quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Dresden


Vocês que me desculpem, ainda estou emocionado e ainda estou a tremer. Acabei de ver o último dos dois episódios do filme Dresden. Um filme muito bom, quase em estilo documentário conta a história da cidade de Dresden durante a segunda guerra mundial, quando foi sem necessidade bombardeado pelos ingleses. Não sei o que me emocionou mais, os próprios bombardeamentos o a emocionante história de amor entre um aviador inglês e uma enfermeira alemã. A história desse amor impossível naturalmente foi ficção, real foi o apagamento do mapa dessa cidade. Os aliados queriam pôr a Alemanha de Hitler de joelhos, queriam dar um exemplo para a Alemanha capitular. Mas isso só aconteceu meses depois, como é sabido. Hoje sabe-se que esse massacre foi um erro, a cidade só tinha pessoas, as fábricas já eram quase inoperacionais. O filme, quase na sua totalidade em alemão, também tinha erros. Os soldados tinham quase todos ido para a frente de combate, o que restava eram “chefes” de quarteirão, cada casa tinha um líder, que naturalmente não eram soldados! Verdade foi essa mania até ao fim da eliminação da raça judaica. Certo, os alemães causaram muita dor e sofrimento aos povos, mas o bombardeamento a Dresden não era necessário, ainda por cima com bombas incendiárias. A maior parte das vítimas morriam de asfixia! Mas curiosamente só se fala das bombas atómicas....

Foto e a completa história (em inglês) deste assombrado acontecimento daqui

4 Comments:

At 02 agosto, 2006 10:43, Blogger Francisco said...

Numa guerra nunca há culpados ou inocentes exclusivos.
A demonstração de força por parte dos aliados foi desmesurada e desnecessária. Se não estou em erro, antes deste bombardeamento, o Japão já tinha demonstrado intenção de se render, e a Alemanha não tinha saída possível.
Deveu-se este bombardeamento à teimosia delirante e megalómana de Hitler? À arrogância dos aliados, que tinham a guerra praticamente "ganha"?
Talvez um pouco de cada...
De qualquer forma, outro tipo de resposta às atrocidades hitlerianas teria sido mais digna e moralmente mais elevada...
Pobres dos inocentes que morreram, lamentáveis as mortes sem sentido e as vidas destruídas.

Saudações, Zig!

 
At 02 agosto, 2006 14:22, Blogger Barão da Tróia II said...

Os lamentáveis acasos de guerra.

 
At 02 agosto, 2006 21:27, Blogger Zig said...

chico:
A desculpa foi, neste caso como nas bombas atómicas sobre o Japão, que se poupasse mais vidas nesta guerra. Pois, saíu ao contrário.

Cá para mim foi apenas para experimentar novas armas, em Dresden as bombas incendiárias e no Japão essas mesmas bombas atómicas.

barão da tróia II
Shit happens, como dizem os GI's, ou então, danos co-laterais....

 
At 29 junho, 2007 16:47, Anonymous Anónimo said...

os nacionalistas nunca vao esqueçer o que aconteceu em dresden.

comunismo & capitalismo nunca mais!

 

Enviar um comentário

<< Home