quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Évora

Esta manhã estive em Évora, levar a minha filha a uma consulta, obrigações de pai, que para isso já serve. É que, a mãe dela (a minha Ex!) tem carta, mas só a tem para fazer peso na carteira dela.
Já conheço Évora há mais de 20 anos, mas tenho que afirmar, que fiquei surpreendido, pela positiva. O centro histórico está espectacular, pelo menos para quem visita aquela cidade. Há montes de lojas, bonitas, com gente a fazer compras. Não há tanto, como em Beja, aquela “hipermercadomania”, em Évora as pessoas ainda compram no comércio tradicional. Por alguma razão os hipermercados em Beja são maiores que em Évora.
As razões, que Évora parece melhor que Beja, são muitas, claro. Tem ca. o dobro de habitantes, é património mundial, tem monumentos e museus para dar e vender. Em Beja, o visitante é recebido por um Ecoponto mal cheiroso perto do Museu, por carros estacionados mesmo em cima da entrado do castelo e por muitos, muitos cães vadios, ou soltos, porque a maioria tem dono. Nas duas horas que passeei por Évora só vi um (!) cão. Os Ecopontos confundem-se com a paisagem, subterrâneos, apenas visível por um tubo pintado de verde. Isto custa dinheiro, pois claro, mas é muito melhor assim.
Em Évora, a cultura não fecha para férias! Há concertos, teatro e palestras durante todo o verão. Com participação internacional, diga-se de passagem. A cidade tem, segundo entendi, duas escolas de música não públicas e isto traz nomes aos concertos.
Por estas e outras razões não admira que há serviços retirados de Beja colocados em Évora. Só a universidade que tem, traz muita gente, e o mais importante, fixa muita gente.
Não posso deixar de sentir inveja. Uma cidade tão perto, e tão bonita. Em tudo comparável a qualquer cidade média nórdica, como por exemplo Regensburg na Baviera que conheço bem. Gosto muito de Beja, e em especial uma certa cidadã, pois, a história continua! Mas Évora é incomparavelmente melhor que Beja. E se foi, em parte, “culpa” da gestão do actual executivo camarário, merecem ser reeleitos. Não interessa qual é o partido. Interessa o que fez pela população. Por isso, os de Beja merecem sair! Não só pela oportunidade perdida oferecida pelo programa Polis, também pela estagnação política, clientelismo etc. etc. etc. Quem merece lá estar é João Paulo Ramoa. Para mim, o que tem de acabar também, e a contabilização da percentagem por partidos em eleições autárquicas. A maior parte da população vota em pessoas, não em partidos!

2 Comments:

At 28 setembro, 2005 17:00, Anonymous Anónimo said...

Zig sou teu amogo há 21 anos . tantos como quantosd vies-te para Beja vivo em Lisboa há já alguns anos, estou em Beja esta semana e qual não é o meu espanto qumdo no cafe encontro um amigo nosso e me diz que tu deixas-te a tua mulher e atua filha e mais algumas coisas onde me aconselhou ao eu ir ver o te blog na internet para te conhecer um pouco mais. Foi o que fize fiquei cpçpletamente decepcionado contigo já que tu tratas a tua mulher e atua filha a baixo de cão já que tu ate pertences ao cantinho dos animais. Dizes que ela é uma individua desiquilibrada mas o desiquilibrado de doente mental és tu já que te estequeces-te muito faculmente do que ela sempre fez ela sempre fez por ti. Aliás começou logo no naloro em que te pos atua casa que mais parecia ium ninhi de ratos do que uma casa com a cozinha com lixo até a porta que era completamente la entrar com tantas garrafas de sumo e de enlatadis que era a tua alimentação no momento , parecias um miseravel no teu vestir e o teu quarto mais parecia uma possilga. Graças a essa " desiquilibrada" como tu lhe chamas que limpou tudo e te fez um homem na altuta com "H" , joje infelizmente com o que escreves és um omem(h) que não vale nada, não tem o im pimgo de decencia mas como NAZI que és se calhar no teu País é assim.
Essa mulher pagou-te as obras da restauração da casa e mais a patir do casamento começas-te a viver do salário dela. até o teres saido de casa. Primeiro estavam as tuas dividas e depois a familia alias sempres esteve. Se ela foso o que tu "ingrato" lhe chamas não teria passado para as tuas mão todo o vencimento deles, cheques e cartoes de credito dos quais tu punhas e dispunhas como querias.
Nas tuas escritas dizes que não trabalhavas, muito obrigado tinhas um conta onde podias por e dispor.
O desiquilibrado és tu,ainda por cima tens a prova na tua familia.Tomara a tua familia ser como a dela. Lembras-te quando fos-te a 1 vez jantar na casa dela e que tives-te que andar durante 3 horas a tentar desmoer a alarvidade que tinhas comido , eras um esfomeado.
Deves ter sentido que casando com ela tinhas a tua vida garantida e se calhar casa-te , aliás quizes-te por Igreja, com Missa , qu durou 2 horas para prometeres a DEUS, o que tu sabes melhor do que eu. Nos Infantes foi o teu copo de água pago pelos donos e só tives-te uma noite fora de casa porque duas açigas dela pagaram umquartu na Pousada de Serpa e a lua de mel, foi um amigo teu que te emprestou a casa em Vila Real Santo Antonio, omnnde foi a tua familia toda parecia o acampamento de cigano, que tu como dizes tanto detestas.
O teu carro vermelho lembras-te como foi paga a alfandega 808 contos? O teu carro amarelo como o compras-te . Vives-te a vida inteira à sombra de uma mulher a quem tu chamas desiquilibrada mas esse nome és tu porque te encostas-te a uma mulher ainda tens a lata de dizer que para os Portueses as mulheres são umas escravas. E para ti a tua foi o quê se trabalhava com uma posição de Secretária e isto , não o é qualquer pessoa. Olha bem para trás e vem quem foi durante 16 anos escrava na tua casa? Nunca te faltou nada. A não ser o teu dever de marido e pai.
Por oque tu escreves da obrigação de ir a Évora ao medico com tua filha se ve o que tu gosts dela. Mas claro 1º. está a morgana(Sofia) do teu coro que mais parece uma anormal.Quando no que escreves-te em alemão mas eu já traduzi acho-te graça quando dizes que as tuas palavras - eu te amo - não te vem fáil, pois é quendo se é alguém como tu não mereces a água que bebes.
Todas as pessoas que tem lido isto devem pensar que a tua milher te menteve prisioneiro, quendo é mentira e que ela deve ser uma horrorosa e todos os defeitos do mundo . Deverias de dar graças a Deus de ter encontrado uma mulher como ela mas em alentejano custama-se dizer , dá Deus nozes auqm n~qo tem dentes. E é a verdade , tu não mereces a tua "ex" como lh e chamas nem nunca mereces-te , destas já não existem há muito tempo.
Es+ero que essa Sofia te faça o mesmo que tu fizes-te a quem fex tudo pot ti na vida e tez um homem, uma oficina de jeito e que ainda por cima de paga do vencimento dela a mensalidade das obras que fizes-te onde trabaklhas e neste momento deves viver.
Da tua filha neme vale a pena falar por que um pai que se sente como que onbrigado a ir a Evora ao méido com a filha e que sente isso como uma obrigação de pai, que para isso já serve. As obrigações de pai são iguais hás da mãe só que tu sempre foste um pai e um marido ausente. E ela so come 4 ou 5 vezes por mês quem será que lhe dá DE COMER QUEM A VESTE E QUEM A CALÇA,.? SERÁ QUE É A DESIQUILIBRADA?

As dividas da tua oficina tal como a do banco tem que ser pagas por ti asssim como a alimentação da tua filha. Fica descansado como (teu) amigo que era e dando dasa vez mais valor à tua mulher vou ajuda´-la juridicamente para que tu pagues tudo o que lhe tiras-te.Parece-me que por joje já chega pois deixas-te-me completamente mais que desiludido pensei que o meu (amigo )Zig fosse o que eu pensava que era mas enganou toda a gente muito bem.
Lembra-te de uma coisa tu é que és descebndente de uma familia desiquilibradae portanto tu também o és e doente mental. Porque não ha minguém que pudesse fazer o que fizes-te e estas a fazer que seja normal.Tenho pena dos clientes que ainda tem paciencia para te aturar.
DEUS não dorme e irás pagar por o que fazes.
Um teu "ex" grande amigo mas que a partir de hije não mereces nada, nem amigos, nem nada nesta vida. És mesmo um "NAZI".

 
At 28 setembro, 2005 21:08, Blogger Zig said...

@anónimo: É pena seres assim e escreveres assim (Cheio de erros). Amigos assim não me fazem falta, e graças a Deus tenho muitos e bons. Talvez seja isso que te está a incomodar. Também dizes que eras meu amigo, não deve ter sido uma grande amizade (lol). É pena que só conheçes a versão dela e não a minha, mas para quem me chama de Nazi, deixo de falar. A cerca da morgana, é uma mulher excepcional que nunca olharia para um anormal como tu!

 

Enviar um comentário

<< Home