terça-feira, 29 de maio de 2007

Sentença - Vizinho

Fiquei estupefacto quando ouvi uma notícia sobre uma certa sentença num tribunal algures no norte do país, dada nas rádios à hora de almoço. Um tipo (essa designação é algo leviana....) foi condenado a uma pena de sete anos e quatro meses por ter cometido crimes de foro sexual sobre quatro crianças menores, num dos quais violou uma rapariga de 13 anos. Sete anos para um crime desses é, por si só, muito pouco, sabendo-se da belíssima prática nas prisões em soltar tipos desses muito mais cedo por bom comportamento. Mas, o espertíssimo advogado desse tipo recorreu da sentença! Resultado: a pena foi reduzida em quase dois anos, e sabem porquê? Por ser diferente violar uma criança de seis ou sete anos do que uma rapariga de 13!!! Isso põe-me os cabelos em pé, estou muito revoltado com este caso! Aí é que se vê de quanto vale a (futura) vida de uma criança em Portugal!

Mas nem tudo está mal. Há dias falou-se de uma possibilidade em aumentar a idade em que um ser humano é considerado uma criança. Judicialmente alguém com menos de 16 anos é criança, essa idade poderá ser alterada para os 18. Falta só saber se essa alteração entra só “em vigor” para crimes cometidas contra esses jovens, ou também para quem comete crimes e tiver menos de 18 anos. É que, alguém com 17 anos e 11 meses sabe muito bem o que faz, tem a força de um adulto, mas poderia ser julgado como se fosse uma criança. Essa alteração terá, portanto, os seus lados positivos e negativos!

Vocês certamente já entenderam que gosto muito de dias internacionais ou europeus disto ou daquilo. Hoje é, imaginem-se só, o dia europeu do vizinho! Bem, se fosse há apenas algumas décadas, esse dia não teria razão de existir, já que a população vivia maioritariamente em aldeias onde toda a gente se conhecia. Hoje se vive em condomínios de n’ andares, e tenho a certeza que há casos em que uma pessoa não conhece o seu vizinho que mora ao seu lado há dez ou mais anos! Pois, no meu caso, durante o dia tenho inúmeros vizinhos que martelam, gritam, buzinam, mas também, trabalham. À noite é o completo inverso, tenho como vizinho apenas um cão fechado na sua box que de vez enquanto, preferencialmente de madrugada, se lembra de ladrar! Mas, se tudo correr como planeado, esta situação tem os seus dias contados!