sábado, 15 de janeiro de 2011

11ª Gala Operação Triunfo IV

Quase na recta final, a RTP apresentou esta noite em “direto” mais uma Gala da Operação Triunfo. Já me habituei a ver aos sábados à noite esse programa, nem sempre em directo (com “c”!), é pena que a desta noite fora a penúltima...

Os três mosqueteiros, ou seja, a Lia, o Jorge e o Diogo (9,0) iniciaram esta Gala cantando Telephone de Glee. Ao contrário de edições anteriores, desta vez os alunos entraram bem na noite! A nomeada Lia (9,5) começou a entrar em palco a solo, com uma canção da Alicia Keys, achando If I ain’t got you. Pois, falta saber de quem estaria a falar, mas aqui devo dizer que cantara muito bem, excelente mesmo, a roçar à nota máxima, adorei! O segundo nomeado desta semana, o “nosso” Jorge (8,5), cantara Mais um Fado no Fado de Camané. Difícil de avaliar, para mim, se cantou bem, ou não, porque o Fado não é definitivamente a minha música, mas acho que estivera bem. Porém, penso que lhe deveriam ter dado outro tipo de canção, digo eu!

Desta vez, a RTP não “olhou” a meios. Para estes 3 restantes candidatos à vitória final desta edição da OT “arranjaram” a cada um deles convidados especiais. O primeiro a cantar nesta condição fora o Diogo (9,0), um Virar a Página não terá sido, mas não sei quem é que foi o melhor a cantar, ele, ou os Anjos, não se notou diferença nenhuma, esteve muito bem! Seguiu-se novamente a Lia (9,0) com mais uma música em inglês, Let it Rain de Amanda Marshall, mais uma melodia para o timbre dela, esteve bem novamente. O Jorge (9,0) apareceu com algo diferente, com o fabuloso Più bella Cosa de Eros Ramazotti, diferente porque é em italiano. Grazie di esistere Jorge, “faltou-te” é a típica rouquidão italiana, claro, mas estiveste bem!

Muitas canções, foram umas atrás de outras. O Diogo (9,0) perguntou Are you gonna go my Way, e seguiu o seu caminho no rock de Lenny Kravitz. “Talhado” para gerações mais novas, claro, mas gostei na mesma. Devo dizer que é o concorrente com melhor presença em palco, se calhar, também é por isso que está já na final. Estou a começar a achar que merece lá estar! Ponham Flores na Mesa “exigiu” a Lia (8,5) com a Katia Guerreiro em dueto. Mesmo não sendo o Fado a “minha” música gosto dessa fadista convidada, e penso que a Lia se encaixou bem nessa “quadra”, não tão bem como ela gostaria, certamente, não se pode ter tudo! Canções dessas não lhe “calham” bem, não há problema! Depois, o Diogo (9,0) regressou novamente ao palco com o conhecido Everybody’s changing dos ingleses Keane. Não mudou, aliás, mudou o ritmo, mas não a qualidade do Diogo, o soft rock também lhe sai bem, parabéns!

O último dos convidados especiais, o eterno romântico André Sardet, cantou com o Jorge (9,0) Adivinha quanto gosto de ti. Nessa condição de eterno romântico posso responder a essa questão, a uma outra pessoa, pois claro. Gosto de ti desde daqui até à Lua! A coisa está a aquecer, e isso provou a próxima canção, o magnífico No Air de Chris Brown com Jordin Sparks cantada pelos três (8,5). Não houve faíscas, pois é muito difícil recriar o ambiente desta canção, no entanto, criaram o seu próprio ambiente! São muitas canções, é o que é! Depois, o tal dueto dos aflitos com uma das minhas canções preferidas da língua portuguesa, não pela Pronúncia do Norte, mas sim, pela fabulosa entrada de Isabel Silvestre nesta melodia romântica de Rui Reininho e dos GNR. Entrada essa que fora muito bem recriada pela Lia (9,0), o Jorge (9,0), mesmo sendo alentejano não lhe ficou atrás, atrevo-me dizer que fora um “nadinho” melhor. Os dois a cantar em dueto, então, foram mesmo magníficos!

Pois, essa última fora mesmo a última para um desses dois. Mereciam ambos ficar na final, mas as regras são essas, não há nada a fazer. E essa final é apenas a “dois”, e quem vai acompanhar o Diogo (que esteve muito bem esta noite) é o Jorge com 63% dos televotos. Parabéns. E, Lia, segue o teu caminho, hás de ser grande!!

Até pra semana!
.
Links das músicas e opiniões minhas sobre cada Gala da OT4

1ª Gala – 06 Novembro 2010
2ª Gala – 13 Novembro 2010
3ª Gala – 20 Novembro 2010
4ª Gala – 27 Novembro 2010
5ª Gala – 04 Dezembro 2010
6ª Gala – 11 Dezembro 2010
7ª Gala – 18 Dezembro 2010
8ª Gala – 25 Dezembro 2010
9ª Gala – 01 Janeiro 2011
10ª Gala – 08 Janeiro 2011
.

Etiquetas: , ,