quarta-feira, 30 de maio de 2007

Endemol - Iniciativas

A Holanda é conhecida por proporcionar aos seus habitantes um estilo de vida bastante liberal. Há quem considera esta forma de estar inovador e avançada, mas pouca gente concorda com uma nova versão de “Reality Show” que está no ar durante esta semana neste país europeu. Produzido pela Endemol que em Portugal também está fortemente implantada, dá pelo nome “The Big Donor Show”. Transmitido por um canal privado de nome BNN, este show trata de doar, ou dar, um rim de uma mulher doente e em estado terminal a um de três pacientes que necessitam urgentemente um órgão desses. A própria doadora vai esta sexta-feira tomar essa decisão, após ouvir atentamente essas três pessoas mais familiares e amigos deles. E claro, tudo às claras, tudo para holandês ver!

Segundo um responsável dessa estação que existe há apenas cinco anos e cujo fundador também era uma pessoa que sofria de problemas nos rins, este programa pretende de uma forma original alertar para a falta de órgãos existentes no país e na Europa. Claro, e como não podia deixar de ser, esta maneira de “alertar” está a gerar fortes protestos no mundo inteiro, e não só na Europa. Para muitos este programa é apenas uma prova que as estações privadas não têm escrúpulos em explorar as pessoas só para ter um lucro fácil. Além disso, têm de inventar sempre programas novos, para manter as audiências. O meu veredicto: Simplesmente repugnante!

Por cá, e na nossa RTP, está nos écrans da televisão esta noite um novo e recomendável programa de nome “O Planeta Agradece”. Apresentado por Diogo Infante, em (infelizmente) apenas cinco minutos dão-se concelhos como viver melhor em sintonia com o planeta Terra. Serão 13 episódios, um por semana, sempre às 21.15 horas. A não perder!

Uma outra iniciativa não menos importante foi lançada pela EDP em conjunto com a Quercus, mas na internet. É um novo site que informa o seu visitante sobre como poupar energia e que tipo de electrodomésticos se deve comprar. Muito recomendável!

O site: www.topten.pt

2 Comments:

At 30 maio, 2007 22:06, Blogger RCataluna said...

Fico cada vez mais convencido que, em televisão, e não só, já se permite tudo e reage-se a isto com uma indiferença muito preocupante...

Abraço!

 
At 30 maio, 2007 23:29, Blogger Zig said...

rcataluna:
Programas como este são apenas "o ponta de lança", quando vier algo "menos" preocupante, ninguém liga. Depois, a espiral é sempre a subir, os show's estarão cada vez menos preocupados sobre quê falam, desde que dê lucro. Penso que é tudo estratégia! Tudo começou no Big Brother, lembram-se? Na altura muito falado, muito criticado, e hoje em dia esse tipo de programas está mais do que banal!

 

Enviar um comentário

<< Home