sábado, 15 de outubro de 2005

Doses extra de riqueza

A todos nós alguém deve ter dito um dia que “o dinheiro não traz felicidade”. É verdade. Mas o irritante da frase está no facto de, ao longo do tempo, nos apercebermos de que mesmo para ultrapassar na vida momentos de sofrimento é óbvio que o dinheiro ajuda.

A moral associada à frase “o dinheiro não traz felicidade” acaba, portanto, por nos causar repulsa e a tendência é azedarmos o espírito ao ponto de olharmos para eles, os ricos, como os privilegiados de todas as sortes – as materiais e as outras que nos são tão difíceis de conquistar e manter: por exemplo, saúde, amor e um pouco de prazer.

Ouvimos e Lemos que “o dinheiro não traz felicidade”: e o que tiramos daí? Que eles, os ricos, não merecem um olhar de compaixão ou de piedade. Que eles, os ricos, são o alvo merecido de toda a nossa inveja. Que eles, os ricos, não deviam ser aquilo que são: ricos. Sim, confessemos lá, cada um de nós pensa assim: “quem merecia ser rico era eu!”.

Eu acho que há ricos a mais no mundo. Mas também acho que há poucas pessoas grandiosas. Depois de investigarmos algumas histórias de tragédias pessoais que envolveram alguns ricos conhecidos, garanto o seguinte: essas pessoas, mesmo se não fossem ricas, seriam na mesma grandes pessoas.

A riqueza no mundo deveria ser melhor repartida. Eu e você, caro leitor, merecíamos certamente ter mais e alguém devia tratar disso. Mas também deveria haver um distribuidor universal e justo de carácter, coragem e criatividade. Eu e você, caro leitor, se calhar acabaríamos também por levar umas doses.

Pedro Tadeu – 24 horas – 25.6.2005

1 Comments:

At 18 outubro, 2005 22:56, Anonymous Anónimo said...

O que eu acho mr Zig é que o mundo tem ricos a menos e pobres a mais.
A riqueza é algo que não tem dono. As coisas que são de todos são apropriadas pelos que tem sede de poder. Dinheiro é poder. E os sedentos do poder estão a tomar conta de tudo o que é nosso e a tornar-nos miseravelmente pobres. Quando da Europa tiram progressivamente direitos aos seus habitantes estão a empobrece-los. Tiram coisas que eram já direitos naturais e que passaram a ser pertença de quem tem dinheiro, poder. Quanto mais se descer na concessão da chantagem miserável imposta pela concorrência das Chinas deste mundo, mais pobres iremos ficar. Tudo em favor duma elite sinistra que se apropria de tudo o que nos pertence, da nossa riqueza. Um ciclo económico que vai diminuir o numero de ricos no mundo, mas que serão escandalosamente ricos, enquanto todos os outras serão escandalosamente pobres...

 

Enviar um comentário

<< Home