quinta-feira, 2 de novembro de 2006

BES - Emprego - Mais bancos....

Hoje as instalações do banco BES em Madrid e Barcelona não abriram as portas ao público. Os trabalhadores ficaram à porta e assim impedidos de chegar ao seu posto de trabalho. E porquê? A Guardia Civil efectuou buscas a estas sucursais! Só mais tarde se veio a saber que as buscas não tinham nada a ver com o banco propriamente dito mas sim com uma investigação desta força policial da nossa vizinha Espanha sobre corrupção e lavagem de dinheiro. Clientes, portanto. Mas terá sido necessário encerrar o banco e fazendo assim manchete nos jornais da península ibérica? Claro que não, este caso, mais uma vez, deixa transparecer o habitual super-proteccionismo do estado espanhol contra empresas estrangeiras. Bastava os investigadores terem ido normalmente ao banco com um mandato de busca, durante a noite ou no fim-de-semana, ou mesmo durante a hora normal de abertura, realmente não sei se faria falta o encerramento total! Os respectivos acções do BES desvalorizaram prontamente e com eles a bolsa portuguesa toda! É uma boa maneira de fazer política de “negócios estrangeiros” por parte dos espanhóis....

Agora é que se entende a redução do desemprego em Portugal. Sócrates, mais uma vez, triunfou cedo demais! Quem não tem emprego, o que faz? Vai procurar trabalho fora de portas! A emigração está a aumentar em Portugal, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). O nosso país deixou de ser de imigração, nomeadamente de pessoas do leste e do Brasil, passou outra vez a ser de emigração, maioritariamente para a Suíça onde só em 2004 entraram 13.600 portugueses (!) e também para o Luxemburgo. Assim é fácil de triunfar, assim é fácil de louvar a diminuição do desemprego e dizer que é fruto do trabalho governativo. Até é! Fruto do cada vez maior apertar do cinto, fruto do IVA de 21% etc. etc. Não há dados concretos porque muitas vezes um trabalhador português aceita apenas um trabalho temporário, ajudado também pela cada vez maior facilidade nos transportes para países da Europa e do seu menor preço do que há alguns anos.

Pelo contrário, o governo não faz só coisas más! Ainda bem, se não alguém já os tinha corrido de lá! Foi apresentado uma proposta-lei que visa acabar com os arredondamentos nas taxas de juro praticados na maior parte dos bancos portugueses. Imaginem uma taxa de juro em vigor de 4.001%. Arredondando ficariam 4.125 ou até 4.250% como é, salvo erro, praticado por bancos grandes como a CGD! Só com este facto os bancos fizeram grandes lucros, assim é muito fácil depois anunciarem uma redução do “spread” (=lucro no empréstimo bancário). Por outro lado duvido muito que, pelo menos os grandes bancos como essa CGD e o Milénio BCP, percam com esta lei, arranjam sempre maneiras de o ganhar à mesma. Nem por isso os bancos têm os lucros que têm....

8 Comments:

At 02 novembro, 2006 20:55, Anonymous Anónimo said...

Se as buscas em vez de serem feitas ao BES fossem ao Santander ou BBVA será que as autoridades espanholas teriam o mesmo procedimento? Não me parece.
E já agora, será que se as buscas fossem em Portugal a bancos espanhois as nossas autoridades tinham "tomates" para proceder desta forma? Também não me parece!
E ainda se fala no mercado aberto dentro da União Europeia. Ele existe na teoria, mas na práctica, estas "pequenas coisas" vão marcando a diferença. Nós portugueses, é que não protegemos o nosso mercado, existindo até situações em que prejudicamos os nossos para abrir as portas aos de fora. Que esta lição sirva de exemplo às nossas autoridades.

 
At 03 novembro, 2006 00:16, Blogger Zig said...

hpalma:
Nem mais! Até parece "The big brother is watching you...". Ainda hoje me lembro do tempo das vacas loucas, Portugal muito bem comportadinho denunciou caso a caso à UE e a Espanha, mesmo aqui ao lado? Quase nenhum caso!

 
At 03 novembro, 2006 09:20, Blogger Unknown said...

Por mim é-me indiferente que o façam às portas abertas ou fechadas, acho muito bem que investiguem os bancos, sejam eles portugueses ou não, deviam ter a coragem de fazer o mesmo cá, já que a lavagem de dinheiro é uma realidade, e, não é só por parte dos clientes, os bancos têm conhecimento disso...não é a primeira vez que me aparecem saldos contabilisticos na conta, que eu não sei o que são, estão lá 2 ou 3 dias e depois desaparecem, quando confrontado com isso o banco diz que é engano...pois sim engano!

 
At 03 novembro, 2006 12:24, Blogger Miudaaa said...

E a resposta??? E a verdadeira resposta a este caso, irêmos tê-la? talvez, porque se passou em Espanha... se fosse em Portugal, duvido!!!

Um Beijo de miudaaa

 
At 03 novembro, 2006 15:13, Blogger O Chaparro said...

vamos ver o desenrolar das coisas...
bom fim de semana

 
At 03 novembro, 2006 18:33, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Os bancos, em meu ver, têm tido uma vida algo facilitada em Portugal. O próprio Banco de Portugal faz o que muito bem entende, os lucros estão altos como nunca e estamos em crise. Pois! Só para alguns....

Pelo menos do meu banco não me posso queixar muito. Já agora, é o Montepio Geral.

miudaaa:
Isso não passou de uma forma para intimidar empresas estrangeiras e de os obrigar a depositar o dinheirinho em bancos espanholas, mais nada.

o chaparro:
O mal está feito, já não passa disso....

Obrigado e bom fim-de-semana também!

 
At 03 novembro, 2006 23:16, Anonymous Anónimo said...

Com dizia MArk Twain, um Banco é alguém que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol, e que no-lo pede de volta quando está chovendo torrencialmente...

 
At 03 novembro, 2006 23:33, Blogger Zig said...

contraciclo:
Ou então se fosse um bom vendedor vendia um frigorífico a um esquimó....

 

Enviar um comentário

<< Home