sábado, 6 de maio de 2006

Divulgação

Post divulgado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados

Cantata de Santo Agostinho

2 Concertos:

Sábado, 6 de Maio de 2006
21.30 horas
Basílica Real em Castro Verde

Domingo, 7 de Maio de 2006
17.00 horas
Cine Teatro Pax Julia em Beja
Entrada 1,5 €

Com participação dos coros:
Coro do Carmo de Beja
Coro Polifónico da Vidigueira
Coro “Galp” de Santo André
Coro de Reguengos de Monsaraz

Solista: João Sebastião

Orquestra Regional do Baixo Alentejo
Camerata Ensemble da Guarda

Direcção: Maestro José Filipe Guerreiro

Música: Padre António Cartageno

Com Alto Patrocínio de Sua Ex.a
Senhor Presidente da República
Aníbal Cavaco Silva


Trata-se de uma adoração a Santo Agostinho, também conhecido como “o cantor da sede de Deus”.
A peça é para solista, coro e orquestra e foi composto pelo Padre António Cartageno.
O meu coro não pude participar nesta cantata, embora tivesse sido convidado. Inicialmente as datas coincidiam com a nossa ida à Madeira, facto que vou descrever mais tarde. Neste momento estão apenas, e para já, agendados dois concertos, em Castro Verde no Sábado e em Beja, no Domingo. Participamos com três elementos do meu coro onde eu me incluo, e com muito gosto. Gostaria de publicar aqui o texto da cantata, mas é muito longo, escrevo apenas alguns excertos:

Porque nos criastes para Vós?
E o nosso coração vive inquieto,
enquanto não repousa em Vós

Quem é Deus?
Perguntei à terra:
Quem é Deus?
E a terra respondeu:
Eu não sou o Deus que procuras.
Perguntei ao vento e ao mar
Aos abismos e seres vivos:
Quem é Deus?
E todos responderam:
Nós não somos o Deus que procuras,
somos apenas suas criaturas!

Feliz o que Vos ama
feliz o que ama o amor em Vós
e o inimigo por amor de Vós

Chamastes, clamastes
e rompestes a minha surdez
Brilhastes, brilhastes
E dissipastes a minha cegueira

Saboreei-vos
e tenho fome e sede de Vós
Tocastes-me
e agora desejo ardentemente a vossa paz.

Bem, para ouvir na totalidade este bonito texto litúrgico, cantado, basta visitarem um dos concertos!

Agora a nota de abertura, escrito no folheto que acompanha o concerto:

O Canto é uma manifestação de alegria e, se considerarmos melhor, um sinal de amor. Cantei com a voz, cantei com o coração, cantei com a boca, cantei com a vida. O maior louvor do cântico é o próprio cantor.

Santo Agostinho


A comemoração dos 1650 anos do nascimento de Santo Agostinho, ocorrida em 2004, mereceu da diocese de Leiria-Fátima que o tem por padroeiro, um conjunto de actividades assinaláveis. Nesse âmbito foi convidado o Padre António Cartageno a criar uma composição coral sinfónica, para maior dignificação das comemorações. Daí nasceu a Cantata a Santo Agostinho, o cantor da sede de Deus. A obra foi nessa altura apresentada ao público daquela região, num ciclo de concertos de muito bom nível, durante o qual os críticos da especialidade elogiaram largamente o trabalho do compositor e os seus méritos artísticos, assim melhor revelados nesta sua segunda obra coral sinfónica.

A diocese de Beja, a que pertence o Padre Cartageno, não ficou indiferente a este trabalho musical, pelo que um grupo de amigos desde logo manifestara vontade de promover a respectiva apresentação pública da obra, nas nossas terras do Sul de Portugal. Congregadas as vontades, os contributos e os apoios indispensáveis, só foi necessário acrescentar a generosidade de vários coros polifónicos da nossa região, a disponibilidade dos membros da nossa orquestra do Baixo Alentejo, particularmente a boa vontade do seu maestro, bem como a do tenor solista- o único que repete.

O trabalho agora apresentado nesta reposição da Cantata, numa versão que se pretendeu mais conforme com o original, corresponde a um esforço conjunto, desde o compositor, maestro e executantes, até outros colaboradores quer das várias instituições organizadoras e apoiantes, quer em nome individual. A todos, incluindo o pintor António Paizana, autor da gravura da capa, o nosso muito obrigado.

A comissão organizadora


Peço desculpa pela extensão deste post, mas estes espectáculos em meu ver são de uma grande beleza e importância, vale a pena ver e ouvir!
Porque – cantar é rezar duas vezes....

4 Comments:

At 06 maio, 2006 15:39, Blogger Unknown said...

fiquei com curiosidade :)
espero que corra tudo bem e que tenham muito público a assistir
Bjokitas

 
At 06 maio, 2006 16:43, Anonymous Anónimo said...

Doce zig,
Em primeiro lugar quero desculpar a minha ausência...
Como acedo à net através de um ciber, tenho tempo cornometrado, para além de q

 
At 06 maio, 2006 16:46, Anonymous Anónimo said...

Não sei onde carreguei que o comentário foi publicado antes do tempo, lolol
Continuando, como dizia eu, para além de aceder à net através de um ciber, também ando muito ocupada com o meu projecto, daí não conseguir visitar muitos blog's. Felizmente, brevemente, passarei a ter novamente Internbet, aí poderei, em horário pós laboral, retomar as minhas visitas assiduamente na blogosfera.
Castro Verde...estive numa terra chamada Entradas, quando regressei de Sevilha. Comemos num restaurante chamado cavalariça. Pura e simplesmente fantástico. Tudo lá é bom. Se não conheces, se tiveres oportunidade, visita-o.
Beijo com carinho para ti.

 
At 07 maio, 2006 00:57, Blogger Zig said...

trequita:
Hoje estivemos em Castro Verde, a igreja esteve cheia, o concerto correu bastante bem. Amanhã há mais.

Quanto ao resto, enfim...

ana pinheiro:
Olá amiga, já tinha sentido a tua falta aqui.

Bem, cada um aplique o seu tempo como deveria, no meu caso estou a gastar tempo demais em coisas que não me levem a lado nenhum, já sabes a quê é que me estou a referir.
Pelo menos tu tens um objectivo na tua vida, fico feliz por ti, sabes bem como é que sou...

 

Enviar um comentário

<< Home