sábado, 8 de julho de 2006

Fantasia, ou talvez não...

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Quando quis responder aos comentários do meu último texto, veio-me essa ideia, que é aliás uma ideia que trago dentro de mim desde tenra idade.



Tudo deve ter começado quando vi, em directo, em casa de uma tia minha, a primeira aterragem de uma nave espacial na lua. Estávamos em 1969, tinha apenas 9 anos. Aí começou esse sonho, o sonho de um dia os povos do mundo estarem unidos. Mas é isso mesmo, um sonho. Acredito num mundo melhor, daqui a 1000 ou 10000 anos talvez, pelo andar da carruagem. Antes vai haver outra grande guerra do que essa união, espero estar enganado.

É que essa minha visão, esse sonho, não se reduz só à nossa terra. Pensando pela lógica, há mais planetas com vida. De certeza que não estamos sós nesse imenso espaço, do qual nem sequer se conhece as suas fronteiras. Sabe-se também que há relatos de visitas de extraterrestres na terra. Esses povos, também pela lógica, têm que ser super-desenvolvidos. Logo, o nosso estado de evolução é uma milésima parte do deles. Mas para isso, não pode haver guerras. Porque uma guerra não produz desenvolvimento. Uma guerra, quanto muito, traz apenas desenvolvimento tecnológico, e de duvidosa qualidade, apenas de destruição e não de construção.

Sempre pensei, já em jovem, quando chegar a idade de velhote, que seria normal viajar pelo espaço e visitar outros planetas. Ora, agora tenho 46 anos, e pelo andar da carruagem nem a minha filha vai viver esse sonho. Porque vai haver sempre outro Bush, outro retrocesso na evolução. Outro Hitler não acredito, porque na altura houve condições especiais. Não havia essa facilidade de adquirir conhecimentos como hoje, não havia tanta informação. Mas houve crise económica, muita fome e desemprego. Infelizmente vamos de novo rumo a esse caminho. Os povos vivem cada vez piores, condições ideais para haver novos ditadores. Veja-se o caminho que estão a tomar alguns estados da América do Sul!

Agora esses povos longínquos que acredito que há, certamente tiveram os mesmos problemas que nós. Durante o desenvolvimento desses povos também houve guerras e retrocessos. E se estão agora a viajar pelo espaço conseguiram superar essas dificuldades. Estão num nível tecnológico e psicológico muito superior do que nós alguma vez possamos sonhar, mas essa é a meta, esse é o sonho. O meu sonho, o sonho de um mundo unido.

Bem, estou a fantasiar, talvez. Mas para quem viveu há 200, ou até há apenas 100 anos, nunca sequer sonhava com um mundo como o que temos hoje. Por isso, o que estou a dizer aqui não é utopia, pode ser muito bem realidade, um dia.

Tudo vem a propósito do terrorismo, porque esse é um retrocesso, é um atraso ao desenvolvimento. O mundo tem que se unir contra esse terrorismo, mas também contra a supremacia de um só estado, ou de uma só região.

8 Comments:

At 08 julho, 2006 09:47, Blogger Unknown said...

Bom texto! De facto o que o Zig diz tem lógica, pois se existem milhares do galáxias, milhões de sistemas solares, ziliões de planetas, porque motivo a Terra há-de ser o único planeta com vida no Universo???

Não se já cá vieram ou não, mas acredito seja possível haver vida no sistema solar ao lado do nosso por exemplo...

Grande Abraço!

 
At 08 julho, 2006 17:56, Blogger Zig said...

o restaurador:
Pois, esse assunto faz trabalhar a nossa imaginação.

Tenho três possíveis teorias sobre extraterrestres, uma mais fantástica que a outra, a última então...


Quem nos diz que eles têm o nosso tamanho? Podem ser minúsculos, do tamanho de um milímetro, e uma nave deles ter 10 cm apenas, que tal? Seria impossível detectá-los, coisa que nem eles quereriam.


Para estarem cá seria necessário viajar no mínimo à velocidade da luz. E se eles conseguissem transformarem-se em luz? Uma luz é uma onda, certo? Uma radiação dessas pode conter partículas, logo seria possível transformar uma nave ou um ser vivo em luz, e se for muito pequeno, mais fácil ainda!


Agora segurem-se. Quem é que nos diz se não somos nós próprios a visitar-nos? Claro, só daqui a milhares de anos. Nesse tempo seria possível regredir no tempo, porque já aconteceu. Para o futuro não é possível, porque ainda não aconteceu.

Só sei que nada sei. Só sei que isto tudo ainda nos vai reservar muitas surpresas. E sonhar e imaginar não faz mal a ninguém...

 
At 08 julho, 2006 21:53, Blogger Unknown said...

É uma linda utopia a paz no mundo e a união dos povos, mas temo que nunca passe a ser realidade.

Não estou a ser pessimista, simplesmente sou triste :)
bjokitas
ps: parabéns pela vitória da Alemanha!

 
At 09 julho, 2006 01:49, Blogger Zig said...

Há mais de 30 anos penso nessas coisas do espaço, tenho cada uma, ficavas certamente de boca aberta.

Agora o jogo. Como sabes, aqui sou português. Não me diz absolutamente nada a Alemanha ter ganho, NÓS perdemos. Paciência...

Beijinhos...

 
At 09 julho, 2006 17:44, Anonymous Anónimo said...

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Deve ser treta, mas as fotos estao alojadas no servidor da NASA!!

 
At 09 julho, 2006 19:34, Blogger Zig said...

Anónimo:
A treta refere-se a quê?

 
At 10 julho, 2006 15:56, Blogger Francis said...

a treta refere-se ao facto que, se fomos ´lua, porque nunca lá voltámos ?

quanto ao resto, meu amigo, o que eu tambem tenho pensado nisso...quem me dera que não estejamos sós neste mundo...

 
At 10 julho, 2006 21:54, Blogger Zig said...

francis:
Eles foram à lua, claro. É que se não tivessem ido, o inimigo nº 1 da altura, a URSS, tinha de certeza desvendado essa burla. Nem sei que mente inventou essa...

Claro que não estamos sós! Só que eles ainda não se mostram, porque tinham que se mostrar forçosamente à potência maior, aos EUA, o que traria muita desconfiança...

 

Enviar um comentário

<< Home