terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Homem Choné

Falo, claro, de Belmiro de Azevedo. O homem não para. Lançou uma OPA (Oferta pública de aquisição) á PT. O presidente do grupo Sonae oferece ca. de 11.2 mil milhões de Euros para comprar a maior empresa portuguesa de telecomunicações. Apoiado pelo banco Santander e em parceria com uma empresa de telecomunicações francesa, quer pelo menos adquirir 50.01% do capital social da PT. E um David a querer engolir um Golias, a PT é ca. de cinco vezes maior que a Sonae, ele próprio diz que é o negício da vida dele e um grande risco. Sabe-se, que a espanhola Telefónica pisca o olho há muito tempo á PT. Mas essa nesse momento está financeiramente fragilizada por ter adquirido uma operadora móvel daquele país. Mas a PT está endividado, o fundo de reforma desta empresa também está no negativo, assim o preço real ultrapassa os 16 mil milhões. Este negócio ainda tem de pedir o parecer da autoridade para a concorrência, e aí vai haver problemas. O “homem choné” é proprietário da rede móvel Optimos, a PT tem a TMN. Ficariam com 70% do mercado, de certeza não vai ser autorizado. Na internet, a mesma coisa. Belmiro tem a Novis e a Clix, a PT tem a Telepac com o Sapo. Alguma destas empresas tem de ser vendida. E claro, a rede fixa da PT contra os telefones fixos da Cabovisão. Mas uma coisa é clara, nada vai ficar como dantes. Se isto se vai reflectir nos preços? Não creio, pelo menos nos primeiros tempos. Talvez baixem as tarifas para chamadas internacionais e da net, mas pouco. Até o governo se mostra satisfeito e já “avisado”, mas Belmiro não liga nenhuma ao governo, e segundo Sócrates, Belmiro já tinha avisado querer a PT, tipo conversa da mesa, creio eu. Ainda bem que é português, evitando assim que a PT caia em mãos estrangeiras. Há ainda outro problema, o da “Golden Share”. O estado tem 1.5% das acções da PT e poderes de decisões especiais, que já tinham merecido protestos da União Europeia. Uma coisa temos em comum (lol), eu e Belmiro. Não gostamos de “trocar” de automóveis, ele conserva ainda todos os carros que possuiu. Se eu tivesse a possibilidade, fazia o mesmo, custa-me muito ter que largar um carro que me acompanhou durante longos anos!

6 Comments:

At 07 fevereiro, 2006 21:58, Anonymous Anónimo said...

olá! Este blog é mto bem cotado, parabéns.

 
At 07 fevereiro, 2006 23:48, Blogger Zig said...

@el guardiam
Obrigado pelo elogio....
O que gosto mesmo é comentár sobre acontecimentos actuais, quando há tempo, claro.

 
At 08 fevereiro, 2006 08:45, Blogger PDivulg said...

O PSD e o PP já louvaram a atitude o governo cala-se... ou muito me engano ou isto vai dar muito que falar... Isto é uma historia de Zig e de Zag...

 
At 08 fevereiro, 2006 09:11, Anonymous Anónimo said...

Tanta euforia por causa do senhor Choné.
Por acaso não estarão a esquecer a esmifragem que "ele" faz aos empregados do Modelo, Continente e outros.
Posso ser muito tacanho, mas adianto que uso óculos, quero dizer com isto que vejo bem. Ou já alguém se apercebeu se está a formar outro grande tubarão.
Depois de estar formado e bem constituido até o governo ele poderá engolir, pelo menos já vai cheirando o manjar.
Aqui à uns anos atrás ouvi um senhor falar na TV queixando-se de ter sido rasteirado no pós-25 abril pelo o tal Sr. Choné.
Se já rasteirou uma vez vai decerto rasteirar de novo.
Cumps.

 
At 08 fevereiro, 2006 21:24, Blogger Zig said...

@anônimo
Penso que a resposta ao teu comentário esteja no meu próximo post....

 
At 08 fevereiro, 2006 21:26, Blogger Zig said...

@pdivulg
Certo, a PDI é vulgar, alguns a atingem sem serem velhos...
Mas onde há dinheiro em causa, há sempre sorrisos....

 

Enviar um comentário

<< Home