quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Allerheiligen


Hoje é dia de Todos os Santos. É o dia em que os vivos se lembram dos que já partiram. Os cemitérios enchem-se de gente contrastando com os restantes dias do ano. À porta os vendedores da ocasião tentam fazer o seu negócio, por vezes com preços bastante inflacionados. Muita gente aproveita este dia de feriado para ir visitar a sua terra natal, Beja não foge à regra. Hoje conheci algumas pessoas assim, como por exemplo o antigo dono de uma loja de fotografias na Rua dos Infantes e os seus familiares. Só vêm cá uma vez por ano, precisamente neste dia de hoje.

Este dia sempre me fez pensar. Não só porque a minha irmã faz anos (nochmals herzlichen Glückwunsch Schwesterchen!) mas também na sua essência, a diferença entre vida e morte. Claro, quem sou eu para filosofar sobre este tema, milhares de escritores e pensadores já o fizeram. Tenho apenas um simples pensamento para acrescentar! Uma pessoa vive dezenas de anos e morre sem mais nem menos? Não, claro que não! Mas para onde vai toda esta experiência e toda a sabedoria adquirida numa vida inteira? Ninguém sabe ao certo! Uma coisa, no entanto, é certa! Não fica lá no cemitério! Ali está apenas o que restou desta vida, nada mais. Mas é o que os familiares e amigos do(a) falecido(a) têm para se lembrarem dele(a), e para isso que este dia de hoje serve na sua essência, para se lembrar dos que já partiram....

2 Comments:

At 01 novembro, 2006 23:35, Anonymous Anónimo said...

Temos algo em comum! A minha irmã também faz anos hoje

 
At 02 novembro, 2006 00:44, Blogger Zig said...

hpalma:
Estão, deve ser boa pessoa também! Transmita-lhe os meus parabéns!

 

Enviar um comentário

<< Home