quinta-feira, 18 de maio de 2006

Missão Ajudar - Florestas

Durante o dia a RTP1 transmite um programa designado “Missão Ajudar – Florestas”, no mesmo estilo como já o tinha feito em Novembro último, na altura o tema foi o voluntariado.
Vem em boa altura, o calor já aperta e os fogos florestais também já ameaçam! Nunca é demais alertar para não mandar janela fora cigarros acesos (claro, nem sequer se devia de fumar!), não fazer fogueiras na mata e não fazer queimadas descontroladas, ou seja, sem pedir prévia autorização e auxílio.
Árvores! Também temos árvores em Beja. Periodicamente falo aqui deles, ou melhor, o que fazem deles. Tanto quanto sei, a CM de Beja não tem pessoal especializado para tratamento adequado deste amigo verde. Não basta só “limpar” as árvores de vez em quanto, ficando apenas o tronco e meia dúzia de pequenos ramos. Tem-se visto muito ultimamente em Beja. Basta ver a avenida onde se situam os Bombeiros, bem, agora é uma semi-avenida, porque avenida quer dizer rua com árvores, e com elas decapitadas, transforma-se em semi!
Alguém devia de transmitir à CM esta minha sugestão. Com tanta gente que esta câmara tem, podiam muito bem treinar alguns para serem tratadores de árvores. Não é necessário ter grandes conhecimentos, basta saber como limpar devidamente uma árvore.
Bem, havia um senhor, trabalhador da câmara mas já reformado, cada vez que cortavam uma árvore e vendo-me aproximar, já dizia de longe: Esta já estava doente, mas vamos plantar novas! Ele já me conhecia, era um bom homem e gostava das árvores. Bem, agora reformou-se e o resultado está à vista!
Mata! Temos uma floresta em Beja, ou o que resta dela. Também falo aqui dela de vez em quanto, também em vão! A câmara não a pode tratar por ser da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa, e se não fossem acções esporádicas de várias escolas certamente a mata agora seria uma enorme lixeira. Mas quem sou eu, sou apenas uma voz a falar para dentro da floresta....

2 Comments:

At 18 maio, 2006 21:19, Blogger RCataluna said...

Na minha opinião, um dos "crimes" do Programa Polis foi o que fizeram à Avenida Miguel Fernandes. Tinha um jardim bonito, um pouco mal tratado, mas era mais bonito que as armações em pedra e betão que estão lá...
Na altura a justificação que deram era que a manutenção das árvores ficava muito cara...

 
At 18 maio, 2006 23:29, Blogger Zig said...

rcataluna:
Bem, as árvores do Jardim de Bacalhao já estavam no fim de vida, mas sem dúvida que podiam ter feito mais aí. Agora virou Jardim da Calçada, e com o café fechado....

 

Enviar um comentário

<< Home