sexta-feira, 21 de julho de 2006

Guerra

Quem tem razão? Estou a ver as imagens da RTP sobre essa guerra. É impressionante a destruição de um bairro de Beirute. Afinal, quem tem razão? Israel, que há dezenas de anos sofre ataques terroristas por parte dos palestianos e do mundo árabe quase em geral? Os árabes, que vêm há décadas aumentar o poder de Israel, ocupando terras alheias construindo colonos? É uma daquelas “one-million-dollar-question’s”, muito difícil de responder.

Não é uma guerra entre dois países, porque o Líbano não é um país unido, longe disso. É uma guerra entre Israel e o movimento xiita Hezbollah, implantado no sul do Líbano. Esse movimento é fortemente apoiado pelo Irão, a tal república islâmica fundamentalista que tem na constituição a destruição do estado de Israel. O facto de terem sido raptados dois soldados israelitas pouco importa agora, e mais, em minha opinião esse facto até parece ridículo. Por causa de apenas dois soldados essa guerra toda. Não, não foi por isso. É o acumulado de anos de tensão, anos de conflitos. Tal como um casal que não se fala, de repente a coisa explode.

O pior no entanto ainda pode estar a vir. O exército libanês até agora não interferiu, e a Síria está mesmo aí ao lado. É que Israel ainda tem uma região síria ocupada, os famosos montes Golan. O Irão também pode entrar nessa guerra. Esse país é a segunda maior potência militar da região, logo a seguir de Israel. Se o Irão atacar Israel, os EUA entram também....

É melhor não pensar nisso. Pode ser que as coisas fiquem por aí. Pode ser que as assim designadas superpotências consigam acalmar a situação. Pode ser que a eminente invasão terrestre por parte de Israel sirva apenas para criar alguns quilómetros de espaço que serve de “tampão”.

O que resta fazer? Aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado nada podemos fazer, a não ser rezar. E esperar que a coisa acalme. Porque culpar alguém é difícil, há culpas parte a parte, aqui não há nenhum culpado universal!

2 Comments:

At 22 julho, 2006 00:30, Blogger RCataluna said...

Nunca mais se entendem!

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 22 julho, 2006 11:34, Blogger Zig said...

rcataluna:
Pois não, espero que parem por aqui!
Bom fds também!

 

Enviar um comentário

<< Home