quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Nuclear

Antes ser activo hoje
Do que radioactivo amanhã
Nuclear não, obrigado

Lena d’Água cantava essa canção há 24 anos, e parece que a mensagem ainda não passou. Fiquei assustado, se não, chocado com a notícia que estão reunidos em Lisboa alguns empresários portugueses para “promover” a construção de uma central nuclear em Portugal. Só visto. Todo o mundo está a tentar afastar-se da energia nuclear, e eles lembram-se de uma coisa dessas. Falam todos muito bem, e quem os ouve, da maneira como falam, até parece que têm razão. Ora, muito longe disso. Do outro lado, Francisco Ferreira, da Quercus, sozinho, a tentar nadar contra a maré. Nervoso, certamente ainda incrédulo com tanta asneira aí dita, tenta contra-argumentar. Para mim, o maior problema é o lixo nuclear, um material que permanece activo por dezenas de milhares de anos. Há tanta coisa contra este tipo de produção de energia, acho que já toda a gente sabe, não vale a pena alistar tudo aqui. Acho que se devia de fazer uma campanha aqui nos blog’s contra esta intenção destes empresários!
Mas quem somos nós......

17 Comments:

At 23 fevereiro, 2006 09:04, Blogger Unknown said...

gostei da ideia da campanha, vamos a isso!

 
At 23 fevereiro, 2006 09:24, Blogger Unknown said...

Já está!
juntei-me à tua campanha :)

 
At 23 fevereiro, 2006 10:17, Blogger nikonman said...

Eu vou para a campanha pelo "sim"!
C'est la vie.

 
At 23 fevereiro, 2006 11:26, Blogger Unknown said...

Desta vez temos ideias contrárias caro Zig, eu sou pelo sim!...

Abraço!...

 
At 23 fevereiro, 2006 14:54, Blogger Zig said...

@trequita
Obrigado, amiga
@nikonman e o restaurador
Não estão a brincar, pois não?
Pensem bem....

 
At 23 fevereiro, 2006 16:23, Blogger nikonman said...

@zig - não estou a brincar. Estou é muito farto das "bandeiras" que nos têm vendido em nome do progresso e

 
At 23 fevereiro, 2006 16:29, Blogger nikonman said...

que só nos têm trazido o atraso e a miséria. Lembro-me bem de há cerca de 30 anos ter ouvido alguns alemães dizerem, aqui em Beja, que todos os países deveriam passar pela "fase nuclear". Se é verdade ou não que o nuclear está associado ao desenvolvimento, é uma questão. Mas que o "anti-nuclear" está de mãos dadas com o atraso, disso não tenho dúvidas.
Um abraço.

 
At 23 fevereiro, 2006 17:06, Blogger Unknown said...

Não estou a brincar caro Zig. As condições geográficas de Portugal não oferecem condições para se produzir a energia éolica necessária. E é possível haver energia nuclear utilizando hidrogénio que é uma energia "limpa". As energias fosséis estão no fim. Temos que encontrar alternativas caro Zig.

E não nos podemos esquecer das movimentações económicas e dos empregos que iriam ser criados neste moribundo país.

Abraço!

 
At 23 fevereiro, 2006 20:24, Blogger Celtiberix said...

Caro Zig
Desta vez não estou muito de acordo contigo, mas não pelas razões que poderás pensar. É que não julgo que o nuclear seja assim tão mau. O problema serão mesmo os resíduos; onde armazená-los? Quanto à questão das centrais nucleares não serem, em si mesmas, seguras, também por aí anda muito filme mal contado... Serão as centrais por si só ou determinado tipo de coisas resolvidas em cima do joelho? É que se é por esta razão, aí bato-te palmas, sabes bem como funcionam as instituições no nosso país. O empreiteiro rouba nos materiais, o engenheiro também comeu umas lagostas pra dizer que está tudo bem, o inspector levou umas notas gordas passadas por baixo da mesa das lagostas, as esposas de todos eles confessam-se ao mesmo padre (que também faz parte do grupo das lagostas)... ... ...
E depois se aquela gaita rebenta a culpa é mesmo do filho da p**a do porteiro que estava a olhar para as trancas da mulher do director... À BOA MANEIRA PORTUGUESA...
E quanto às campanhas: para quê? Os gajos lá de cima do norte estão-se nas tintas prás campanhas; se não gostam do padre, ou se lhes pintam a parede do cemitério doutra côr lá vai logo uma estrada cortada... E o governo tem medo deles! Sem campanhas!
Quanto ao amigo Restaurador: não desdenho das condições eólicas do nosso país. Nem tampouco das horas de exposição solar. E ainda menos da possibilidade de extrair energia das ondas, temos uma costa enorme em relação à superfície do país.
(mas se estiveres sózinho e tiveres de fazer uma greve da fome, eu vou lá levar-te uns bolicaus, ou um empadão com uma garrafa de vinho tinto, eh eh)
Agora a sério, também explodiram máquinas a vapor no início da revolução industrial. E eu bateria palmas a que se fizesse uma coisa como para a bomba atómica: meus amigos cientistas, agora não saem daqui durante um ano, no final cada um vai ter um milhão de euros na sua conta bancária, mas até lá vão arranjar uma solução que não passe pelo petróleo. Vai uma aposta que no final de 2007 o teu carro andava a cento e oitenta e sem uma pinga de poluição?
(porra tenho de ir embora, o comentário já parece um post!)

 
At 23 fevereiro, 2006 20:58, Anonymous Anónimo said...

Não esquecer que aqui mesmo ao lado em Cáceres, existe a central de Almaraz, bem pertinho da nossa fronteira, o que nos coloca num raio de acção de um eventual acidente nuclear. Significa que corremos os riscos na mesma sem obtermos nenhum beneficio da situação. Porque não usar esse tipo de energia em nosso beneficio?

 
At 23 fevereiro, 2006 22:08, Blogger Unknown said...

O compadre hpalma tem razão!

Nós corremos risco sem termos uma central nuclear é no mínimo estúpido!

Já que corremos riscos, fazemos uma!

Abraço!

 
At 23 fevereiro, 2006 23:35, Anonymous Anónimo said...

Ésta ideia do nuclear é um fartote de rir!!
Um Pais a beira mar plantado, ou seja, riquissimo de recursos naturais, tais como; Sol, vento e marés. Vêm agora uns badamécos de gravata incrustada, com a ideia do lixo nuclear.
As pessoas que aqui se manifestaram a favor, só estão a pensar nos beneficios e esquecem-se dos horrendos maleficios já infelizmente comprovados.
Sou a favor da Eólica, Solar, e Marés.
Deus nos proteja da Nuclear.
Juanito

 
At 23 fevereiro, 2006 23:57, Blogger Zig said...

@todos
Bem, sinceramente esperava que este assunto reunisse mais consenso! Como sabem, e quem me conhece bem sabe, que não sou, de todo, um agitador nem um prevaricador. Sou uma pessoa que gosta de estar bem com todos e com o mundo. Já tenho problemas que cheguem na vida, não quero arranjar mais um. Por isso, não sei se vou avançar com esta campanha. Vou ainda pensar bem até Sábado, depois vos digo.
Qualquer das maneiras, obrigado pelo interesse e pelos comentários!

 
At 24 fevereiro, 2006 00:57, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Aqui estou por ter encontrado esse espaço, através do Desambientado e o assunto me parece muito interessante. Então vou aproveitar para colocar um pouquinho de tempero a esse molho atômico!!!

Não é por nada não amigos, mas riscos, todos nós corremos, estando nós onde bem estivermos nesse mundo à fora e isso não nos dá o direito em hipótese alguma de aumentarmos ainda mais os riscos com a desculpa de estamos tentando nos proteger... Isso me parece no mínimo, pouco inteligente!!! Tem cara de desculpa e argumento de políticos brasileiros!!! Eu posso falar disso, por conhecer de cadeirinha os ditos e seus "filosofais argumentos"!!! Aliás, Portugal instalando uma usina nuclear, é tão hilário - embora seja também trágico - quanto as construções das usinas de angra adotadas pelo antigo regime militar brasileiro e agora, essa nova tentativa de construção de uma 'nova ogiva', pelos atuais e pouco didáticos governantes... A porcaria aqui nunca funcionou e só derviu para jogar dinheiro fora e gerar lixo!!! Isso me parece que será o futuro em Portugal. A grande jogada, é que voces poderão impedir que a estupidez tome forma e se concretize. Nós aqui não pudemos fazer isso, em razão da ditadura. No entanto, acredito que as usinas serviriam muito bem para armazenar político burro e de caráter duvidoso, pois é o túmulo, criado em alto estilo para políticos irresponsáveis e mais nada.

E um aviso: cuidem para saber como escolherão o local onde pretendem instalar aí, o famigerado elefante branco, pois aqui eles escolhem sempre os lugares mais lindos e paradisíacos. Isso deve ocorrer com certeza, a pedido das digníssimas esposas, que aproveitam o momento em que os maridos de colarinhos brancos estam em reuniões na clausura explosiva e elas então correm a se banhar nas tépidas águas das lindas ilhas de Angra dos Reis...

Energia Nuclear é isso!!! Mesmo quando não vaz e explode, também explode e vaza!!!

 
At 24 fevereiro, 2006 07:32, Blogger Desambientado said...

Zig.

Gostaria de referir o seguinte, de acordo com a minha perspectiva, claro:

Em Portugal não poderemos ser hipócritas ou ingénuos e dizer não ao Nuclear, e consumir energia eléctrica, produzida nas Centrais Nucleares Espanholas e Francesas. Ser contra o Nuclear será dizer já não a que esse tipo de energia eléctrica entre em Portugal. Se continuarmos a dizer não ao Nuclear, devemos resolver internamente os nossos problemas energéticos e não importar energia eléctrica de Países com centrais nucleares. Se a solução for resolver o défice energético com importação, então sejamos coerentes, e o nuclear poderá ser uma solução.
Temos efectivamente um potencial muito grande em energias renováveis, deveríamos começar a apostar já. Assim, o nuclear não faria qualquer sentido.

Eu sou contra o nuclear no mundo. Se a Europa não o for, Portugal deverá pensar bem nas suas opções. Um desastre nuclear em Espanha, afectará inequivocamente Portugal quer tenhamos ou não centrais nucleares...

O apoio ao nuclear tem crescido, mas com argumentos por vezes falaciosos.

Mas, como sou idealista...apoio a tua campanha.

 
At 24 fevereiro, 2006 13:32, Blogger Unknown said...

@ todos os que estão a favor do nuclear em Portugal

Quem de vós quereria uma central dessas implantada à vossa porta?
Quem vai arriscar e criar os seus filhos ao lado de uma central nuclear?
Eu não queria!
É tudo muito bonito mas quando se falar em construir é que vão ser elas...

 
At 24 fevereiro, 2006 19:06, Blogger Allex said...

Caro Zig e Comentadores,

É a 1ªvez k passo por este blog, mas este post chamou-me a atençao.

Apesar de ainda nao ter uma opinião definitiva, tenho k me posicionar no lado do SIM ao Nuclear.

Como ja foi referido, ja corremos os riscos, porque estar a pagar os proveitos mais caros? Sim porque nos consumimos energia nuclear, nao produzida cá, mas vinda de frança. Cerca de 2 ou 3% da energia k consumimos vem de França onde a produçao é essencialmente nuclear.
Acho essencialmente que as pessoas automaticamente assumem k é mau, e aceitam muito facilmente os argumentos contra o nuclear e recusam-se a ouvir os argumentos a favor do nuclear.
Muito do k se diz por ai nao é correcto. As centrais nucleares hj sao muito mais seguras do que o exemplo tipico de Chernobil. Muita da energia k é usada a nivel global é nuclear, e continua-se a apostar no nuclear, e nos ultimos anos ainda mais. Dai a razao de Portugal ter começado a pensar no nuclear. O sistema electrico portugues baseia-se essencialmente no termico, ou seja as termoelectricas k so por elas quase k ultrapassam o compromisso portugues para o tratado de quioto (isto nao tenho a certeza, li algures, mas nao confirmei).
Quanto as renovaveis, sou 100% a favor das renovaveis. Mas atençao as renovaveis so por si, podem nao resolver os nossos problemas energeticos. Pode ser possivel, mas terá k haver sempre algum tipo de sistema de reserva mais fiavel. O caso do eolico, é comum haver kebras enormes na produçao e outras fontes tem k entrar em linha, normalmente o recurso de emergencia sao as hidricas, mas as hidricas estao limitadas pela funçao de retençao de agua e muitas vezes nao se pode gastar agua para produzir electricidade. Talves as ondas ajudem, essas nao param :p
Bom, tb vou ficar por aqui, tal como diz o celtiberix isto ja parece um post...
So kero deixar esta mensagem, nao se limitem a ser contra porque os outros dizem k é mau. Informem-se e depois tirem as vossas conclusoes.
Deixo so uma deixa que certamente vos vai surpreender.
Sabem quantas mortes foram directamente associadas ao acidente de Chernobil??
Pensem num numero depois confirmem no site da organizaçao mundial de saude.
http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2005/pr38/en/

Cumprimentos,
Allex

 

Enviar um comentário

<< Home