segunda-feira, 28 de maio de 2007

Greve (geral?)

Como os habituais leitores deste blog sabem, não tenho nada contra as greves porque são uma prova que a sociedade civil não acata com todas as decisões deste governo, além disso, é algo que mostra que Portugal é uma democracia. Mas, permitem-me deixar aqui alguns pensamentos sobre essa greve, e sobre quem a convocou.

O sindicato que convocou a greve geral na próxima quarta-feira é a CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores). O segundo maior sindicato, a UGT (União Geral de Trabalhadores), não vai aderir a essa greve geral, logo, a palavra geral não tem razões de existir. A palavra trabalhadores está nas duas siglas, mas parece que em primeiro lugar estão questões políticas. É que, a CGTP está ligada ao PC (Partido Comunista), Carvalho da Silva até já foi apontado como possível secretário geral desse partido político, e a UGT é considerada próxima do PS, por isso será mais do que natural que não se juntem à essa greve!

Tenho algumas reservas a esse tipo de sindicatos, embora sejam, para além do tribunal de trabalho, um dos poucos sítios onde um trabalhador, que se sente injustiçado, se possa dirigir. Tenho ainda em mente um episódio que se passou durante a minha estadia na BA11. Acho que já contei essa história aqui, mas nunca é demais repeti-la. A administração alemã queria aumentar os salários dos trabalhadores portugueses a seu cargo acima na tabela estabelecida porque acharam, e com razão, que os portugueses ganhavam muito pouco. Mas quem se opôs foram os sindicatos porque assim os “restantes” trabalhadores em todo o país podiam-se sentir injustiçados....

Bem, há pouco vi na Praça da República um outdoor dessa greve que incentivava os comerciantes a aderir também! Será que os sindicalistas não sabem, ou não entendem que há crise em quase todos os sectores, e ainda querem que os comerciantes fechem as suas lojas, mesmo se for só para um dia? Principalmente as lojas no centro histórico sentem essa crise, e a mais recente campanha do “obrigado” do governo também não ajuda! Deve ter sido um obrigado por permitirem a compra do V12 para o nosso PM....

Mas, por outro lado, entendo essa greve. O PM diz que o país está bem, sem o estar! Vemos os nossos vizinhos espanhóis a afastarem-se cada vez mais, economicamente falando, com preços para combustíveis e IVA mais baixos. Mesmo assim, julgo que a greve não terá a adesão desejada, além de mais, já estou à espera da habitual guerra dos números, com a CGTP a dizer que a greve teve 90% de participação e o governo a dizer que foram apenas 20....

8 Comments:

At 28 maio, 2007 22:35, Blogger jocasipe said...

EU FAÇO GREVE! Não tenho qualquer conotação politica, mas desta vez estão a queimar o pessoal todo! Nunca vi uma ofencisa destas! O povo português é agora um mero numero, acabaram as pessoas. Repugna-me esta politica! e é melhor ficar por aqui....

 
At 28 maio, 2007 23:28, Blogger Zig said...

jocasipe:
Estás coberto de razão, se eu fosse trabalhador por conta doutrem também aderia. Mas como trabalho por conta própria....

 
At 29 maio, 2007 00:32, Blogger Unknown said...

Eu, grevista me confesso!
Também vou fazer greve já que é a única forma pela qual posso expressar o meu descontetamento face a este tipo de política (ditadura mascarada)!!!

 
At 29 maio, 2007 00:35, Blogger Zig said...

trequita:
Força nisso!

Já agora, acertei no teu enigma?

bjs

 
At 29 maio, 2007 16:36, Anonymous Anónimo said...

O Representante da CGTP-Beja, vai estar esta tarde na radio pax (18.15) para oferecer a sua versão!

 
At 29 maio, 2007 17:39, Blogger Zig said...

Anónimo/a:
Obrigado pela info, mas aqui não há represálias, aqui não é necessário manter o anonimato, a não ser que você/tu seja/s professor....

 
At 29 maio, 2007 21:07, Blogger RCataluna said...

Tou exactamente como tu, trabalho por conta própria, mas se fosse por conta de outrém, nem hesitava...

Abraço!

 
At 29 maio, 2007 23:19, Blogger Zig said...

rcataluna:
Na Alemanha se diz: Só würde er sich ins eigene Fleisch schneiden, o que quer dizer traduzido, que assim ele se cortava na própria péle (carne), ou seja, só nos prejudicavamos a nós próprios!

 

Enviar um comentário

<< Home