sábado, 25 de novembro de 2006

Cultura?!

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Esta tarde, ao comprar dois semanários de Beja como habitualmente, deparei na capa dos dois jornais com o mesmo assunto: A visita da ministra da cultura ao distrito de Beja! Isabel Pires de Lima visitou em três dias a metade dos concelhos do Baixo Alentejo. Mas essa visita terá sido assim tão importante para merecer tanta atenção pela comunicação social local? Não terá sido a mesma coisa como já há anos aconteceu, mas na saúde, durante a visita de Maria de Ninguém... desculpem, de Belém, quando distribuiu apenas chá e simpatia? Estou (estamos) um pouco em pé de guerra com essa ministra, mas para tirar dúvidas, comecei a ler as reportagens nos jornais sobre essa visita.

No Correio Alentejo, o título é “Cultura às voltas no Baixo Alentejo". A volta deve ter sido grande (minhas palavras), já que em três dias se consegue ver muita coisa. Na página cinco, duas fotos. Uma na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, enquanto da inauguração do Museu Episcopal. Trabalho com muito mérito da equipa de José António Falcão, a ministra talvez quisesse puxar os louros para o seu lado! A outra foto foi tirada em Castro Verde, o Padre Rui Valério pediu apoios para a reconstrução do tecto da Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição. Pois, muita simpatia! Será que alguém anotou tanta preocupação, tanto pedido de ajuda? Será que a senhora ministra hoje ainda se lembra de tudo que viu? Não creio, mas ficou a intenção....

No Diário (sem o ser....) do Alentejo, mais do mesmo. Na capa diz “Cante Alentejano a Património Cultural da Humanidade”. Bem, pensei, património? Um património é uma coisa estática, não se mexe! Pois, os cantores alentejanos pouco se mexem.... Brincadeiras à parte, até acho interessante a proposta dela, um orçamento de 35 mil €, “poderá” servir de base para uma candidatura a esse património. Bem, afinal? É apenas um projecto piloto de apoio ao cante alentejano. Pois, projectos! A ver vamos! Mais jornal dentro, mais fotos do Museu Episcopal. Sempre com a ministra em primeiro plano, claro. Ela é de Lisboa, pois. Loira, claro! Deve ser por isso....

O que fica? Um passeio da ministra pelo Alentejo profundo, pouco mais. Muitas intenções, muitas preocupações expressadas. Inteirou-se do estado da cultura à volta dos chaparros. Gostou? Claro que sim! Também gosto de passear, adoro ver coisas novas. Só que, não sou ninguém, e ninguém me leva terras dentro a mostrar tudo e mais alguma coisa. Mais uma vez, tal como em exemplos anteriores como nas presidenciais abertas, pouco ou nada ficou. Este caso será mais do mesmo, agravado ainda pelo corte no orçamento cultural para o próximo ano.

Ainda umas sugestões para o fim-de-semana. Na basílica acima descrita em Castro Verde haverá um concerto de música sacra no Sábado pelas 21.30 horas. Adoro! Não vou faltar! Ainda por cima quando cantado pelo Coro Gulbenkian – mais palavras para quê?

Este fim-de-semana não faltam oportunidades de “captar” cultura no nosso Alentejo. A variedade é grande, é só escolher:
Em Mértola actuará na Igreja Matriz, também no Sábado à mesma hora, o Coro Polifónico e Instrumental da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
Em Sines, no Centro de Artes, actuará pelas 22 horas Rui Vinagre na guitarra portuguesa, Jorge Queijo (percussão), Miguel Calhaz (contrabaixo) e Marco Figueiredo em piano.
Aqui em Beja, no Pax Julia, haverá danças sevilhanas e na Casa da Cultura um Festival de Bandas.
Muita escolha, portanto. E ainda dizem que no Alentejo não se passa nada....