terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

560

Antes de falar deste tema, vou meter um intervalo. Por uns tempos não vou falar da minha mais-do-que-tudo! No fim de semana, alguém me disse, pareces um moço pequeno, o que escreves no teu blog. E é verdade, já não tenho 15 anos, já tenho idade para ter juízo. Também depois de ver a minha cara de velho na TV digital....
Além de mais, se ela ler estes textos (a tónica da frase está no “se”), não deve gostar muito de ver este assunto espalhado pelo mundo. Mas como sou uma pessoa muito comunicativa, sou do signo Gémeos, de vez em quanto tenho estas fases. Não é para menosprezar os leitores deste blog, mas a única coisa que pode acontecer, que as audiências desçam e em contrapartida, vou andar mais calmo. Isto dos blog’s já é um vício....
Agora o 560. Falo, claro, do código de barras nos produtos de consumo. Conheço este número há muito tempo. Uma grande rede de hípermercados faz uma campanha com este número, e muito bem. Há um grupo que há mais de um ano tem um site na net a promover os produtos nacionais. É que todos os produtos que comecem por este número no código de barras, são nacionais. São? Ora, não creio! No fim de semana, ao fazer compras (sim, faço!), passei por um pequeno “stand” num supermercado onde vendiam cães de peluche em favor de uma associação dos doentes de Parkinson. Muito bem, gosto de cães como sabem, a minha filha também, vá de comprar um. Perguntei o preço, 5 €, só? Disse eu. Pronto, mais tarde olhei para a etiqueta, ainda incrédulo do baixo preço e da boa qualidade do peluche. Código de barras 560, por isso, made in Portugal. Querias! Por esse preço não há fábrica nacional que consiga produzir este animal, e tinha razão. No verso da etiqueta estava escrito: Importado por.... Só visto! Ou seja, o código 560 não serve para nada, é um engano. Não é pelos 5 € que gastei, até gastava 10 ou 15 para ajudar esta associação, mas é pelo engano no produto. Penso que é um assunto a discutir!
Um dono de uma loja na cidade de Beja disse me, aquilo das etiquetas é um engano. Tu pedes a uma fábrica na China um produto e eles te põem o código que tu quiseres! E agora?

9 Comments:

At 21 fevereiro, 2006 13:39, Blogger Unknown said...

Já conheço essa campanha há bastante tempo mas acho que só ligo a isso por brincadeira.
Os únicos produtos aos quais persto mais atenção são a fruta, legumes e carne, se não forem portugueses não compro.
Aqui na Madeira há muitos produtos que vêm das Canárias e do Equador, especialmente fruta mas nunca compro.
Os alimentos para chegarem cá têm que ser conservados em câmaras frigoríficas e depois têm um sabor esquisito.
É por isso que prefiro os produtos nacionais e regionais

 
At 21 fevereiro, 2006 15:20, Blogger Unknown said...

Isso do 560 é uma treta! Se eu posso comprar um produto identico e mais barato, porque não??? Alguém se importa em aumentar-me o ordenado, a bolsa ou em baixar-me os impostos ou as propinas??? O dinheiro não chega a tudo!

Caro Zig, eu também sou Gémeos, nascido a 25 de Maio de 1984!!!

Saudações!

 
At 21 fevereiro, 2006 20:12, Blogger Zig said...

@trequita
"Vocês" na Madeira estão mesmo na fonte, muitas frutas vêm de lá. Raramente compro fruta, prefiro os sumos naturais. No leite compro Gresso ou leite dos Açores.
@o restaurador
A campanha do 560 tem a sua razão de ser, se fosse fiável! Claro, cada um compra o que acha por bem.
"Nós" os Gémeos somos muito complicados, mas de fácil trato. Tanto estamos de mau humor como logo a seguir estamos bem. Vida difícil, essa dos Gémeos....

 
At 21 fevereiro, 2006 20:56, Anonymous Anónimo said...

É a mais pura verdade doce zig. O 560 é uma treta. Quanto ao "O que é Nacional é bom!", é verdade, mas o que é bom é caro...A oferta é grande e em momentos de crise em vez de os preços descerem, não aumentam...É lógico que acabamos por comprar o que é importado. Eu pessoalmente, há certas coisas que compro...outras nem por isso.
Beijo terno.

 
At 22 fevereiro, 2006 00:07, Blogger Zig said...

@ana pinheiro
Os produtos nacionais são caros, infelizmente, os importados, se fossem devidamente fiscalizados, não seriam tão baratos, nomeadamente os produtos nos chineses e os contrafeitos nos mercados ambulantes
bjs

 
At 22 fevereiro, 2006 01:23, Blogger Unknown said...

Caro Zig, no próximo fim de semana conversamos, embora eu ache que o "seu" FCP este ano não irá vencer o Campeão Nacional!

Abraço!

 
At 22 fevereiro, 2006 10:20, Blogger Zig said...

@o restaurador
A ver vamos, no fim-de-semana conversamos. Também lhe devo dizer, não sou um adepto "ferrenho", gosto do FCP, agora se me perguntem os nomes de jogadores, bem, sei os de três ou quatro....

 
At 22 fevereiro, 2006 12:26, Blogger Unknown said...

Eu também não sou um adepto ferrenho, mas gosto muito de ver um bom jogo de futebol, discuti-lo (civilizadamente) acompanhado com um bom petisco, um bom vinho e bons amigos!

Abraço!

 
At 22 fevereiro, 2006 15:23, Blogger Zig said...

@o restaurador
Também gosto de tudo isso, tem apenas um senão. Nestas rondas normalmente o que há muito, é fumo de tabaco, e eu sou alérgico a esse bafo. Por isso, ultimamente não vou a esses encontros.

 

Enviar um comentário

<< Home