sábado, 4 de novembro de 2006

Bom Português IX

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Cada vez que escrevo neste Blog (Taberna dos Inconformados), gosto de falar sobre algo especial. Como bom blog colectivo que é, merece o nosso melhor. Por outro lado, o tipo de textos que tenho metido aqui são normalmente sobre actualidades, são comentários meus sobre notícias do dia. Bem, no nosso cantinho à beira-mar plantado (ou despejado, como alguém disse...) tenho notado alguma letargia e conformidade com os acontecimentos nos últimos tempos, é que, seja o que o povo diz, o governo faz sempre o que muito bem entende. Ou acham que a anunciada greve geral na função pública de dois dias convocada pela frente comum de sindicatos vai alterar alguma coisa? Acho que não.

Por esses motivos vou dar continuidade a uma rubrica que tenho mantido no meu blog, o “Bom Português”. Nem sempre com a regularidade por mim desejada, escrevo dez perguntas ou formas de pronuncias sobre a língua portuguesa, língua essa que nem sempre é bem falada e muito menos bem escrita. Neste âmbito sou um pouco perfeccionista, até um pouco nacionalista. Defendo que se deve escrever bem essa língua, a língua de Camões, até aqui nos blogues. Só temos a ganhar com isso! Portanto, quem quiser “aventurar-se” em responder às dez questões pode fazê-lo nos comentários, na próxima Terça-feira darei a solução no meu Blog. São quase sempre questões colocados numa rubrica com o mesmo nome em programas da RTP1.

1º O segredo de justiça VEINCULOU (ou) VINCULOU os advogados
2º Portugal é dos países que mais RECORRE (ou) RECORREM a subsídios
3º Tentámos MENORIZAR (ou) MINORIZAR este problema
4º Ele ficou BOQUIABERTO (ou) BOQUEABERTO quando a viu
5º O professor usa um marcador FLORESCENTE (ou) FLUORESCENTE
6º Ele foi ORDENADO (ou) SAGRADO bispo
7º Fui correr e fiquei a SUAR (ou) SOAR
8º Ontem eu CONTI-ME (ou) CONTIVE-ME
9º Vão REIVINDICAR (ou) REINVINDICAR um aumento de salário
10º Os estudantes CO-HABITAM (ou) COABITAM em casa

Boa sorte!

5 Comments:

At 04 novembro, 2006 09:16, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Eis a tentativa de quem fez o ensino primário há 36 anos (e que no comentário no blog “Parabéns” deu uma “calinada” ortográfica da qual ainda me estou a recompor!!!!!)

1º O segredo de justiça VEINCULOU (ou) VINCULOU os advogados
Palavra de origem: Vínculo logo VINCULOU
2º Portugal é dos países que mais RECORRE (ou) RECORREM a subsídios
Referente a Portugal (singular) logo RECORRE
3º Tentámos MENORIZAR (ou) MINORIZAR este problema
Palavra de origem latina Minor logo MINORIZAR
4º Ele ficou BOQUIABERTO (ou) BOQUEABERTO quando a viu
Formação de nova palavra por composição – Boca+Aberta??? Socorro!!!!
5º O professor usa um marcador FLORESCENTE (ou) FLUORESCENTE
Palavra de origem Flúor logo FLUORESCENTE
6º Ele foi ORDENADO (ou) SAGRADO bispo
Passou a uma Ordem (promoção na carreira) logo ORDENADO
7º Fui correr e fiquei a SUAR (ou) SOAR
Vem de Suor, Sudação, logo SUAR. Também pode SOAR ofegante mas… (aí será um som)
8º Ontem eu CONTI-ME (ou) CONTIVE-ME
Ai os verbos portugueses tão irregulares – CONTIVE-ME
9º Vão REIVINDICAR (ou) REINVINDICAR um aumento de salário
Origem Reivindicação logo REIVINDICAR
10º Os estudantes CO-HABITAM (ou) COABITAM em casa
1ª hipotese - Formação de nova palavra por derivação/prefixação???: preposição COM + verbo HABITAR com queda (apócope do M e do H) logo fica COABITAR – COABITAM?
2ª hipótese – prefixo co+hífen (-)+verbo?
3ª hipótese - Etimologia do latim cohabitare?
Socorro, mais vale dizer habitam em comum, partilham a mesma casa.

Sim porque eu sou do tempo em que “Os Lusíadas” faziam parte do ensino e tínhamos de levar com as figuras de estilo, divisão de orações, etc. Mas ainda tanto para aprender!
Ana Cristina

 
At 04 novembro, 2006 09:28, Anonymous Anónimo said...

Ai, ai! Depois de ler alto soou mal.
Nem Menorizar, nem Minorizar - MINORAR
Ana Cristina

 
At 04 novembro, 2006 23:29, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
Bem, o meu ensino básico começou há 38 anos! E em alemão, claro.

Desde que não for pior do que uma calinada....

Nos meus estudos não faziam parte os livros, na Alemanha só no ensino superior é que têm essa mania, porque é disso que se trata, em meu ver.

Agora, as suas respostas estão muito bem "justificadas", não era necessário tanto. Não dou notas nem avaliações, ou você, por acaso, é professora....?

 
At 05 novembro, 2006 10:34, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Apesar de ensinar todos os dias (filhos, gente mais nova que trabalha comigo) não sou professora no sentido estrito da palavra. Tive a felicidade de ter bons professores de Português, daqueles que ensinavam sonetos de poetas portugueses (Camões, Pessoa, F. Espanca) através da música (fados cantados pela Amália, Teresa Silva Carvalho, etc).
AH, finalmente consegui fazer um blog, apesar de ter alguma dificuldade em aceder a ele. A moura (des) encantada. Aí vai conhecer um pouco de mim. A fotografia era para estar no perfil mas não consegui coloca-la lá.
http://amouradesencantada.blogspot.com
Um abraço
Ana Cristina

 
At 05 novembro, 2006 12:18, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
Sim, de acordo. Há professores que nos marcam pela positiva, mas também pela negativa como vou descrever nas Histórias da minha Vida.
Tal como dizem os chineses, mesmo a maior viagem começa com o primeiro passo. Benvinda à blogosfera, já meti o primeiro comentário.

 

Enviar um comentário

<< Home