quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Ministro versus Presidente

O presidente da petrolífera portuguesa Galp declarou sentir vergonha por ter que vender a mesma gasolina mais cara em Portugal do que em Espanha, só por causa dos impostos. O ministro das finanças de Portugal, Teixeira dos Santos, desvaloriza estas declarações porque só simbolizam menos do que 1% das vendas desse produto, além disso, deixou transparecer que, face aos lucros que a Galp tem, este facto ganha ainda menos importância.

Das duas uma: ou este ministro vive na Mauritânia (juntamente com Mário Lino, no deserto....) ou então, ele tem a inteligência da porta da minha casa de banho que custa cada vez mais a fechar. Sendo ele português e dado ao facto que aparece na TV portuguesa, declino-me para a última hipótese!

Ele certamente nunca passa por uma bomba de gasolina na fronteira, do lado espanhol, fosse qual fosse a marca. São carros portugueses a atestar aos montes, para não falar dos camiões TIR que levam largos centenas de litros cada vez que abastecem. Se ele parasse numa dessas bombas, até lhe davam vivas e palmadinhas nas costas, mas claro, tinha que passar primeiro pela fronteira, e consequentemente por uma das poucas bombas do lado português ainda em actividade. Pois, ali não ficaria surpreendido se lhe fizessem um bloqueio de estrada....

É, portanto, muito mais do que esse 1% que vai para o lado espanhol. Mas há muito mais. Ele não fala, ou não quer saber, dos inúmeros postos de trabalho que já se perderam pelo facto de as bombas do lado português venderem cada vez menos, não se interessa pelo dinheiro que fica no lado espanhol, porque um português que vai atestar na Espanha de propósito (e não são assim tão poucos!) sempre deixa lá mais algum em compras ou na restauração. E, para mim o mais importante, está-se completamente nas tintas que a população portuguesa na fronteira está cada vez mais desejosa em pertencer a Espanha do que a Portugal! Mas ele está em Lisboa, o resto é apenas paisagem!