sábado, 20 de novembro de 2010

3ª Gala Operação Triunfo 2010

Mais uma noite de sábado bem passada na companhia da Operação Triunfo, edição 2010! Mas antes de falar sobre a Gala de hoje deixem-me fazer aqui uma revelação! Ao contrário dos leitores habituais deste blog, os que encontraram este texto procurando informações sobre a OT deste ano naturalmente desconhecem o “fio musical” dos textos que aqui escrevo. Entre outros temas, escrevo muitas vezes sobre o coro em que orgulhosamente participo, o Coro de Câmara de Beja. Neste coro, todos os anos organizamos ‘Um Concerto para o Natal’ em que habitualmente convidamos dois solistas para cantar connosco e (ou apenas) com a orquestra convidada, que é, como habitualmente, a Orquestra Lusitânia.

Mas o quê é que este facto tem a ver com a Operação Triunfo? Simples. A solista convidada para esse nosso evento no Pax Julia – Teatro Municipal em Beja a 18 de Dezembro é nada mais e nada menos do que uma das vencedoras da 2ª edição da OT, a Sofia Vitória! Certamente muito mais madura neste momento após essa sua participação nesse concurso da RTP (2003) e após ter sido a digna representante portuguesa no Festival da Eurovisão “Com Magia” (2004), de certeza que vai fazer magia e uma boa figura em cima do palco nesse nosso teatro bejense!

Regressando ao tema do texto, à 3ª Gala da OT 2010. Os primeiros a cantar foram naturalmente os nomeados, o Filipe e a Ana Luisa. Penso que não acusaram a responsabilidade, mas, em meu ver, a actuação do Filipe ficou aquém do esperado (ao contrário do que a canção prometia), espectacular mesmo, a roçar ao brilhantismo, foi a apresentação da Ana Luisa! Os próximos a entrar foram, em dueto, o Diogo e o Bruno Gomes, uma actuação sem surpresas e talvez até um pouco “murcha”! Pois, não se pode ter tudo...

O quê é uma Gala da OT sem cantores (mais) conhecidos? Nada! Por isso, os produtores do concurso convidaram 2 artistas de renome, a Rita Guerra e o João Pedro Pais, que, primeiro ela com elas (as concorrentes) e depois, mais tarde, ele com eles (os concorrentes) abrilhantaram a noite! Melhor “eles” do que “elas”, mas, claro, não vou dar aqui “notas” sobre essas actuações pois fazem “apenas” parte disso mesmo, do show, e de apresentar algo diferente do que um simples “desbobinar” dos concorrentes!

‘It’s my Life’ foi o tema do próximo dueto, desta vez com a Lia e o (alentejano) Jorge. Correu bastante bem, a canção também ajudou muito! Rita e João Pedro fora a dupla que se seguiu, imitando o Rei do Funk, o infelizmente já falecido Michael Jackson! Interpretaram ‘The way you make me feel’ mas, pelo menos o João Pedro, em meu ver, não conseguiu “feel” de uma forma digna essa bonita canção, e uma (também apenas em meu ver) algo errada afinação do micro da Rita a prejudicou um pouco. Com ‘Use somebody’ foi a vez da Isaura e do Bruno Correia completar o leque dos duetos, de uma forma bastante conseguida, gostei bastante dos dois!

Claro, nesses duetos, como disse, o que ajuda bastante são as canções. Mas aqui, o que conta, não é como correm esses duetos mas sim, como são avaliadas as actuações de cada um dos concorrentes:

And here are my results (de 1 a 10):
Filipe (7,5); Ana Luisa (9,5); Diogo (8); Bruno G. (8,5); Lia (8,5); Jorge (8,5); Rita (8,5); João Pedro (8,0); Isaura (9,0) e Bruno Correia (9,0).

Tal como na semana passada, os nomeados tiveram mais um curto “teste”, mais um dueto, deste vez entre os dois. Novamente uma falha de afinação dos micros prejudicou um dos concorrentes, desta vez a Ana Luisa, mas, saiu-se bem, tal como o Filipe! Novamente, essa última actuação dos “aflitos” não serviu de quase nada já que as votações encerraram logo a seguir!

Claro, depois o inevitável aconteceu! Nada contra o regionalismo, faz parte da vida portuguesa, mas foi claramente isso que salvou o Filipe, os televotos madeirenses contribuíram, e de que maneira, para que esse madeirense continuasse na OT 2010! O meu favorito, ou melhor, a minha favorita fora, como sabem, a Ana Luisa, mas, é a vida... ela é bastante nova (17 aninhos...) e tem ainda tudo para vingar nessa mesma vida! Desejo toda e mais alguma sorte para essa nortenha de Vila Nova de Gaia! Mas, gostei da atitude do Filipe, emocionou-se com a saída da Ana Luisa!

E lá ficaram apenas 9! O implacável “juízo” do júri nomeou os seguintes 4 concorrentes: Lia e Rita, Bruno Gomes e João Pedro. A directora da escola “safou” a Rita (mais do que merecido!), o nome salvo pelos alunos, após um empate entre o Bruno e a Lia, fora a última aqui citada, salva em última palavra pelo júri!

Pois, esta semana há dois cantores sujeitos ao televoto:
João Pedro: 760100302
Bruno Gomes: 760100308

Boa sorte aos dois!

Desculpem este looongo texto, vou tentar ser mais breve na 4ª Gala!

See you next week!

Links das músicas e opiniões minhas sobre cada Gala da OT4

1ª Gala – 06 Novembro 2010
2ª Gala – 13 Novembro 2010
4ª Gala – 27 Novembro 2010
5ª Gala – 04 Dezembro 2010
6ª Gala – 11 Dezembro 2010
7ª Gala – 18 Dezembro 2010
8ª Gala – 25 Dezembro 2010
9ª Gala – 01 Janeiro 2011
.

Etiquetas: , , ,