sábado, 15 de julho de 2006

When the smoke is going down

Texto publicado, como habitualmente, aqui e na Taberna dos Inconformados.

Aproveitando essa música dos Scorpions, a poeira assentou. Falo da bola, e dos efeitos do campeonato do mundo em futebol que terminou no fim-de-semana passado. Fala-se da tentativa de Zidane em se reabilitar, só visto. Para mim e para muita gente ele está condenado, irremediavelmente. Até os próprios franceses não gostaram nada dessa atitude.
Mas vamos falar de nós, da nossa selecção. Ou melhor, daquilo que foi notícia durante esta semana que passou. Já foi escrito e dito muita coisa sobre esses assuntos, mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre eles.



A primeira notícia, a do IRS. Gilberto Madaíl pediu ao ministro das finanças a isenção deste imposto sobre o prémio de presença no mundial. Legítimo ou não, perguntar não ofende. Mas ofendeu muita gente, visto pelas reacções que isto causou. Pessoalmente, estou contra uma isenção. Ainda esta semana recebi o “resultado” da minha declaração de IRS, valor a pagar.... Claro que não sou ninguém em comparação com os nossos jogadores, mas eles já ganham tão bem, o quê é que lhes custa de pagar esse imposto? Cinquenta mil Euros, esse valor a maior parte das pessoas nem ganha num ano inteiro, e é esse o valor a taxar! E outro aspecto. A razão invocada é que eles deram muito ao país! Sim senhor, de acordo, mas nós, os pequenos, pagamos diariamente impostos no combustível e no IVA, e não temos isenção nenhuma. Se eles ficassem isentos, qualquer outro desportista que fizesse um bom resultado lá fora pedia o mesmo! O que vocês acham disso?



A segunda notícia é, muito mais positiva, que Scolari vai continuar a liderar a nossa selecção por mais dois anos. Apoiado! Rejeitou até um convite do Brasil, o país natal dele. Invocou razões familiares, disse que a esposa quer ficar em Portugal para os filhos continuarem os estudos. Seja como for, ele fica! Agora pode descansadamente renovar a equipa, alguns jogadores já anunciaram a sua saída, à frente de todos, Luís Figo. É pena, mesmo com 33 anos ainda tinha muito para dar. Temos que aceitar essa decisão. A vida continua, só fazem falta aqueles que cá estão. Há muitos jogadores à espreita, e Scolari não andou a dormir esse tempo todo que antecedeu o mundial. Os seus “espiões” e ele próprio observaram muitos jogadores, e agora tem que ser mesmo, essa renovação. Ele foi até criticado por ter levado ao mundial muitos jogadores “antigos” e sem ritmo de jogo, mas ele é que sabe, ele é que decide, e decidiu bem, como se viu. Um ou outro erro, claro. Acontece! Agora, o que acham vocês da continuidade de Scolari?

8 Comments:

At 15 julho, 2006 11:16, Blogger Celtiberix said...

É claro que deram muito ao país; mas também o deram aqueles que trabalharam uma vida inteirinha e agora têm de pagar a incompetência chulista dos nossos governantes. E outros que, atirados para a prateleira por graves acidentes de trabalho, agora têm de mendigar uma reforma de fome.
Penso que o estatuto de alta competição já lhes dá regalias demais. Para nos chular já chega a classe governante (gaita, tenho de voltar a tomar os comprimidos: estou a ficar anarquista).

 
At 15 julho, 2006 13:51, Blogger Zig said...

celtiberix:
Talvez essa lei não seja mais do que um incentivo que outra coisa.

Por acaso é disso que mais medo tenho, de ficar incapacitado. Ficava arrumado, mas espera, ainda tenho algures um passaporte alemão...

Tem caaaaaaalma....

 
At 15 julho, 2006 13:58, Blogger RCataluna said...

Também fiquei satisfeito com a continuidade de Scolari. Espero que ele leve a cabo a renovação sem grandes percalços e terá de ser menos teimoso nalgumas escolhas, até porque não há muito por onde escolher...

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 15 julho, 2006 14:49, Blogger Zig said...

rcataluna:
O que ele necessita agora é que o deixem em paz. Mas como os jornais desportivos diários têm que inventar notícias novas todos os dias duvido um pouco.

 
At 15 julho, 2006 17:41, Blogger Unknown said...

Eu não vejo a mobilização em volta da nossa Selecção Nacional de Hóquei em Patins que amanha começa o Europeu em Monza, Itália. Não estou a ver as pessoas a pararem para ver a selecção de hóquei! E no Hóquei o pior resultado que conseguimos, tanto em Mundiais, como Europeus foi precisamente um 4º lugar...

Em relação a Scolari, o Zig, sabe o que acho dele. Escrevi-o na Taberna nas vésperas de começar o Mundial e continuo a ter a mesma opinião. Para variar em Portugal damos mais valor ao que vem de fora do que aquilo que é nacional!...

Abraço!

 
At 16 julho, 2006 01:51, Blogger Zig said...

o restaurador:
O futebol é que manda, movimenta multidões! Também o hóquei em patins não é muito divulgado no mundo, e é pena. Por isso torna-se pouco competitivo a nível mundial.

Agora, caro amigo, não temos a mesma opinião! Acho, tirando o Mourinho, neste momento não há melhor treinador para a nossa selecção. Por dois motivos: É um bom psicólogo, mantém a equipa como uma família, e tem experiência internacional. Nós cá no nosso cantinho não nos apercebemos desse facto, mas lá fora é muito importante!

 
At 17 julho, 2006 01:07, Anonymous Anónimo said...

Não concordo com a isenção de IRS. Compreendo as razões, mas sou contra.
Relativamente ao que escreveste sobre o Mister Scolari, estou inteiramente de acordo.
Beijinhos.

 
At 17 julho, 2006 23:49, Blogger Zig said...

ana pinheiro:
Ainda não entendi porque há tanta gente contra Scolari!

 

Enviar um comentário

<< Home