terça-feira, 25 de abril de 2006

Feriado

Hoje comemora-se o 25 de Abril, é feriado, mas já lá vou.
A minha cadela Linda ainda não apareceu! Onde é que ela se terá metida? Já percorri as redondezas muitas vezes, sem rasto. Perguntei muita gente, sem sucesso. Até ofereci dinheiro para que a encontrem! Qualquer dia me trazem uma cadela qualquer e querem o dinheiro! Mas como ela ia atrás de qualquer um que lhe desse festas, de certeza que foi levado por alguém, resta me só esperar. E esperar que ela esteja bem!
Hoje foi dia de caminhada em Beringel. Dos inicialmente 178 pessoas inscritas só 138 se conseguiram levantar da cama. A abalada só se efectuou muito depois das oito de manhã, a verificação dos nomes levou algum tempo. Bem, dos 22 km “prometidos”, afinal eram “só” 17. Mas, já perto do meio dia, esta distância ainda foi encurtada para somente 12! É que havia gente nesta caminhada que não faz isto com frequência, não está habituada a caminhar muito. Além disso, o calor já começara a apertar, embora não muito. No percurso tivemos de parar muitas vezes para o grupo se juntar, isto atrasa bastante. Á chegada havia ainda um lanche, mas fui logo para Beja, as pessoas com que fui até Beringel não quiseram ficar.
Agora o dia da revolução. Tal como a Páscoa e o Dia do Trabalhador que aí vem já para a semana, o 25 de Abril está reduzido a um mero feriado, para a maior parte das pessoas. Este dia para muita gente ainda significa muito, foi o fim de uma desnecessária ditadura, um regime que não interessava a ninguém, apenas para os seguidores do mesmo e agora para alguns falsos saudosistas. Pessoalmente, claro, este dia não me diz respeito, cheguei só em 1983 a Portugal. Mas reconheço o seu valor. Embora com muitas falhas, trouxe à Portugal a democracia.
Só que estes feriados custam muito dinheiro à Portugal. Três fins-de-semanas prolongados seguidos é muito mal para Portugal. Disso ninguém fala, viva o feriado! Na Alemanha, desde há muito, está em discussão se se devia de acabar com alguns feriados. Não sei, mas deixo aqui esta questão em aberto....

8 Comments:

At 25 abril, 2006 21:37, Blogger Unknown said...

Boas caro Zig, estou de volta!...

Pois bem, em relação ao 25 de Abril, é uma data que a mim e à minha geração pouco nos diz... Não querendo retirar o valor que tem para os meus pais e avós, penso que eu e os jovens da minha idade não damos muito valor ao 25 de Abril devido às aventuras e desventuras dos nossos políticos!!! É verdade nua e crua...

Em relação aos feriados, concordo que é prejudicial ao país, mas que sabem bem isso sabem! :-)

Abraço!

 
At 26 abril, 2006 00:59, Blogger Unknown said...

Amigo Zig, o site do I Encontro de Blogues de Vila Viçosa está novamente no ar!

Abraço!

 
At 26 abril, 2006 01:36, Anonymous Anónimo said...

Boa. espero que os v/ netos possam dizer o mesmo.

 
At 26 abril, 2006 01:39, Blogger Zig said...

o restaurador:
Bem vindo de volta! Nisso sou como a vossa geração, não vivi a ditadura, e ainda bem.
Os políticos de agora são comparáveis aos da primeira república, parece que só vivem no parlamento sem conhecerem o país real.

Do link do encontro de blogues agora se entra pelas duas maneiras, obrigado por reparares. Acabaram-se os "toques de telemóveis" (lol)

Lune:
Já estás recomposta? Espero que sim. Ando na mesma, num minuto quero mandar tudo para o chão, no outro minuto sei que a vida continua e é bela....
Agora a revolução? Bem, tinha que acontecer, mais cedo ou mais tarde. Mas como Portugal é um país de brandes costumes, foi tarde e mal feita....

Anónimo:
Não entendi, dizer o quê?

 
At 26 abril, 2006 09:45, Blogger RCataluna said...

Falando de 25 de Abril até gostei do discurso do presidente. Acho que foi muito interessante.

Espero que encontres a tua cadelinha...

Abraço!

 
At 26 abril, 2006 13:07, Blogger Unknown said...

Caro Zig, os nossos políticos ainda são piores que os da Primeira República, pois os da Primeira República não sabiam o que era uma República, não estavam preparados para governar um país... Agora os actuais políticos não têm essa desculpa...

O Zig não viveu numa ditadura, mas pela sua idade, viveu ainda numa época de desconfiança em relação à Alemanha e aos alemães devido ao Nazismo e à II Guerra Mundial. Este é um assunto que eu adoraria de falar consigo. Porque os Europeus culpabilizaram e olharam muitos anos de lado para os alemães, que como o Zig não tinham culpa nenhuma dos devaneios de um austríaco, mas eu gostaria de saber a sua experiência e qual o seu ponto de vista da questão, como o Zig se sentia com essa desconfiança. Esse vai ser um dos pontos que gostaria de discutir consigo em Vila Viçosa, no encontro.

Abraço!

 
At 26 abril, 2006 14:03, Blogger Unknown said...

Quem me dera ter estado aí para também ter feito essa caminhada!
De qualquer forma decidi fazer uma levada acompanhada de um churrasquinho na serra :)
Foi óptimo, quando puder publico umas fotos...
Bjokitas espero que a Linda já tenha aparecido

 
At 26 abril, 2006 17:08, Blogger Zig said...

rcataluna:
Foi um bom discurso, sem dúvida. E para quem não olhou só para o casaco dele deve ter reparado a forma subtil que ele encontrou em contornar as polémicas da actualidade.

A cadela ainda não apareceu, no fim-de-semana vou colar cartazes entitulados "Perdi-me". Espero que resultem!

o restaurador:
É verdade o que dizes, os actuais políticos parece que funcionam com o seguinte lema: Quer um trabalho ou um emprego?

A cerca dos Nazis. Tenho que afirmar que nunca tive problemas sérios em Portugal por causa disso, só algumas bocas, mas isso é normal. Como me misturei logo desde o princípio com os portugueses, viam-me mais como um deles do que um alemão. Mas também gostaria de falar nisso no encontro de blogues.

trequita:
A caminhada foi até a um moinho que fica em direcção de Ferreira. Foram só 12 km, mas bem agrestes. Gostei na mesma. Se for à Madeira certamente vou fazer uma caminhada também!

Não, a Linda ainda não apareceu, infelizmente.

 

Enviar um comentário

<< Home