segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Aqui tão perto....

No fim-de-semana prolongado que se avizinha haverá uma feira recheada de nomes sonantes. Antes que fale desta feira, gostaria de falar sobre um outro assunto relacionado com feiras deste tipo. É que, muitas vezes terras pequenas trazem nomes sonantes para as suas festas, e eu me pergunto: com qual dinheiro? Grupos do top, mesmo portugueses, não são baratos, e ainda por cima nestes eventos o espectador não paga entrada. Logo, quem paga todas as despesas é a organização, ou seja, muitas vezes as câmaras municipais, ou seja, todos nós! Não será mais uma questão do tipo SCUT, do utilizador pagador? Claro, todos nós, incluindo eu, gostamos de ver espectáculos de graça, mas quando sai do eário público é no mínimo discutível.

Agora, a feira que estou a falar, é a chamada Feira do Montado em Portel. Também neste caso actuam nomes sonantes como Santos e Pecadores e também Os Corvos. Ora, estes últimos, gosto muito. Ainda não os vi ao vivo, mas cada vez que aparecem na TV fico colado ao écran. É daquele tipo de música que gostaria trazer para a semana de música do nosso coro, mas já se sabe, não há meios! Actuarão nessa feira na Sexta-feira, pelas 23 horas. Vou fazer os possíveis para lá estar. Pode ser que consiga arrancar daqui de Beja a minha mais que tudo, o meu rebento.

Espectáculos musicais na Feira do Montado:

Quarta-feira, dia 29 de Novembro
20.00 Grupo Cante Tradicional Alentejano “Almocreves”
22.00 Noite de Fados com D. Vicente da Câmara, Teresa Tapadas, António Pinto Basto, Margarida Bessa e José Gonçalvez

Quinta-feira, dia 30 de Novembro
19.00 Folclore com Los Jateros e Danzadores de la Virgen de la Salud de Fregenal de la Serra
23.00 Canta Bahia

Sexta-feira, dia 1 de Dezembro
20.00 Grupos de Cantares Regionais de Portel
23.00 Os Corvos

Sábado, 2 de Dezembro
20.00 Banda Filarmónica Municipal Portelense
23.00 Santos e Pecadores

Domingo, 3 de Dezembro
19.00 Grupo Coral Voz Activa de Santana

Para consultar o programa completo cliquar aqui.
Post Scriptum: O site desta câmara municipal é muito bem elaborado e informativo, ao contrário do que um site que a gente cá conhece....

4 Comments:

At 28 novembro, 2006 00:48, Blogger RCataluna said...

Segundo conheço o modo de funcionamento dessas festas tens muita razão. Conheço por intermédio do meu pai. A culpa também é de muitos artistas regionais que dão borlas. A partir do momento em que dão a primeira, as organizações já não estão para pagar! Se deram uma borla porque é que não hão de dar uma segunda?

Assim é difícil. Um desperdício de dinheiro, muitas vezes para trazer um "nome" que não corresponde às expectativas...

Um abraço e boa semana!

 
At 28 novembro, 2006 01:27, Anonymous Anónimo said...

As Scuts mais uma vez. Na tua terra é tudo Scuts, mesmo no tempo do piolho e unha negra depois da guerra, e não se consta que os alemães estejam falidos por causa disso. Utilizador pagador? Então devolvam-me o dinheiro que pago em impostos, porque eu não dou qualquer uso ao governo!
E o dinheiro, essa coisa que se inventou para facilitar as trocas de bens e que perfidamente os donos do mundo transformaram num instrumento de escravização para que o Homem tenha de comprar o que o mundo nos dá gratuitamente.
As festas e romarias vivem de imenso trabalho de quem os organiza, e das contribuições. E dos bilhetes e bijekas vendidas a preços upa-upa! Enfim. Tempos houve em que o senhor feudal dava um porco, e os adegueiros um barril de vinho. As festas eram de roda e o dinheiro duma familia se resumia a uma duzia de moedas guardadas num saco debaixo dum tijolo.

 
At 28 novembro, 2006 11:36, Blogger O Chaparro said...

passei pra desejar boa semana.

abraço

 
At 28 novembro, 2006 21:23, Blogger Zig said...

rcataluna:
As "borlas" normalmente servem para um artista menos conhecido se lançar, um artista de nome actua mais em espectáculos de solidariedade. O problema é o homem da rua, o espectador. Com tantos espectáculos de graça que há, não quer gastar dinheiro em espectáculos pagos.

Contraciclo:
Caramba, hoje chutas em todas as direcções, é contra tudo, por isso te chamas contraciclo (lol). Na Alemanha o caso é um pouco diferente. Lá toda a gente pode andar nessas auto-estradas, de norte ao sul. Uma pessoa por exemplo cá do Alentejo paga para andar em auto-estradas. Muito raramente circula em Scut's, mas paga-as também.
Estás contra o dinheiro? Olha, também eu. Não o tenho....
Agora as feiras, há de tudo. Desde da pequena festa de aldeias onde todos ajudam a grandes feiras de câmaras municipais onde manda o dinheiro, outra vez....

o chaparro:
Obrigado pela visita, está tudo bem com esse alentejano deslocado?

 

Enviar um comentário

<< Home