leias um livro, de N. Klein que se chama. "No logo, o poder das marcas"

John Lennon sim. Faz parte do meu património e da minha cultura.


Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of men,
imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one

 
At 06 novembro, 2006 20:09, Blogger Zig said...

contraciclo:
A frase a qual me referi quando disse para ler a letra desta canção é essa: You may say I'm a dreamer....
E porque não? Isto faz de mim uma pessoa ingénua? Penso que não.
Agora, eu ler um livro, falta-me o tempo e o hábito....

Sorry de bater na mesma tecla, mas para quem escreve como você, merece ter um blog!

 
At 07 novembro, 2006 06:34, Anonymous Anónimo said...

A decisão do tribunal estava tomada desde o início do julgamento. Recordo que foram "misteriosamente" assassinados um irmão do saddam e três advogados de defesa (ou ao contrário, estou a citar de memória!) durante o julgamento. O tribunal foi um fantoche montado pelo governo provisório (supostamente iraquiano, mas obviamente controlado pelo poder militar americano!).

Mas a decisão surge agora porque os republicanos estão à rasca nas eleições para o congresso, e a execução (devidamente festejada por Bush!) serve como troféu a erguer na busca de uns votos de última hora!

Se não, para quê manter o saddam vivo até agora? alguém duvidava que o final era este? se não fosse para manter o poder militar no terreno, e o poder político "em casa", quando o capturaram, os americanos tinham-no morto logo!

 
At 07 novembro, 2006 06:39, Anonymous Anónimo said...

Só mais uma coisita, já agora!


Pena de morte, guerra e despenalização do aborto, tudo no mesmo saco (!?) fez-me um bocadito de confusão. Não acho que seja comparável.




Mas pronto!

Bom blogue, sim senhor! Força nisso!

 
At 07 novembro, 2006 12:49, Blogger Zig said...

jonny:
Ele é um trofeu de guerra, pouco mais. Das guerras envolvendo este país critico apenas o facto de os americanos não terem acabado com ele logo após a libertação do Kuwait. Tinham tudo para isso. Desculparam-se com a opinião internacional, como se eles ligassem alguma coisa às opiniões dos outros....

Contra a pena da morte e contra o aborto no mesmo saco? Sim senhor, é tudo um sim à vida. Se fores mais para trás no meu blog verás que gosto de animais e de árvores. São tudo formas de vida. Nós somos outra forma de vida e quem somos nós para ter o direito de tirar outras vidas? Certo?

Obrigado pelo elogio.

 

Enviar um comentário

<< Home