domingo, 31 de dezembro de 2006

Um balanço do ano....


O ano de 2006 chegou ao fim! Tal como todos os anos, houve aspectos bons e menos bons. Chegou a hora para fazer um balanço, um resumo desse ano que passou.

Vou dividir o meu balanço em várias categorias:
Facto internacional positivo e negativo
Facto nacional positivo e negativo
Facto regional positivo e negativo
Facto pessoal positivo e negativo
Melhor e pior programa televisivo
Melhor e pior publicidade
Personalidade positiva e negativa do ano

Muitos assuntos e um longo post, portanto! Mas um final de um ano merece ser tratado de forma devida! As opiniões são meramente pessoais, vocês estão livres de me criticar ou aplaudir, ou então, de acrescentar mais factos.

Facto internacional positivo:


Foto daqui

É uma escolha difícil, porque o que nos chega de fora normalmente são notícias sobre guerras ou desastres naturais. Em minha opinião, o facto positivo foi a eleição do novo Papa, de Bento XVI, do alemão Josef Ratzinger. Por duas razões. Primeiro, porque é muito difícil para seja quem for substituir o fabuloso João Paulo II, que foi sem dúvida um dos melhores Papas de sempre. Penso que se fez uma boa escolha, mesmo depois da polémica gerada depois das palavras dele em Regensburg. A segunda razão é simples. Foi o “meu” Bispo durante muitos anos, visitou a minha Paróquia várias vezes, e no âmbito da convivência que tivemos no grupo católico “Kolping” também contactámos várias vezes com ele. Tive sempre uma boa impressão dele, um homem simples e simpático! Resumindo, e justificando essa minha escolha, e por não escolher o novo Papa como figura do ano, é tudo o que se falou antes, durante e depois dessa eleição. Um longo período nos TV’s onde não se falou de desgraças....

Facto internacional negativo:


Foto daqui

Só podia ser esse, as guerras! A insegurança! A violência em geral e como ela nos chega de uma forma gratuita casa dentro diariamente pelo pequeno écran! À frente de tudo, a guerra em que se confrontaram o estado de Israel e o movimento do Hezbollah. Terá sido mesmo necessária uma reacção dessas só porque foram raptados dois soldados israelitas? Claro que não, foi apenas um pretexto. Israel tem as costas quentes com o apoio do Cowboy Bush, além disso, sabiam perfeitamente que só podiam ganhar essa guerra com todo esse poderio militar que têm. Mas os árabes também não são santos. Há muitos que querem a destruição de Israel, à frente de todos, o Irão. Para muitos uma vida humana não vale nada, como se vê nos ataques terroristas diárias no Iraque. Claro, o que eu digo aqui não tem valor nenhum, mas sou pela paz, contra qualquer tipo de violência!

Facto nacional positivo:


Foto daqui

De novo, uma escolha difícil. Não apenas porque o que se ouve são quase só assuntos negativos, a crise também não ajuda, e porque falar mal e sempre mais fácil do que falar “bem”. A minha escolha vai para o espírito de solidariedade dos portugueses. Mesmo com o cinto cada vez mais apertado, a população do nosso país dispensa sempre algum dinheiro para causas nobres. Para começar, na nossa associação dos cães abandonados. São inúmeras as pessoas que nos ajudam! Sem elas não poderíamos existir. A nível nacional também tem havido muitas causas nobres, como uma colecta em favor das vítimas do Tsunami na Ásia (no ano passado), as angariações de fundos que se faz em favor de instituições várias como a AMI, a Fundação do Gil ou então, o simples gesto de juntas as tampinhas das garrafas de plástico para ajudar pessoas com deficiência motor. Somos um país solidário, ou não?

Facto nacional negativo:


Foto daqui

Tal como digo, é fácil de criticar. A nível nacional, o maior alvo das críticas tem sido, para variar, o governo português, encabeçado por José Sócrates. Muito se tem falado e escrito sobre esse governo, também o tenho feito aqui, pode se estar de acordo ou não com as políticas, e claro, depende sempre da cor de cada um. Misturando tudo, metendo tudo num copo de água, o que nada logo à vista é a dita lei da segurança social. Chamaram-lhe uma reforma! Não sei onde, fica quase tudo na mesma! Não mudou nada, os contribuintes de hoje pagam as reformas dos reformados de hoje, um trabalhador que desconta não sabe que valor vai ter como reforma, nem SE vai ter reforma um dia quando pretender descansar de uma vida de trabalho. Daqui a alguns anos vai se saber, mas eu digo já hoje: hipotecaram o nosso futuro....

Facto regional positivo:


Foto daqui

Estamos no Alentejo. Só por si, em meu ver, é uma benção. Temos um bom clima, boa gente e boa comida. Falo algumas vezes com gentes de fora que me confirmam essa minha opinião. Temos alguma qualidade de vida, mesmo com as dificuldades conhecidas. O meu facto positivo prende-se precisamente com essa qualidade de vida, a vida cultural: o Cine Teatro Pax Julia. Embora já inaugurado em 2005, foi este ano em que essa aposta se afirmou. Neste momento a população de Beja já não tem razão quando afirma que em Beja não se passa nada! Basta seguir a programação, há espectáculos para todos os gostos. Este ano esta casa teve vinte mil visitas, um número assinalável para a nossa região! O meu coro também beneficiou com esta casa, e connosco a população de Beja. Já lá cantámos por três vezes, duas este ano. O concerto de Natal foi mesmo espectacular, facto esse, claro, contribuiu, e muito, para essa minha escolha....

Facto regional negativo:


Foto daqui

Escolhi um assunto raramente criticado na nosso cidade, não sei muito bem porquê! Ou sou só eu a reparar nisso ou sou apenas esquisito. Faço diariamente muitos quilómetros dentro do perímetro da cidade de Beja, e o que muitas vezes critico, é o estado das ruas, o seu mau pavimento. Tirando a zona da Mira Serra até ao Modelo, o estado do piso das nossas ruas deixa muito a desejar! A zona pior é mesmo aquela que se situa à norte do Jardim Público. Os pedregulhos são uma forma barata de construir ruas, mas os carros não gostam nada deles, principalmente as suspensões. Conhecendo outras cidades no país, a nossa fica muito mal na fotografia. E para agravar, muitas vezes são feitas pequenas obras no subsolo das ruas, que levam tempo sem fim a serem tapados. O pior exemplo neste momento está frente ao novo supermercado Plus, já foi inaugurado faz tempo, mas os buracos continuam lá. Agora digo eu: o dinheirão (mal) gasto no programa Polis não podia também ter sido utilizado no melhoramento do pavimento das nossas ruas???

Facto pessoal positivo:
Blog do Zig

Ou se não fosse eu! Este blog é a minha caixinha de pensamentos, um diário digital. Porque não? É uma forma de desabafar. Sim, é esse o facto positivo, o meu blog. Tem tido ultimamente um volume de visitas por mim totalmente inesperado. Gosto de escrever aqui, gosto de divertir os “meus” visitantes, também com o meu segundo blog, o Zig-risos. Há muita gente na rua que me felicitam pelo blog, pela maneira simples que escrevo. Claro, o meu português só pode ser simples, sou alemão. Tal como disse, gosto de desabafar, e por vezes dou em mim a ler o meu próprio blog. A ler postagens passadas, é que já lá vão largas centenas....

Facto pessoal negativo:


Foto daqui

Não, não vou falar da minha vida sentimental. Já falei dela aqui demasiadas vezes, já chega. Tal como costumo dizer, gosto de ver pessoas felizes, gosto ver quando alguém atingiu essa felicidade. A minha logo aparece, tenho toooooooodo o tempo do mundo, como canta alguém. Bem, voltando ao facto negativo pessoal, o que mais me irrita ultimamente é que estou cheio de trabalho e não consigo dar vazão. Não consigo cumprir o prometido, não consigo satisfazer as pressas dos meus clientes. Não gosto nem consigo mentir, e em vez de dizer que me falta uma peça para reparar o aparelho, digo a verdade, digo que ainda não lhe toquei! Por outro lado, tenho perdido muitos clientes assim, mas também em nem lhes aceitar o aparelho para reparação, por não poder cumprir os prazos. É uma espiral sem fim, por vezes recebo um cliente com má cara, por cansaço ou por ter tido uma má experiência com um cliente anterior. Não posso meter um empregado, porque com os valores que se levam hoje em dia nas reparações não dá para empregar alguém. Tenho muito trabalho, graças a Deus, mas quando for demais, torna-se negativo....

Melhor programa televisivo:


Foto RTP

Como sabem, ou talvez não, vejo maioritariamente o canal público, a RTP1. Gosto da Praça da Alegria de manhã, o Portugal no Coração à tarde e dos concursos à noite. Não que eu esteja sempre a ver, também trabalho, mas tenho sempre um TV a trabalhar, como neste momento, em que estou a ver se um aparelho desses funciona correctamente. O meu programa favorito dá à noite, é o Um contra todos, muito bem “mestrado” por José Carlos Malato. Confesso, inicialmente não gostei muito dele nem do programa. Mas a forma simples, humorística e simpática como ele conduz o programa convenceu-me. Um concurso lúdico, que muitas vezes me faz esquecer de ver o noticiário na 2 às dez. Tem interesse do início ao fim, e mesmo não conseguindo destronar as telenovelas, tem grandes audiências!

Pior programa televisivo:


Foi-me impossível descobrir a fonte da foto....

Certamente já conseguem imaginar! São as telenovelas. Não só uma em especial, são quase todas na sua generalidade. Algumas então, como os Morangos com Açúcar ou a Floribela, são estúpidas até dizer que chega. O espectador não aprende absolutamente nada com elas, até por contrário, perde lucidez e interesse por coisas que realmente contam, como por exemplo, o enriquecimento cultural. No topo, claro, a TVI. Costumo dizer que os actores são como um grande baralho de cartas, antes de cada novela são distribuídas essas cartas, tu para ali, tu para aquela etc. As histórias são sempre as mesmas, há um vilão ou uma vilã, uma coitadinha, uns putos aos saltos nos sofás, uma mãe atrapalhada, um pai mulherengo, uma professora má, uma mulher da vida, um bar etc. etc. etc....

Melhor publicidade:


Foto daqui

Não, não é aquela da menina do gás. Não é o meu tipo, e mesmo se fosse, não gosto dessa. Tanto na TV, nas rádios ou em Outdoors, gosto de publicidade informativa e inteligente. Mas também não digo que não a uma publicidade com humor. Embora já bastante batidos, gosto daquela que os Gato Fedorento estão a fazer para a PT. Por vezes nem entendo sobre o quê é que estão a falar, porque estou demasiadamente entretido com as bacoradas deles. Ficaram frases como: Sabes, sabes.... então, cala-te! Podem não gostar, mas eu gosto....

Pior publicidade:

Foto daqui

Toda e qualquer publicidade envolvendo sentidos ditos básicos, como o sexo! Sim, digo isso assim, sem rodeios. É que há produtos más que só vendem com uma menina à frente ou com um jovem aloirado e de peito aberto. Detesto. Como aquela do carro da marca .... cujos condutores conseguem sempre o que querem. Reprovável. Mas para mim, a pior delas todas, é aquela de um operador móvel que se passa no Polo Norte. Com árvores (!), tal como ele é. Gente, tal como digo, de peito à vista e com bonitas pernas ao léu (não que eu não goste de ver essas coisas, femininas, claro, mas em publicidades, não!), depois vem essa voz de chico esperto, uma voz do tipo se não compras és parvo, a anunciar os vários modelos à venda. Dispenso!

Personalidade positiva do ano:


Foto (algo antiga....) daqui

Mais uma vez, uma escolha difícil. Podia escolher vários, prémios Nobel, actores que gosto, ou até políticos, também há bons, mas poucos. Mas vou fazer uma escolha pessoal. Poucos de vocês o conhecem, pessoalmente ainda muito menos. Escolho o maestro do meu coro, o Dr. Pedro Vasconcelos. Por motivos vários. Em primeiro lugar, pela longa existência do nosso coro, do qual ele é o fundador. Não é fácil unir gente em redor do cante durante 25 anos! É um facto sem discussão, é um mérito só dele. Depois, pela maneira excelente como ele consegue conduzir cada ensaio, cada concerto. Tem uma personalidade forte, mas também muito profissional. (Quase) Sempre bem disposto, é um gosto cantar assim. Por último, pela sensibilidade musical. Não é fácil fazer música quando a profissão é outra. Requer muita disponibilidade, muita dedicação. Nem imagino o tempo dispensado para pensar e escrever todas as partituras para o nosso concerto de Natal. Um homem com H grande, um exemplo!

Personalidade negativa do ano:


Nem vale a pena descobrir a fonte dessa foto....

Não podia ser outro, o Cowboy Bush. Primeiro, pela forma manhosa como ganhou as eleições no seu próprio país, onde nem sequer recebeu o maior número de votos, tanto quanto me lembro! Depois pela maneira como aparece no écran, parece um macaco fugido da sua jaula. Burro que nem uma porta, necessita de aconselhamento até para ir à casa de banho. Não, não gosto nada dele. Inicialmente até sentia alguma simpatia por ele, mas já nada, mesmo nada resta dela. Quer ser dono do mundo, todos os meios servem. Não paga à ONU, não assinou o protocolo de Kioto, mantém os preços do crude em alta para depois usufruir das reservas enormes que tem no seu país quando secarem os poços nas arábias. Para piorar, as guerras. A indústria do armamento e a constante necessidade da tecnologia americana em se afirmar no mundo. Tudo somado, não sei quem é que é pior, ele ou Hitler....

E pronto, foi o meu post mais longo até hoje. Espero terem tido paciência para o ler. Com todos esses pontos positivos e negativos, espero que tenham umas boas saídas do ano velho e umas melhoras entradas!
Um bom ano de

6 Comments:

At 31 dezembro, 2006 16:37, Blogger Unknown said...

Que em 2007 concretizes todos os teus sonhos, nas companhia de todos os que amas.
Beijinho
Feliz 2007

 
At 31 dezembro, 2006 17:59, Anonymous Anónimo said...

Mas negativo mesmo mesmo negativo é que a floribela vai continuar em 2007. Socoooooooooooorro! Bom ano, apesar das floribelas

 
At 31 dezembro, 2006 19:34, Blogger Unknown said...

Interessante analise de 2006!

Feliz 2007 com tudo o que Zig merece!

Abraço!

 
At 31 dezembro, 2006 23:30, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Igualmente, amiga, igualmente! Anima-te!

Beijinho grande!!!

minarete:
Temos de os gramar. O mais engraçado são aquelas máquinas de karaoke à entrada dos hipermercados. É para ver quem é que canta ainda pior do que ela!

o restaurador:
Deu-me cá um trabalhão....

Se 10% daquilo que a gente deseja se tornar realidade já não é nada mal. É que, dos dozedesejosmaniadetodososanosquejánãovejonemoiço (lol)do ano passado nenhum se realizou....

 
At 03 janeiro, 2007 00:32, Blogger RCataluna said...

Interessante análise, meu caro!

Abraço!

 
At 03 janeiro, 2007 00:42, Blogger Zig said...

rcataluna:
Obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home