quinta-feira, 27 de abril de 2006

Vídeo

Vi esta manhã na TV um vídeo a brincar com a situação dos portugueses emigrantes em situação não legal no Canadá. Pronto, é uma sátira, nada mais. Antes do telejornal da uma foi anunciado o mesmo vídeo como sendo uma afronta contra os portugueses. De manhã, quando o vi, não fiquei com essa sensação, como entendo bem o inglês, percebi-me que estavam a gozar só com o facto de mandar trabalhadores qualificados embora do país, ficando os preguiçosos e pouco qualificados a trabalhar no lugar dos portugueses.
Talvez fosse pelo facto do interlocutor dizer que é parecido com um português ou de Portugal estar “perto” do Irão, visto do Canadá, o certo é, na minha mentalidade claro, não achei este vídeo uma afronta. É uma brincadeira, mais nada. Fazemos isso cá diariamente na Contra-Informação da RTP1, e com vários cartuns espalhados pelos jornais. Não sei se vou agora dizer uma asneira, mas não me levem a mal, por favor. Talvez, sim talvez este caso pode se comparar com os cartuns do “anti-islamismo”, para nós uma simples brincadeira, para os crentes do Allah uma afronta. Só por esta comparação, não pelo conteúdo, e mais uma vez, não me entendam mal, visto pelos portugueses, este vídeo pode ser considerado maldoso, mas mais uma vez, tendo eu ainda um pouco a mentalidade nórdica, não achei! No final das contas, os autores dos cartuns também o têm de “vender” no país deles, talvez daí o aspecto escolhido para o actor do video. E dizem, bem claro, que os portugueses são trabalhadores qualificados e assim Canadá fica menos qualificado sem os portugueses.
Agora uma outra revolução. Não a dos cravos, mas sim, do preservativo. Para mim é uma autentica bomba! O Vaticano pondera autorizar o uso deste método contraceptivo. Claro, só em especiais circunstâncias. Se uma das pessoas num casal for portador do vírus HIV, pode se usar. Irónico para muitos, mas não deixa de ser uma revolução no seio da igreja! E diziam que o novo Papa é reaccionário. É Bávaro, só pode ser boa pessoa!