sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Antevisão Concerto para o Natal 2010 - IV

Noite e dia, tu és aquela! Só tu abaixo da lua ou sob o sol! Indiferente onde estiveres minha querida, eu penso em ti... Tudo isto é verdade, verdadinha, mas claro, é também a letra de uma canção, a letra de mais uma melodia que vos quero apresentar esta noite como fazendo parte do nosso próximo Concerto para o Natal. Nunca é demais referir que este nosso maior evento anual se vai realizar a 18 de Dezembro no nosso Pax Julia – Teatro Municipal.

Voltando à musiquinha (sem ser da meia-noite, mas poderia muito bem ser!). É mais uma conhecidíssima canção que nascera da “caneta” de Cole Porter, responsável por tantas e tantas outras melodias conhecidas de musicais americanos e não só. Curiosamente, para escrever esta canção este compositor se terá inspirado numa melodia que lhe chegara aos ouvidos durante uma visita a Marrocos. Porém, o musical onde ela tem a sua primeira aparência (em 1932) dá pelo estranho nome de Gay Divorce! Se fosse nos dias de hoje...

Como muitas vezes acontecia por estas alturas este musical fora aproveitada 2 anos mais tarde para dar título a um filme, onde o inevitável Fred Astaire canta este canção Night and Day. Em 1946 um filme de Hollywood intitulado Night and Day relatava a vida do próprio autor da canção. Claro e lógico que esta bonita melodia serviria ainda para muitos artistas fazerem as suas próprias versões, como a Billie Holliday, Frank Sinatra, Shirley Bassey e os U2.

Para o vídeo escolho de novo a notável voz de Ella Fitzgerald (será que estou a começar a gostar de Jazz?). Como nota devo referir que o nosso maestro ainda não se decidiu se vamos cantar a introdução da canção, ou seja, a parte que antecede o primeiro refrão.


.

Etiquetas: ,