segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Dia de...

Volto aos dias de qualquer coisa. Hoje é dia da luta contra a pobreza. Até na Alemanha ela existe, imaginem só! Um estudo diz que os 500 indivíduos mais ricos do mundo têm os mesmos rendimentos que os 500 milhões mais pobres! Como eu disse num post anterior, a riqueza está muito mal distribuído. Mas cá para os meus botões penso que o maior problema desta questão é mesmo esta, a distribuição. É impossível chegar a cada pobre e dar-lhe qualquer coisa. Há sempre intermediários. E esses ficam a ganhar. Sejam governantes corruptos nos países africanos ou da América Latina, sejam soldados que distribuem alimentos ou até os próprios pobres, quando se vêm de repente com um saco de 10 quilos de trigo ou de arroz, ficam mas é com ele e não o dividem. Sei também que há muitos “ricos” que ajudam bastante. Mas estas pessoas muitas vezes não sabem a quem dar, porque há muita desconfiança, e com razão. Se eu fosse rico, falava com instituições religiosas ou com os próprios padres, que conhecem bem os pobres, para ajudar.
Acho que hoje também é o dia da luta contra a dor, ou já foi. Tenho uma história sobre isso. Há uns anos sofria de dores intensas no pescoço que se estendia muitas vezes á cabeça, imobilizando-me muitas vezes, ficando dias inteiros deitado para curar esta dor. Tentei de tudo, comprimidos, claro, que tiveram efeitos secundários, fazendo que não pudesse dar sangue por uns tempos. Experimentei a medicina natural, além de gastar rios de dinheiro, só atenuava a dor. Um belo dia decidi ir a Alemanha visitar o meu pai, que estava gravemente doente, mesmo ás portas da morte. Levei os medicamentos todos, mas por meu espanto quando cheguei lá a dor desapareceu quase por completo. Não sei se foi por eu ter ido a um sítio muito especial para mim a pedir para que o meu pai melhorasse, o certo foi que ele melhorou e eu também! Até contei esta história num programa da RTP1, porque isto para mim foi um pequeno milagre!