domingo, 12 de agosto de 2007

No fim deste dia....

Para finalizar este dia de sábado, ficam aqui alguns pensamentos meus.

É sabido que quando um automóvel for à inspecção periódica e tiver uma emissão de gases superior à permitida, reprova, certo? Pois então, curiosamente, e falando no nosso caso de Beja, a escassos metros dessa CIV (Centro Inspecção Veículos) está a linha de comboios. Claro que uma coisa não tem nada a ver com outra, mas para mim, tem! Podem chamar-me de esquisito, mas a nossa estação tem uma locomotiva para manobrar os vagões ali parados, e cada vez que essa locomotiva liga os seus potentes motores de gasóleo polui mais a atmosfera bejense em 30 minutos do que todos os carros juntos da nossa urbe num dia inteiro! Estranho, não acham? E a inspecção ali tão perto! Dois pesos, duas medidas....

É sabido que os automóveis são cada vez mais caros, mas também cada vez mais confortáveis e seguros. Só que, muita gente nem sabe que tipo de acessórios o seu carro tem a bordo, ou nem querem saber! Pois então, é possível observar principalmente nessas alturas em que há verdadeiras caravanas (os cães ladram, mas a caravana passa) a ir e a voltar do Algarve, que muitos desses automóveis têm as luzes demasiadamente altas, o que incomoda naturalmente o trânsito que circula em sentido contrário, pois claro! Esses condutores pelos vistos ignoram que o seu popó (pelo menos os mais recentes) tem um dispositivo que regula o nível da iluminação em altura. Mas querem lá eles saber, eles estão a ver muito bem....

Falta só falar do ciclismo. Hoje na subida da Senhora da Graça ganharam os verdadeiros ciclistas, aqueles que são os mais completos. Porque para mim só na montanha é que se vê o verdadeiro valor de um atleta digno desse nome. Mas, e podem me chamar de novo de esquisito, além disso tenho milhares de km feitos em cima de um selim maioritariamente na minha juventude, penso que hoje em dia vale mais o aparecer do que o ser. É que, uma equipa trabalha para o seu líder, deixem-no durante a etapa escondido e a rolar atrás deles na “sombra” do vento para esse senhor depois aparecer sorridente a cortar a meta em primeiro lugar. Na montanha não é bem assim, eu sei, mas numa etapa dessas, como na de hoje, nem tudo é montanha! Restam só os contra-relógios para mostrarem a sua verdadeira raça....

(Já perceberam, estou chateado, o meu FCP perdeu naquela taça não sei quantos, paciência!)

2 Comments:

At 12 agosto, 2007 21:55, Blogger jocasipe said...

começo pelo fim: SPORTING! pena do teu porto (ainda n percebi pk um alemão, meio alentejano é portista.... designios do destino, estasse a ver....). Quanto ao ciclismo discordo. Os ciclistas (como todos os desportistas) tem caracteristicas espefificas: Roladores, sprinters, trepadores. No meu "ciclismo" sou mais trepador, pois as minhas carateristicas fisicas permitem-me subir melhor que muitos, ao invés de rolar bem! Cada macaco no seu galho, e o ciclismo actual necessita de "aguadeiros e equipa para trabalho" para potenciar um vencedor. Não há volta a dar!
Seguindo: Como tudo na vida, há condutores e condutores.... Dos comboios, a questão deve ter a ver com a relação custo/operacionalidade, deduzindo (claro está. a componente ambiemtal....)

 
At 12 agosto, 2007 22:35, Blogger Zig said...

jocasipe:
Acho que já tinha dito aqui por várias vezes a razão de ser portista, embora pouco. Foi na final de Munique em que o FCP ganhou ao meu Bayern, e nessa altura mudei-me para os melhores, mas também para contrariar essa onda benfiquista e sportinguista!

É isso mesmo, ciclismo actual, muita gente e muito dinheiro envolvido, é uma questão de adaptação. Alguém como eu, que fez esses milhares de km quase sempre sozinho, não consegue imaginar esse cenário.

Por isso falei em "alguns" automobilistas....

Duvido que alguém faça uma inspecção ambiental a essas máquinas!

 

Enviar um comentário

<< Home