domingo, 26 de dezembro de 2010

8ª Gala Operação Triunfo RTP 2010 – Especial Natal

Uma Gala diferente esperou os telespectadores da RTP1 desta noite, muitos convidados, nomes conhecidos e menos conhecidos, alunos que já saíram nesta edição e outros ex-alunos de edições anteriores. Diferente também no que toca às nomeações, ninguém saíra nem fora nomeado, já que – é Natal, há que manter o espírito natalício! Pelas mesmas razões não irei dar as minhas habituais notas!

A Gala (gravada) começou com uma canção típica de Natal, com muita gente de “fora” a cantar, entraram bastante hesitantes e algo desafinados, enfim, são ex-alunos, já não estão bem dentro da “coisa”, compreende-se! Seguiu-se a “surpresa” da noite, uma actuação há muito desejada e apoiada por mais de 6 mil “amigos” no Facebook, com o humorista Pedro Fernandes a cantar uma adaptação do Love is all around dos The Troggs e mais tarde dos Wet Wet Wet, “cantando” Christmas is all around de Billy Mack, bem, dizer cantar é bastante optimista, diria antes, performar ao estilo Pedro Abrunhosa!

Já mais a sério, Bruno Correia cantou com o antigo aluno da OT3, Ricardo Soler, o magnífico Ave Maria de Schubert (de vários autores), estiveram bastante bem, melhor quando cantaram em dueto do que cada um por si. A Lia teve como companheira de ocasião a porto-santense Denisa (OT3), interpretaram uma canção da Broadway, Big Spender (de inúmeros autores, a mais conhecida talvez de Shirley Bassey de 1967), estiveram ao mesmo nível da anterior.

A Rita cantou Fado com Joana Amendoeira, Lisboa no Coração fora a canção escolhida. Estiveram bastante bem, completaram-se quase desde do início, parece que a Rita tem o Fado no coração! O nomeado Diogo teve como companheiro o Nuno Pinto (OT3), cantaram o conhecido hino à dança Footloose, numa versão dos Westlife, estiveram muito bem, melhor o actual do que o antigo aluno das séries da Operação Triunfo.

Como “intermezzo”, os professores da escola Paula Oliveira, Kiko e Ruben, também tiveram a oportunidade em pisar o palco, também tiveram que dar o litro, não é só ensinar, também é cantar, minha gente! O resultado não podia ser melhor, com Have yourself a Merry Little Christmas estiveram mesmo muito bem! Gostei!

O nosso alentejano Jorge teve a honra em “contracenar” com os EZ Special, muito melhor o Jorge do que o Orlando, as minhas desculpas! Temos homem! O Natal somos nós, exactamente! A Rita actuou novamente, desta vez com Gonçalo Medeiros (OT2), cantaram Last Christmas (I gave you my Heart...), originária dos Wham, mas numa versão de Taylor Swift. A Rita entrou muito bem, esteve bem, parece que o Fado a fez melhorar. Ao Gonçalo, por sua vez, fazia-lhe falta ir às aulas novamente! As duas vozes, aparentemente tão diferentes, combinaram muito bem em dueto!

Mais professores entraram a seguir. Ana Ester e Rui Baeta compareceram com o clássico Holy Night (que saudades...), bem, Rui, aquecer a voz fazia falta, peeenso eu de que! Mas depois, foi magnífico, o melhor momento da noite, adorei! Tive pele de “galinha”...que emoção!!

A já longa Gala continuou com os Fonzie com Vozes de Natal, em conjunto com o Diogo que ali esteve no seu elemento! A tv tem dessas coisas, Rock depois de Holy Night... enfim! Mais um professor, aliás, a fazer de júri, Rui Massena tocou algo bastante “livre” ao piano, depois, faltava ainda o último elemento “jurista”, a Sandra, os dois se “tentaram” com o tango La Cumparcita!

Uma das mais conhecidas cantoras dos OT e de Portugal, a Vânia Fernandes (OT3) cantou e encantou com A minha Alma de Marinheiro, em dueto com Bruno Correia que também esteve em bom plano! O Jorge “apanhou” o semi-alentejano David Ripado (OT1) com Maniac de Michael Sembello do filme Flashdance. Fui fã do David na altura da OT1, foi para mim o melhor cantor nessa primeira edição de 2003. Uma canção difícil para os dois, é rápida e com muita letra, mas, à boa moda alentejana, desenrascaram-se muito bem, equivaleram-se mutuamente!

Finalmente, essa Gala se aproximara do seu fim! A Lia se “mediu” com o “peso pesado” Paulo de Carvalho, com o seu Mundo Inteiro. Muito bem a Lia desta vez, temos mulher! O Paulo nem me “atrevo” a avaliar, é dos meus cantores portugueses favoritos, isso diz tudo! Foi um momento muito bonito, com muita sensibilidade! Os nomeados Rita e Diogo (sem estarem em risco de sair) fecharam os duetos da noite com The Christmas Song na versão de Nat King Cole com a sua filha Natalie. Mais um bonito momento, mais um dueto muito bem conseguido, talvez com a Rita ligeiramente melhor que o Diogo. No fim, os finalistas não nomeados da OT 2010 interpretaram o bonito Do they know it’s Christmas, da Band Aid!

Quase todas as interpretações foram antecedidas por entregas de presentes de Natal, facto que (em meu ver) alegrou bastante esta Gala, além disso, familiares mais chegados dos alunos tiveram a hipótese em aparecer e a falar sobre a OT, e claro, dar uma forcinha ao seu “discípulo”!
Um looongo texto sobre uma looonga Gala! Ninguém saiu, muitas canções, ainda muitos mais momentos bonitos, penso que valeu a pena assistir durante 3 horas a essa Gala. A última será a 22 de Janeiro, com um frente-a-frente de apenas dois dos concorrentes à vitória final.

Até prá semana, não, até pró ano!

Links das músicas e opiniões minhas sobre cada Gala da OT4

1ª Gala – 06 Novembro 2010
2ª Gala – 13 Novembro 2010
3ª Gala – 20 Novembro 2010
4ª Gala – 27 Novembro 2010
5ª Gala – 04 Dezembro 2010
6ª Gala – 11 Dezembro 2010
7ª Gala – 18 Dezembro 2010
9ª Gala – 01 Janeiro 2011
.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At 01 janeiro, 2011 22:38, Anonymous Anónimo said...

É pena que a RITA esteja sempre a ser "boicotada" pelo júri.... parece quase um apelo à indignação para levar os telespectadores a salvarem a Rita. e a gastar dinheiro numa chamada de valor acrescentado.

 
At 01 janeiro, 2011 23:54, Blogger Zig said...

Anónimo:

Já acompanho a OT desde do seu início em 2003, e parece-me normal que exista um ou outro concorrente mais ou menos favorecido pelo júri do programa, é inevitável.

Claro que discordo muitas vezes com as suas opiniões, mas eles é que mandam, são as regras do jogo. E pois, não gostei nada em ver a Rita sair esta noite, até me emocionei...mas são as regras. Penso que a Rita esteve melhor que o Diogo hoje, mas na geral das galas todas o Diogo leva a melhor.

 

Enviar um comentário

<< Home