sábado, 11 de fevereiro de 2006

La Serva Padrona

Bem, hoje vou voltar á minha faceta de critico de espectáculos, embora crítico sem ser crítico, criticar música sem ser músico. Como já tinha referido anteriormente, não há comentários e opiniões na comunicação social de Beja sobre os espectáculos realizados no Cine-Teatro Pax Julia. É estranho, porque são geralmente de boa qualidade!
Já faz quase dois meses que não visitara esta sala. A última vez foi no nosso concerto de Natal, dia 17 de Dezembro. Hoje actuou um grupo formado da Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com o Teatro Nacional de S. Carlos. Apresentaram uma versão adaptada para tempos modernos da ópera “La Serva Padrona” de Pergolesi. Bem interpretado, cantado em italiano, e segundo o guia do espectáculo, mantendo o mais possível a letra original. Embora curto, só ca. de 50 minutos, foi do agrado do pouco público presente. Acompanhado apenas por um pianista, de boa qualidade, e dirigido por um maestro. Não sou, claro, fluente em italiano, mas gostei na mesma. Vi, pela primeira vez, o fosso que pode albergar uma orquestra. É nada mais e nada menos um prolongamento do palco para a frente, normalmente tapado com tábuas e só descoberto para este fim. Consegui “arrastar” até ao espectáculo a minha filha, pode ser que se comece a interessar pela música.
Amanhã vou levantar-me cedo. Incrédulos? Admito que sim. Uns amigos meus organizam uma caminhada em Ferreira do Alentejo e lembraram-se de mim. Sabem que gosto muito, vai ser a primeira deste ano. Dá para desenferrujar os ossos....
ps: Para quem não sabe, uma ópera é teatro, mas cantado e nada aborrecido!!!

17 Comments:

At 12 fevereiro, 2006 01:06, Blogger Unknown said...

Obrigado pela força e pela vontade em participar!

Espero encontra-lo em Vila Viçosa!

Quanto ao Alvito, não sei se será possível lá ir, mas irei tentar!

Abraços!

 
At 12 fevereiro, 2006 17:30, Blogger Unknown said...

Bom passeio! Adoro Ferreira tenho lá tantos amigos... ai que saudades!
Porque será que tenho que estar encafuada nesta ilha?
Que seca, quem me dera estar aí...

 
At 12 fevereiro, 2006 21:30, Blogger Zig said...

@o restaurador
Se eu pudesse ajudar na organização, mas é tão longe....
Espero que não seja entre 11 e 15 de Maio, aí vamos á Madeira.
@trequita
O passeio foi bom, aliás, como sempre. Foram somente 8 km, bom para aquecer.
Mas, estranho o teu aborrecimento. Pessoalmente gostava muito de viver na Madeira, vou lá em Maio, vai ser só caminhar....

 
At 12 fevereiro, 2006 21:53, Blogger Unknown said...

Isto é bom para passar férias.
No meu 1º ano foi óptimo, no 2º já tinha visto tudo, no 3º começava a enjoar.
Agora já nem sei para onde me virar...
Fico em casa e pronto!

 
At 12 fevereiro, 2006 22:13, Blogger Unknown said...

Caro Zig agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade! Digo-lhe desde já que em princípio o encontro será a 22 de Julho!

Trequita eu adoro a Madeira, mas é como dizes, é optimo para passar férias, mais que isso... Pode ser que possas ir a 22 de Julho a Vila Viçosa!

Saudações!

 
At 12 fevereiro, 2006 23:03, Blogger Zig said...

@trequita
Até rima. Mas tu tens lá uma coisa muito importante, o teu coração. Pelo menos o da parte afectiva....
@o restaurador
Dia 22 de Julho seria óptimo!

 
At 12 fevereiro, 2006 23:29, Blogger Unknown said...

@ o restaurador
22 de julho não sei se posso (ainda não marquei férias)
Se a H.A.(praia da claridade)fôr eu combino com ela, depois digo qualquer coisa...

@Zig
pois tenho cá uma parte do coração, e sou uma sortuda, não me falta nada...
por vezes as coisas não correm como desejamos e ficamos aborrecidos é só isso...
A Madeira é muito bonita vais gostar de fazer as levadas, nessa altura já vai estar muito quente por aqui.
É um bocado chato para quem vive aqui mas para férias é bom.

 
At 12 fevereiro, 2006 23:53, Blogger Unknown said...

@ Zig - Conto então consigo!

@ Trequita - Ainda não falei com a minha prima H. A. (Praia da Claridade) acerca da data! Assim como ainda não falei com o J. L. (Calipolense - Libatos) acerca da data!

Saudações!

 
At 13 fevereiro, 2006 00:12, Blogger Zig said...

@trequita
Bem, o que vamos lá fazer é cantar. Logo te mando o programa. Mas penso que vamos ter um dia livre, aí é que vou explorar estes serros madeirenses.
@o restaurador
com certeza!
@ aos dois:)
O quê é que é a praia da claridade???

 
At 13 fevereiro, 2006 00:26, Blogger Unknown said...

http://praiaclaridade.blogspot.com/
é um blog de uma colega de curso e grande amiga minha que durante os fins de semana "vive" em Vila Viçosa.
pelos vistos é prima d´o restaurador (esta nã sabia eu)ups!

 
At 13 fevereiro, 2006 00:27, Blogger Unknown said...

@Zig
Cantas?
Com quem?
Tens um grupo aí em Beja?

 
At 13 fevereiro, 2006 00:38, Blogger Unknown said...

Caro Zig a Praia da Claridade é um blogue de uma amiga comum. Pode visitá-lo em: http://praiaclaridade.blogspot.com/

Abraço!

 
At 13 fevereiro, 2006 01:14, Blogger Unknown said...

Exacto o J. L. é meu primo, logo ela é minha prima! ;-)

 
At 13 fevereiro, 2006 11:31, Blogger Zig said...

@trequita
Canto só num côro clássico. Vamos á Madeira em Maio a convite de um côro local. Logo te explico melhor. Sobre o "meu" côro, tenho escrito muita coisa no meu blog, podes ir ler aí, é melhor do que eu explicar te agora, seria muito longa.
@o restaurador
Está a ver para quê serve a blogosfera? Até dá para descobrir parentescos.

 
At 13 fevereiro, 2006 15:52, Anonymous Anónimo said...

Meu caro e doce zig, apenas duas coisas para lhe dizer...Em primeiro lugar, não me parece que seja relevante você perceber italiano, muito menos numa ópera...A música tem essa vantagem...Podemos senti-la e percebe-la sem saber linguas...Fantástico...
Segunda coisa...Outro dia deixou no meu blog um comentário sobre o facto de eu me referir ao seu amor como seu... Volto a fazê-lo...Ela pode não ser sua...Mas o que você sente é só seu :)
Beijo bom.

 
At 13 fevereiro, 2006 17:41, Blogger Zig said...

@Ana Pinheiro
Obrigado por me chamar de doce....
Acerca do italiano. É verdade, não é necessário entender, é bom sentir música. Quem me observe num espectáculo de música pensa que estou a dormir, na verdade estou a sentir ouvindo.
Da segunda questão, é verdade o que diz, mas depende do ponto de vista....
Amanhã é o dia dos namorados. Vamos ver os resultados daquilo que planeei. Só eu, mais ninguém....

 
At 14 fevereiro, 2006 20:41, Anonymous Anónimo said...

Boa sorte :)
Beijo terno.

 

Enviar um comentário

<< Home