Dia Mundial contra a Sida
Hoje “comemora-se” o Dia Mundial contra a Sida. A palavra comemoração não se pode aplicar a esse dia, já que esse flagelo está a aumentar em todo o mundo. Em cada ano, neste dia, é escolhido um slogan, o deste ano é: Pare a Sida, cumpre a promessa! É sabido que é em África onde essa doença imobilizadora encontra mais terreno fértil para a sua propagação, por falta de esclarecimento e por tradições enraizadas. Mas o mais estranho é que mesmo no mundo dito ocidental e desenvolvido a sida continua a aumentar. O lema das pessoas continua a ser: Isto só acontece aos outros, comigo não! Razões? Não sei! Não é de certeza por falta de esclarecimento como em África, toda a gente, mesmo toda agente já ouviu falar dessa doença e dos seus malefícios. Toda a gente sabe como se prevenir para não ser infectado por esse vírus do HIV, mas mesmo assim continuam a ter comportamentos de risco.
Curiosamente, em Portugal, a população toxicodependente está mais ou menos controlada, claro, nunca será totalmente, mas o que mais preocupa é a população em geral que pensa em nunca “apanhar” essa doença. Há mesmo casos em que uma pessoa é portadora desse vírus durante anos a fio sem o saber! Vive uma vida conjugal normal, sem “desvios” e com filhos, e de repente rebenta a bomba! O grande problema e a grande preocupação dos especialistas na prevenção desta doença reside neste momento aí. Penso que ainda hoje é uma coisa algo envergonhadora ir ao médico ou a um hospital para pedir uma análise ao sangue, com a finalidade da despistagem do vírus HIV. Mas tem que ser. Agora falando de mim. Não tenho problemas em falar nisso! Comportamentos de risco? Não é comigo nem nunca será! Já fiz um teste? Cada vez que dou sangue é feito um teste desses automaticamente! Mais palavras para quê, façam o mesmo....
3 Comments:
Nem imaginas ass confusões que vão na cabeça das pessoas acerca do HIV!
Trato desse assunto com os alunos nas aulas de Educação Sexual...
Há alunos de 16 anos que pensam que a SIDA se contrai por um espirro, tosse, toque....
Nós até pensamos que há muita informação mas tenho-me apercebido que há muita confusão.
trequita:
Então, já conseguiste corrigir essa pilha de testes toda?
Pois, as confusões. É o disse e não disse, é o ouvir falar de...
Ainda bem que existem pessoas como tu para explicar aos mais novos esses assuntos.
Os meus parabéns!
bjs.
Sida mais perigoso que o terrorrismo!
Pelo simples facto: O terrorrismo tu consegues ver a cara do inimigo. No terrorrismo o perigo está no teu inimigo, ao passo que o sida tu encontras no seu melhor parceiro. Vamo-nos previnir.
Enviar um comentário
<< Home