segunda-feira, 10 de julho de 2006

Incêndios


Parece que essa saga não tem fim. Todos os verões a mesma coisa. Os telejornais abrem com notícias de incêndios. Mas ontem foi pior ainda. Um facto conseguiu mesmo ganhar à notícia de Itália ser campeã do mundo em futebol. Falo, claro, da morte de seis soldados da paz no combate a esse flagelo que apanha o nosso país todos os anos. Cinco chilenos, contratados por empresas de celulose, e um português, que estavam a abrir uma brecha na mata do tipo corta-fogo, foram surpreendidos pela brusca mudança do vento. Uma tragédia, e os incêndios mal começaram.
Soube-se também que a origem do fogo foi pura negligência. Um jovem quis limpar a mata com uma serra eléctrica, tocou numa pedra, fez faísca e o resto já é sabido. Agora, com tanta informação e campanhas de esclarecimentos que há, esse jovem não alertou imediatamente as autoridades. Talvez por falta de um meio para tal, por susto ou por querer esconder o acto, não se sabe. Só ele poderá esclarecer essa dúvida. Já foi detido, ficou apenas notificado e foi para a casa. Só que, morreram seis pessoas!! E agora? Culpar quem?
Principalmente no Alentejo, os campos mal limpos são autênticos bombas relógio. Basta um cigarro, como já vi uma vez, para haver um incêndio de grandes dimensões. Como disse, perto de Grândola vi um tipo num velho Mercedes preto a jogar um cigarro para a rua. Como foi em marcha lenta, consegui parar e apagar o cigarro. Diga-se de passagem que esse cigarro caiu em terra e não causaria prejuízo.
Por isso, melhor do que dizer para não mandarem janela fora cigarros acesos, é dizer: não fumem! Não acham? (Cá estou eu outra vez...)

8 Comments:

At 10 julho, 2006 15:58, Blogger Francis said...

não tenho palavras para isto...dói.

 
At 10 julho, 2006 21:47, Blogger Zig said...

francis:
...e todos os anos a mesma coisa!

 
At 10 julho, 2006 22:20, Blogger Unknown said...

Lamentavelmente todos os anos é assim, e nada se faz para alterar isto!
Até quando vão continuar a morrer pessoas e a queimarem-se florestas sem que nada se faça?!

 
At 10 julho, 2006 23:06, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Até mudar a mentalidade do "deixa estar, isto está bom..."

 
At 11 julho, 2006 00:24, Blogger Unknown said...

também estou indignada com esta situação... tinha uma certa esperança de que este ano não fosse tão forte como o ano passado mas pelos vistos ainda vai ser pior!

 
At 11 julho, 2006 00:56, Blogger Zig said...

trequita:
Depende sempre da temperatura.
No ano passado já tinha dito também, seria bom se os telejornais deixassem de transmitir da zona dos incêndios. Assim, aqueles tarados que puxam fogo deixavam de o ver!

 
At 11 julho, 2006 23:35, Blogger Unknown said...

pois...enquanto isso vão-se quimando florestas para enriquecimento de alguns e tristeza e infelicidade de outros.

 
At 11 julho, 2006 23:42, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Penso que hoje em dia já não são tantos como antigamente que enriquecem à custa dos fogos florestais. A fiscalização é muito apertada, e como digo no texto, a própria industria da celulose tem bombeiros a seu serviço.

 

Enviar um comentário

<< Home