domingo, 7 de novembro de 2010

1ª Gala Operação Triunfo 2010

Gosto da Operação Triunfo da RTP1, que os Ídolos e companhia me perdoem! Talvez seja por já ter assistido ao vivo a uma gala, não sei. Mas acho que ali o talento dos alunos é mais bem aproveitado. O formato, embora “televisivo”, ou seja, aproveitando ao máximo o “show” decorando por vezes o que realmente interessa que é a música, é algo discutível, mas em soma penso que é um bom programa.

Só comecei a escrever hoje sobre o tema porque acho que pouco se podia dizer sobre os primeiros programas, eram castings, eram apenas curtíssimos clips sobre alguns das largas centenas de concorrentes, tanto no Porto como em Lisboa. O casting final achei algo repetitivo e demasiadamente “puxado” para o sentimental, mas na geral os 4 episódios já exibidos foram de boa qualidade!

Chega então a vez de falar desta gala, transmitido em directo esta noite também na RTP1, e moderado pela inevitável Sílvia Alberto. Nada contra ela, é uma excelente apresentadora, mas pessoalmente preferia a Catarina Furtado, talvez pela razão acima descrita! Ao contrário das edições anteriores, desta vez foram escolhidos 15 cantores para serem apurados apenas nesta primeira gala os 11 finalistas definitivos.

Claro, é sempre complicado atribuir uma canção correcta a cada concorrente, e claro, esse concorrente aprender em tão pouco tempo essa canção atribuída ainda mais complicado é. E foi isso mesmo que se notou nessa gala. Houve quem ficasse com canções que lhes coubesse que nem uma luva (por ex. Filipe), e outros houve que tiveram algumas dificuldades (por ex. Carlos).

Inevitável, claro, é a presença de um júri nesses concursos! Aparentemente entendidos na matéria, escolheram para entrar directamente na OT 2010 9 concorrentes, de seguida os restantes 6 foram sujeitos ao também inevitável televoto...

Antes de dar o resultado final vou dar aqui a “minha” nota (de 1 a 10), dada logo após as actuações de cada concorrente, por ordem de entrada em palco:
Isaura (8), João (8,5), Isilda (7,5), Diogo (8,5), Ana (8), Patrick (7), Lia (8), Bruno G. (7,5), Mafalda (7,5), Jorge (9), Maria (8,5), Filipe (9,5), Bruno C. (8), Rita (9) e Carlos (8).

Os que foram então escolhidos pelo implacável júri foram: Isaura, João, Diogo, Ana, Lia, os dois Bruno’s, Filipe e a Rita. Dos restantes 6 ficaram 2, resultantes do (curto) televoto: A Isilda e o Jorge. Como curiosidade, esse Jorge é da “nossa” zona, é alentejano de Portel. Tive bastante pena da Maria, acho que ela tinha uma das melhores vozes desse grupo, e há outros que menos gostei mas passaram...é a vida, ou melhor, é a OT!

Para ler tudo e mais alguma coisa sobre a OT 2010 ver no site oficial do concurso
A imagem é deste site

Links das músicas e opiniões minhas sobre cada Gala da OT4

2ª Gala – 13 Novembro 2010
3ª Gala – 20 Novembro 2010
4ª Gala – 27 Novembro 2010
5ª Gala – 04 Dezembro 2010
6ª Gala – 11 Dezembro 2010
7ª Gala – 18 Dezembro 2010
8ª Gala – 25 Dezembro 2010
9ª Gala – 01 Janeiro 2011
.

Etiquetas: , , ,