quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Gripe das aves

Assisti há pouco a um programa na RTP1, meu canal preferido, que tentava esclarecer a população sobre a tão falada gripe das aves. Participaram, além do jornalista entrevistador, quatro entendidos na matéria, entre eles o bejense e meu amigo Francisco George. Penso que foi dado informação amais, complicando um pouco a questão. Mas resumindo, e no meu entender, posso concluir o seguinte: Neste momento não há perigo no nosso cantinho á beira-mar plantado. Mas, claro, esta situação pode mudar. No entanto foi dito que as entidades responsáveis estão atentos. Não estamos sozinhos nesta luta. A Europa está em alerta em volta deste problema. Este vírus, que provoca a gripe, o H5N1, adoece só as aves! Até agora não é conhecida um caso sequer na Europa ocidental de uma ave infectada. Mesmo se houver, é difícil de ser transmitido para o ser humano. Já morreram ca. de 60 pessoas, é certo, mas na Ásia. Lá, o contacto com a vida animal é muito mais directo, as aves fazem parte do quotidiano do dia a dia. Cá não há este hábito, mesmo as pessoas que têm galinhas não moram em casa com eles, tirando alguns ciganos, talvez. Espero que, com a pouca higiene pessoal que eles têm, não haja problemas.
Uma vacina desta gripe ainda não existe, além de mais, é um vírus com uma enorme capacidade de mutação. Mesmo se uma vacina já existisse, seria inútil ao médio e longo prazo, porque o vírus está sempre a mudar. Falou-se na possibilidade de 40 milhões de mortos numa epidemia desta gripe. Mas foi mais ou menos o número de vítimas no início do século. Mas na altura não havia os cuidados de saúde de hoje e estávamos no fim da primeira guerra mundial.
A actual vacina contra o vírus da gripe não protege o ser humano contra a gripe das aves. Ainda por cima, a vacina de 2005 contém apenas as protecções contra vírus conhecidos de 2004! Eu pessoalmente tenho de “levar” todos os anos esta vacina que me protege, até agora, eficazmente da gripe.
Não há perigo nenhum no consumo dos ovos e frangos, porque a via de infecção é pelo ar e não alimentar. Tem havido uma redução drástica no consumo destes alimentos, mas sem razão.
Portanto, neste momento não há nenhum medicamento que protege contra a gripe das aves. Não vale a pena correr para as farmácias. O que se pode fazer, é ter os olhos bem abertos e comunicar casos suspeitos ás autoridades. Penso também que devia de haver um comunicado nos jornais e TV’s a esclarecer a população sobre este caso!