domingo, 12 de agosto de 2007

100 anos Miguel Torga


Se ainda fosse vivo, Miguel Torga comemorava hoje o seu 100º aniversário! Nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, no distrito de Vila Real, Trás-os-Montes, com o nome de Adolfo Rocha. De origens humildes, escapou ao trabalho rural por se ter destacado na escola primária e assim ingressou por um ano num seminário. Pelos vistos, esse tipo de escola não lhe agradava e foi viver aos 13 anos para o Brasil. Não foi muito feliz por essas bandas também, quanto regressou fez em Portugal em apenas três anos o liceu que era para fazer em sete. Em 1928 começou a estudar medicina e em 1933 começa a exercer essa profissão. A escrita nunca ficou de parte, e em 1934 começa a usar o pseudónimo Miguel Torga.

É uma longa história que só acaba com a sua morte, em 1995, já que ele esteve lúcido praticamente até ao seu fim! Já foi apelidado de Poeta do povo, ou então, o poeta incompreendido. Não sei porquê, mas imagino. Deve ter sido por ele ter origens humildes e escrever para toda a gente entender, e não só para as elites! Terá sido também uma das razões por não ter estado nenhum membro do nosso governo na inauguração da Casa-Museu Miguel Torga, hoje em Coimbra? Ou então, está tudo de férias! Quem é que manda a esse senhor ter nascido no meio do mês de Agosto? Elites, pois....

Pessoalmente gosto muito ler os seus poemas. Não tenho estudos superiores, considero-me do povo e gostaria de ser muito mais humilde do que sou. Sinto-me humilde, embora isso não possa parecer assim! Será isso uma das exigências para se gostar de Miguel Torga? Creio que não, porque, como disse, toda a gente entende os seus poemas.

A RTP prestou-lhe hoje uma homenagem ao transmitir o jornal da tarde num emblemático local junto ao rio Douro, penso que de nome Monte São Domingos. Este local, que tem uma das mais bonitas paisagens que conheço, serviu de inspiração para esse escritor, poeta e médico, que hoje, apesar de tudo, é reconhecido por quase toda a gente!

Para ler uma excelente biografia desse poeta, clicar aqui. A foto é do mesmo site.