terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Pata de Ouro

Passou esta manhã, na RTP 1, um programa que qualquer amante do melhor amigo do homem (e da mulher!) gosta. Designado como Pata de Ouro, uma votação para os melhores exemplares de vários raças de cães de criadores nacionais. Como gosto muito de cães, gostei, claro! O programa não se limitou só a um desfile de cães, sobre cada raça apresentada foi explicada a sua origem e utilidade. O evento realizou-se no Salão Nobre do Hotel Ritz em Lisboa, numa apresentação de Sónia Araujo. Cada cão sujeito á votação foi apresentado individualmente por seu dono. Alternando a cada votação, foram mostrados utilidades vários de cães, como cão guia para cegos e cães treinados para busca de droga.
Como em tudo, há a outra face da moeda. Como sabem, ajudo um pouco na Associação Cantinho dos Animais de Beja. Recolhemos cães de quem ninguém quer saber, cães abandonados. Há 12 dias, foi apresentado um pequeno filme sobre o nosso “canil” (não gosto desta palavra!) na TValentejo: http://www.tvalentejo.tv/index.php?option=com_content&task=view&id=87&Itemid=2
Há criadores e criadores! Há, como em tudo, sérios e menos sérios. Há quem veja esta actividade apenas como negócio, não gosta de cães. Numa ninhada, quando há um exemplar que não sai segundo as “normas”, não vale a pena aqui escrever o que acontece a estes animais.
Nunca é demais divulgar os nossos sites: http://www.acab.info e http://www.cantinhoanimaisbeja.blogspot.com

5 Comments:

At 28 fevereiro, 2006 16:32, Blogger Unknown said...

Eu continuo a achar que o problema é de fácil resolução.

Criava-se uma lei em que aquilo que o dono do animal fizesse ao seu animal, seria feito ao seu dono! Ou seja, se lhe batesse ou o abandonasse, ser-lhe-ia feito o mesmo. Se o matasse por algum motivo fútil, teria que pagar uma pesada multa. Mas quando digo pesada, digo o equivalente a 50% do seu rendimento mensal. Assim, as pessoas antes de terem animais sem terem intenções de tratarem bem deles, iriam pensar duas vezes! Assim, os caçadores antes de abandonarem os cães iriam pensar duas vezes!!!...

Abraço!

 
At 28 fevereiro, 2006 16:52, Blogger Zig said...

@o restaurador
Muito bem pensado, amigo restaurador. Só que, nunca se sabe quem é que é o "infractor". Por mais leis que existissem, não seriam aplicadas. O que tem de mudar em Portugal é a mentalidade, mas isso leva décadas.

 
At 28 fevereiro, 2006 20:43, Blogger Unknown said...

Por acaso vi o programa da rtp e também já tinha visto o filme na tv alentejo...
Em relação ao canil onde participas, conheço algumas pessoas que lá trabalharam e não sou muito apologista dessa associação apesar de reconhecer que fazem um bom trabalho.
Adoro animais, principalmente cães, sempre tive cães mas agora vivo num apartamento e não acho boa idéia ter um cão aqui fechado...
Seria cruel e por isso prefiro não
ter nenhum enquanto viver aqui.

 
At 28 fevereiro, 2006 21:37, Blogger Unknown said...

E que tal se fosse usado o metodo suíço, e os humanos quando tivessem um cão teriam que ir para uma escola para aprenderem educar o cão e para os donos serem educados e consciencializados do que é ter um cão.

Se calhar tinha melhores resultados!

:D

 
At 28 fevereiro, 2006 22:32, Blogger Zig said...

@trequita
Ainda bem que tens consciência disso. Mas como sabes, aqui em Beja há muita gente que tem cão sem ter condicões para isso, metem-no o dia todo na rua, lá faz o que faz, ou então, fecham-no num quarto para não estragar nada em casa, e aí, quem sofre, é o animal.
@o restaurador
Bem, isto é na Suiça. Por cá, há outras coisas a fazer primeiro, a vida dos animais está em último!
Lá, o ser humano tem boas condições para viver, por isso, também há condições para tratar dos bichos. Por cá, é o que é!

 

Enviar um comentário

<< Home