sábado, 6 de janeiro de 2007

Pela Vida....

Decidi iniciar hoje a minha campanha bloguista para o referendo sobre a despenalização, o não, do aborto, que se realiza a 11 de Fevereiro próximo. Hoje, por várias razões. Aos fins-de-semana tenho mais tempo para escrever textos mais elaborados, e o Sábado é o dia em que escrevo no blog colectivo Taberna dos Inconformados. E claro, para iniciar a minha “escrita” num blog colectivo que é contra o aborto, pelo “Não” nesse referendo. O nome do blog é “Pela Vida”, endereço do qual já está disponível no sidebar do meu blog. Em soma, o texto seguinte está publicado em simultâneo aqui, na Taberna dos Inconformados e no Pela Vida.
____________________________________________________________

Antes de mais, saúdo todos os colaboradores, comentadores e leitores deste blog. Sendo essa a minha primeira postagem neste blog, começo por apresentar-me. O meu nome é Siegfried Albert Kraus, sou alemão de nascença mas vivo em Portugal há quase 24 anos, nomeadamente em Beja. Cheguei a Portugal pela mão da Força Aérea Alemã, à Base Aérea de Beja, que na altura estava ocupada por essa força militar europeia. Na altura da minha saída desse lugar, em 1987, decidi ficar-me por cá, e decidi fazer do meu passatempo a minha profissão, que mantenho até hoje, a da reparação de televisores.

Sou, portanto, de nacionalidade alemã, e não portuguesa. Facto esse que me impede de votar, excepto em eleições autárquicas e europeias. Logo, não posso votar no referendo do dia 11 de Fevereiro, facto esse que não me impede de falar da minha justiça sobre esse tão controverso assunto, que é o aborto. Tomo a liberdade em falar desse assunto nos vários blogues em que escrevo, para além deste, naturalmente, também no meu blog principal, que é o Blog do Zig, e na Taberna dos Inconformados. Tenho ainda outro blog, o Zig-Risos, blog esse, como indica o nome, é meramente humorístico e deixa de fora, de uma forma saudável, toda e qualquer política e as dificuldades habituais do dia a dia.

Quem me conhece, e felizmente são muitos, sabe que não gosto de gerar ondas nem de ser polémico. Gosto e quero estar bem com toda a gente, sou mesmo assim desde que me conheço. A minha profissão liberal naturalmente também tem a ver com essa minha forma de viver, lidero com muitas pessoas, e as pessoas são o meu sustento, são meus clientes. Por isso, vou aqui defender a minha bandeira de uma forma pessoal, descrevê-la de uma forma ligeira, mas sentida e com convicção.

Sou pela vida, e o nome deste blog assenta-me nem uma luva. Gosto de todas as formas de vida, a começar pelo mais pequeno pedaço de erva que por vezes tenho que arrancar frente à minha oficina, por pena minha. Não consigo ver árvores a serem cortados, ou limpos, como por vezes chamam a certas barbaridades feitas a esses seres vivos estáticos. Houve mesmo em tempos um senhor que trabalhava na câmara de Beja, nessas limpezas de árvores, que ao ver a minha aproximação ao local do “crime” disparava logo afirmando que não vão “devorar” muitos ramos!

A etapa seguinte na (minha) escala da vida, é a vida animal. Gosto de todo e qualquer animal, desde do mais pequeno insecto ao maior ser vivo, a baleia. Talvez por isso, uma das minhas principais actividades actualmente é ajudar na Associação Cantinho dos Animais de Beja. Temos mais de cem cães no nosso canil, fazemos o que podemos, com as dificuldades normais de uma associação dessas, com falta de tudo, de dinheiro e de voluntários com disponibilidade de tempo.

O post já vai longo, as minhas desculpas. Por isso, deixo as minhas opiniões sobre o aborto para uma próxima intervenção. A “escala maior” na vida, o ser humano, merece muito mais do que simples palavras num blog, mas é o que temos, é onde nos movimentamos melhor, pelo menos falando da minha pessoa. Não que eu não goste muito de falar, até pelo contrário, mas a minha actual situação na vida não me permite grandes voos. Vou talvez tentar ter alguma intervenção num debate promovido pela Cooperativa Cultural Alentejana (CCA), na próxima Sexta-feira, dia 12 de Janeiro, às 21 horas. Moderado por vários médicos e uma jurista da região, está a promover o “Sim” nesse referendo. Mas, pelas razões invocadas anteriormente, nem sei se vou ter coragem para falar, quem sou eu....

7 Comments:

At 06 janeiro, 2007 16:34, Blogger Moinante said...

Caro amigo zig , espero que não me tome por aborrecido , mas o que é facto é que o tema em questão me leva , mais uma vez , a comentar os seus posts ( este com toda a justiça , de cariz sério ). Antes de me pronunciar , queria lembrar que o aborto no nosso país ( " seu também " ), já é regulamentado . Actualmente, a lei em vigor, prevê ou permite o aborto até às 10 semanas em 3 situações específicas: violação, deficiência grave do feto ou perigo de vida para a mãe.
É claro que como Humano e ser vivo ,sou a favor da vida , mas no meu juízo corro o risco de ser controverso ( espero desde já que me tente compreender ).A lei permite , mas infelizmente não acompanha as necessidades ( em termos de assistência social ) , conforme pode constatar nas mais diversas noticias que nos assola na comunicação social .
O que pretendo com este meu discurso é simplesmente defender os nados da incapacidade dos pais ou outros , por próximidade .
Não há direito e não é de todo compreensível que um " pai " ou uma " mãe " injurie ou aniquile uma criança , por incompetência , doença mental ou seja lá o que for ... Isso tem de ser detectado , pelos médicos e assistentes sociais , logo no inicio da gravidez . Mas , como todos sabemos , Portugal anda ao ralenti em quase todas as questões que implica o dever do Estado ... E depois , o que é preferível ?? Fazer o funeral devido ás incompetências ou infelizmente ser mais " justo " ??
Só sou a favor de um ligeiro alargamento do prazo , para dar um pouco mais de tempo à análise dos que devem ... trabalhar para prever e evitar .
Simplesmente isto , nada mais .

 
At 06 janeiro, 2007 19:34, Blogger Unknown said...

Também sou pela vida, mas neste caso a liberdade de escolha sobrepõe-se a tudo (a meu ver é claro!)
Penso que devemos ter o direito a decidir se queremos ter um filho ou não. Penso ainda que quem é contra o aborto nunca o será obrigado a fazer!
Como tal soupela liberalização em todos os aspectos...

 
At 06 janeiro, 2007 23:15, Blogger Zig said...

moinante:
Podes comentar sempre quando quiseres, estás à vontade. Desculpa tratar-te por tu, sou assim....

Certo, penso que 12 semanas seria o ideal. É que há muitos casos em que esse prazo é impossível de cumprir, e o tempo passa, certos resultados de análizes demoram por vezes demasiado tempo.

A minha proposta nesta questão também vai neste sentido, para além de uma ideia algo revolucionária, que claro, e como muito bem dizes, em Portugal seria quase impossível de realizar. Nos meus futuros post's falarei nisso.

trequita:
Claro, amiga, todos somos a favor da vida, pelo menos toda a gente no seu juízo normal.

Agora, aquanto à liberalização total, penso que nem toda a gente, que faz um aborto, o quer fazer. São muitas vezes obrigadas para o fazer. Tal como disse ao moinante, tenho muitas ideias e muitas propostas. Vão ver....

 
At 07 janeiro, 2007 01:18, Anonymous Anónimo said...

Eu que sou pela vida mas que alinho a 100% pelo prisma da Trequita devo fazer-te uma pergunta, meu amigo Zig.
És pela vida sem qualquer cedências quer seja dum exemplar do Homen Sapiens ou qualquer outra forma de ser vivo neste planeta!
Então tomemos o seguinte caso: Um animal em vias de extinção devora uma planta da qual se alimenta como único alimento que o seu organismo tolera e que por sua vez é a último exemplar vegetal daquela espécie conhecido à superficie da Terra. O que farias? Matarias ou enxotarias o animal condenando-o a morrer à fome, salvando a planta,ou deixarias o animal comer a planta sabendo que ela poderia não regenerar a ponto de ser fonte de alimento permanente, acabando assim exterminando os dois?
Ora espero um resposta tua Zig como de costume bem elaborada.

 
At 07 janeiro, 2007 02:31, Blogger Zig said...

contraciclo:
Lá estás tu! Embora que seja uma situação totalmente inventada e impossível, ainda por cima à esta hora avançada da noite, mas aqui vai: Estamos no século 21. Logo, as plantas podem ser clonados, certo? E logo, tudo vive...ehehe!

 
At 12 janeiro, 2007 16:45, Anonymous Anónimo said...

Sou pelo Sim mas isso até não interessa. O que acho é que não pode continuar como está e o Não é para manter a situação actual: o aborto apenas é ilegal no papel uma vez que há casas onde os fazem, sabe-se e publicita-se. O quer dizer "Clínica XYZ - Enfª Parteira Fulana de Tal"? Acho que qq pessoa sabe o que se pratica num consultório deste tipo e não se actua! É o mesmo que abrir um quiosque nas Portas de Mértola e vender droga. Se o Não vencer não pode ser como aconteceu há uns anos atrás, não se pode manter este cinismo de pensar que se for proibido fazem-se menos abortos.

 
At 12 janeiro, 2007 18:06, Blogger Zig said...

Anónimo:
Cada um tem os seus argumentos, o meu é do mais simples que há, pela vida. Agora, muitos países onde o aborto é legal há curiosamente abortos ilegais também! Curioso, não é? É que, num aborto legal, fica-se a saber quem é que abortou. Qual sigilo, qual carapuça. Isto dos abortos tem muitas faces....

Além disso, não sei por que raio de razão ultimamente tenho aqui tantos anónimos! Se forem pelo sim ou pelo não, tanto me faz! Não vêm para aqui fazer nenhum aborto, pois não??????

 

Enviar um comentário

<< Home