domingo, 16 de julho de 2006

Last call....

Última chamada - deve ter dito a campainha electrónica do Pax Julia no Sábado pelas 21.25 horas. Foi o último espectáculo da temporada 2005/6. Agora, como no resto do país, Portugal fecha para férias!

Esteve em palco o Ballet Nacional da Bielorússia. Vindo deste estado da ex-União Soviética, situado a norte da Ucrânia, estão em digressão por Europa. Apresentaram músicas tradicionais daquela região e de países vizinhos. Foi um bom espectáculo, talvez dos melhores que alguma vez vi, em minha opinião, claro.

O grupo é constituído por ca. de 25 elementos, dos quais sete músicos. Tocaram em vários instrumentos, tais como uma flauta transversal, um violino, e dois acordeões. Numa talvez concessão aos tempos modernos, houve uma guitarra baixo e uma bateria. Essa última não necessitava amplificação sonora, ouviu-se em demasia. Mas o instrumento mais curioso foi um que parecia um cembalo, tinha o mesmo som, mas tinha as cordas à vista postas numa pequena mesa em madeira. A instrumentista “bateu” nas cordas com dois pauzinhos. Perguntei-lhe o nome do instrumento, só que a artista só falava, além da língua materna, um pouco de francês. E disse que era cembalo. Muito bem.

Alternadamente apresentaram peças instrumentais, danças muito mexidas e coloridas, e canções interpretadas por quatro cantoras. Foi o que mais gostei, muito bem cantado. Claro, a maior parte das melodias, tirando algumas, eram desconhecidas. Mas foram apresentadas de uma forma muito profissional e simpática! A sala estava praticamente cheia, o preço de entrada não era exageradamente alto. O público aplaudiu entusiasticamente, o grande número contradiz a opinião de que toda a gente está de férias.

Fechou com chave de ouro, a época no Pax Julia. Visitei essa sala muitas vezes, escrevendo aqui sempre uma pequena “crítica” sobre os eventos. Curiosamente aqui em Beja, pelo menos nos jornais, raramente aparece uma notícia sobre o que acontece nesse palco, é pena. Não me importava de escrever nos jornais sobre esses acontecimentos.

Como sabem, também participei com muito orgulho em três concertos no Pax Julia. No meu coro no concerto de natal, no encontro de coros, e na Cantata de Santo Agostinho organizado pelo Coro do Carmo. No que toca ao meu coro, penso que tive alguma influência na decisão se o concerto de natal se fizesse no Pax Julia ou na Igreja da Sé, porque os “Velhos do Restelo” estavam quase a ganhar. Foi uma aposta ganha, o concerto do natal deste ano também se vai realizar neste sítio.

Uma última nota ainda, não tem nada a ver com o tema do texto. O nosso PR fez anos ontem, no Sábado, já conta com 67 anos. Os meus parabéns. Viajou de comboio até ao Algarve com a família, ficando admirado da rapidez e do conforto que essa linha agora oferece. Relembrando velhos tempos, quando viajava uma noite inteira até Lisboa onde estudava, considerou que o TGV talvez não fizesse assim tanta falta....