terça-feira, 28 de novembro de 2006

Aeroporto - Cheias - Papa

Esta manhã foi notícia na Antena 1 o Aeroporto de Beja, ou melhor, a (ainda) não construção desse aeroporto. Aeroporto? Mas já temos um, será que há gente que não saiba deste facto? Agora a sério! Trata-se obviamente do aeroporto civil, que operará em paralelo ao aeroporto militar. Vai ser apenas construído um terminal civil, já que a pista e a torre de control de poucas alterações necessitam (penso eu). Bem, a notícia foi sobre palavras de um administrador desse aeroporto civil que afirmou que este ano as obras ainda não vão arrancar. Invocou razões de empreiteiros, uma empreitada terá sido anulada por um incumprimento qualquer. Mas arrancarão já no ano que vem (do tipo: first thing....), para terminar em 2009! Pois, e depois o mesmo blabla, o aeroporto faz falta por isso ou aquilo. Será mesmo o último adiamento dessa obra ou vamos ter mais presentes de natal desses?

Outras notícias vieram hoje do norte de Portugal. Não vou comentar a polémica sobre o Metro do Porto. Esse caso merece nenhum comentário, é que cheira a aproveitamento político, pouco mais. Falou-se esta manhã sobre um estudo (mais um) que o governo português pediu em 2001 sobre as cheias na bacia do Douro e como as evitar. Custou muitos milhares de contos para ficar – na gaveta. Nunca mais ninguém ouviu falar deste estudo, e claro, o dinheiro está gasto, já se sabe onde está! Um responsável, penso da capitania do Porto, falou sobre esse estudo dizendo que caso as conclusões desse mesmo estudo já estivessem implantados, evitavam-se as cheias desse rio, pelo menos, as águas não subiam tanto. Caso para dizer, o Rio vai às casas, mas já lá está....

Por último, a visita do Papa à Turquia. Pelo menos neste primeiro dia não há nada a assinalar, a não ser um discurso do Papa a defender mais liberdade religiosa no mundo. Um discurso claramente dirigido aos radicais e fundamentalistas que não admitem outra religião a não ser a sua. Para mim, esta visita tem mais razões políticas do que religiosas. Porque na Turquia não há muitos cristãos, penso que apenas ca. de 20 mil, e são ortodoxos gregos. Claro, ele quer apelar ao entendimento entre religiões, mas isso ele poderia também fazer a partir do Vaticano. É que, a Turquia é candidato à entrada na União Europeia, e ele apoia essa candidatura. Veio dar uma “forçazinha” aos políticos turcos defensores da entrada na união, só que, as tais declarações de Regensburg assombraram, e muito, essa visita. Os líderes mais fundamentalistas aproveitaram essas palavras para criticar o Papa e todo o ocidente, nem as palavras pacificadoras de Bento XVI ajudaram para acalmar os ânimos. Digo isso, porque o homem simples da rua nem sabe dessas declarações posteriores do Papa, os líderes religiosos muçulmanos trataram apenas da divulgação das tais primeiras declarações para manter o povo contra o ocidente e a favor deles. Só espero que continue a haver nada a assinalar sobre essa visita, a não ser discursos, é sinal que tudo correu bem, com a ajuda de Deus!

7 Comments:

At 28 novembro, 2006 22:41, Anonymous Anónimo said...

Sobre o Papa não há dúvida que a visita é mais política do que religiosa, e será ensombrada pelas "tais" declarações.

Mas só uma dúvida: quando é que o Papa disse que era a favor da adesão da Turquia à UE?
É que noutras declarações (que não as de Regensburg) disse exactamente o contrário!

 
At 28 novembro, 2006 23:47, Blogger Zig said...

João G.
Ao chegar a Ancara falou com o PM de Turquia e disse precisamente isso, que estava a favor da adesão....

 
At 29 novembro, 2006 00:20, Anonymous Anónimo said...

Ok, não estava assim tão actualizado.
É bom saber que disse isso enquanto chefe da Igreja dominante no Europa. Por outro lado confirma-se o carácter político da visita, uma vez que o discurso é essencialmente político, apesar de o considerar apropriado para a situação.
É que enquanto Cardeal Ratzinger, o agora Papa tinha tomado a posição contrária e seria um erro de estratégia (embora se calhar a sua convicção religiosa ou cultural se mantenha) continuar a afirmá-lo.

 
At 29 novembro, 2006 00:48, Anonymous Anónimo said...

O senhor Cardeal Rato-não-sei-o-quê, zinger parece-me, foi à Turquia numa missão política a tentar aplacar o disparate que disse.
Porque se na verdade ele queria dizer ao mundo que a religião não deveria nunca ser o motivo para guerras, deveria citar o que citou sobre a alusao a Moamé e logo de seguida referir em auto de fé que a nossa religião, a católica e as derivadas após a cisão, não tinham qualquer legitimidade para dar lições de moral a ninguém.
Também nós temos na História a propagação da fé pela cruz e pela espada.´
Também nós, que agora os chamamos de fundamentalistas, queimamos vivos, em autos de fé,milhares de desgraçados pelo facto de serem acusados de serem judeus, muçulmanos ou bruxos. A paranóia fundamentalista cristã no sec XVIII chegou ao ponto de se desenterrarem corpos de falecidos entretanto acusados, para serem queimados em praça pública nos actos de purificação da fé e para exemplo de todos.
Na Alemanha, aldeias houve em que nem uma única mulher escapou ao terror das acusações de bruxedo e os consequentes e bárbaros autos.
Em Portugal, terra do milagre de Fátima, o último auto de fé foi perpetrado nuam aldeia do Norte por um sacerdote cristão em 1930 em que foi queimada viva uma mulher acusada.
E depois vem este Rato dar-se cinicamente o direito de acusar veladamente, embrulhado em retóricas académicas, os muçulmanos de violencia religiosa?
Quem tem telhados de vidro não atira pedras.

 
At 29 novembro, 2006 01:38, Blogger Zig said...

João G.:
Pois, uma coisa é o que ele pensa e outra o que ele diz....

Contraciclo:
A viagem dele à Turquia já estava agendada antes desta polémica! Claro, agora todo o mundo está de olho nesta viagem.
Se tivesses ouvido tudo o que ele disse enquanto teólogo, sabias que ele diz isso mesmo, o cristianismo também não está livre de culpas. Culpa essa que já foi assumida pelo anterior Papa que pediu desculpas oficiais.
Aliás, não entendo essa tua raiva toda sobre esse homem. Já o conheço desde da minha juventude, ele era o bispo da minha diocese e depois arcebispo. Eu fazia parte de um grupo cristão de nome Kolping, mais tarde liderava um grupo de jovens nesta organização, por isso contactávamos muitas vezes com ele em Regensburg. Sempre me parecia uma pessoa sensata e moderna, ao contrário do que dizem....

 
At 29 novembro, 2006 21:18, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
Após alguns dias de passeata por terras celtas com frio, sol, e chuva regressei à santa terrinha. Ao passar de fugida pelo seu blog já vi que as novidades são as mesmas. Aproveitei a continuação das minhas férias para ir buscar ao cantinho a tal menina que, desde ontem se passeia na minha casa com alguma desenvoltura. Ter donos até é agradável (excepto os banhos, o veterinario, a medicação, as regras, a coleira, a trela, etc.)
Um abraço
Ana Crsitina

 
At 29 novembro, 2006 23:29, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
Benvinda de volta. Espero que essas miniférias valeram a pena!

A razão da ampliação do agregado familiar (cadela) certamente se vai habituar rápidamente à casa e às regras todas. Os cães são seres inteligentes e sabem reconhecer quem os quer bem.

Muito obrigado pela ajuda que nós deu....

bjs.

 

Enviar um comentário

<< Home