segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Cartoons

Vou tentar fazer aqui um pequeno apanhado sobre essa polémica. Blasfémia ou liberdade de expressão? Estou a seguir com muito interesse um programa na RTP1 sobre este tema. As caricaturas em questão foram mostrados sem qualquer restrição, acho que agora já não há problema, todo o mundo já os conhece. Mas sabiam, que foi em Setembro, portanto, já há alguns meses, que um pequeno jornal dinamarquês os publicou? A população muçulmana daquele país, que são ca. de 4 %, condenou estas imagens, e mais, criticou o texto que acompanhou as caricaturas. Dizia mais ou menos isso: Aqui na Dinamarca pode-se, sem qualquer problema, brincar com qualquer religião por haver liberdade de expressão ne imprensa. O editor deste jornal recusou de pedir desculpas. Só agora, meses depois, os países que estão em maior desacordo com o mundo ocidental, por motivos vários, aproveitaram-se destes cartoons para lançar a população contra o ocidente. O clima já era tenso, bastava um pequeno rastilho para o incendiar. No Irão, este assunto veio em boa altura, estão em rota de colisão com a ONU na questão do enriquecimento de plutónio, a Síria era o maior aliado do regime de Saddam Hussein e no Líbano ainda e sempre a nunca resolvida guerra com Israel.
Por cá, neste dito programa na RTP foi desenrolado novamente a história da caricatura com o Papa João Paulo II com um preservativo no nariz, repugnante em meu ver. Nestes assuntos devia de reinar o bom senso, não estou contra a liberdade de expressão, mas os próprios artistas, jornalistas e comentadores deviam de pensar duas vezes antes de publicar certos textos e imagens.
Há pouco ouvi nas notícias que continua a ser praticada a mutilação genital feminina em África. Em 28 países, ca. de três milhões de crianças até 14 anos são mutilados por ano. 90 % delas são muçulmanas, dá que pensar! É um mundo de homens, impedem a mulher de ter prazer nas relações sexuais. Só de pensar nas dores que uma criança sofre numa mutilação, fico doente. Muitas chegam mesmo a morrer devido ás infecções que isto provoca. Há até alguns povos, também muçulmanos, para variar, que cosem a vagina da criança quase na totalidade, morrem porque já não conseguem fazer as suas necessidades. Mundo muçulmano, pois claro....

7 Comments:

At 07 fevereiro, 2006 00:32, Blogger marCOX said...

esse pessoal parece que usa "oculos de cabedal" como os burros!

 
At 07 fevereiro, 2006 01:23, Blogger Unknown said...

@marcox

Seja como for é essa a religião adoptada na sociedade muçulmana e devemos respeitá-la (sem exageros claro).
Penso que a nossa sociedade ocidental também usa óculos desses em muitos aspectos...

 
At 07 fevereiro, 2006 01:47, Blogger Zig said...

@marcox
Estranho blog, o teu...

@trequita
Costumo dizer, não se pode meter todos no mesmo saco. Há "bons" e "maus" em todo o lado. Já agora, a minha religião é mais universal, acredito que alguma coisa existe, tenho provas disso, há quem o chame de Deus, outros de Allah, outros de Buddah etc.

 
At 07 fevereiro, 2006 12:12, Anonymous Anónimo said...

Zig.
Desculpa mas tenho de dizer-te isto.
O que escreveste mostra uma profunda ignorância.
Se queres saber o que está correcto é assim.
Uma coisa é religião, outra são práticas culturais, perversas e condenáveis, sem duvida.
A mutilação genital, não tem nada a ver com religião alguma. Da mesma forma que nós os cristãos inventámos o cinto de castidade, as cruzadas e a Inquisição, nesses sitios, idependentemente do religioso, certas praticas odiosas permanecem como heranças ancestrais e absurdas.
Talvez não saibas que mesmo nesses paises, dominados por ditaduras que tão bem sabem aos nossos interesses ocidentais, tem havido esforços importantes da parte dos responsáveis religiosos para acabar com essa barbarie.
Fundamentalismos há os em toda a parte e em todas as religiões.
E estão baseadas na ignorancia e na presunção.
Queres saber o porquê da revolta deles contra o ocidente? Quando meteres a gasolina no teu carro. lembra-te de que 99% do rendimento do crude vai para as classes corruptas que nós mantemos no poder nesse sitios, enquanto o povo vive na miséria e ignorância.
Depois, sempre que há descontentamento na rua é tão facil canalizar o ódio para o "outro"., Tal como cá, nas crises dá sempre jeito culpar os imigrantes, os de fora, estrangeiros.
E como diria finalmente, fugindo ao maniqueismo, a ignorancia é o unico crime...

 
At 07 fevereiro, 2006 14:50, Blogger Zig said...

@charlie
Não culpo os muçulmanos pelos actos contra as crianças, mas o certo é que os países onde isso acontece, são países muçulmanos, é um facto, e não há volta a dar. Ignorante de certeza que não sou, se eu fosse, não ecreveria aqui. E a gasolina? O carro tem de andar, não anda com água, precisa de gasolina (lol).
E claro, estás desculpado....

 
At 08 fevereiro, 2006 11:53, Anonymous Anónimo said...

...efectivamente o rastilho deste tipo de incidentes está no facto de os "ocidentais" Europa e Norte America não conseguirem perceber que para analisar as outras culturas não o podem fazer com base nos seus proprios valores... jáo Incas os Maias os Indios do EUA ...pagaram por isso...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

 
At 15 fevereiro, 2006 21:03, Blogger Zig said...

@js
Desculpa, só vi o teu comentário agora. É verdade o que diz, por isso, temos que encontrar um caminho no meio, evitar os extremismos. Mas parece que esta saga dos cartoons está para continuar.

 

Enviar um comentário

<< Home