quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Património da Diocese de Beja - Pela Vida

Parece que a nossa cidade está na moda, pelo menos no que toca ao programa da RTP, o Portugal em Directo. Hoje falou-se novamente de Beja, pois, a mim me parece que fizeram as duas reportagens no mesmo dia, a de hoje e aquela sobre o novo centro comercial. Não há problema, quando mais se falar da capital do Baixo Alentejo, melhor! O tema de hoje foi a possível venda de património da Diocese de Beja, que aliás já foi capa no jornal Correio do Alentejo. Pela voz do próprio Bispo se ficou a saber que a Diocese tem imóveis amais e pretende vender alguns. Situados maioritariamente no centro histórico de Beja, estão em mau estado, pelo menos aqueles que não são utilizados. O resultado da venda serviria para melhorar os edifícios que albergam os serviços da Diocese, que necessitam de obras. Muito bem. Não sabia é que o edifício que actualmente é utilizada pela GNR, o prédio vulgarmente conhecido como Magistério, também pertence à Diocese. Será que o vão vender e pôr essa força militar na rua....

Vocês sabem quanto é que vai custar essa pergunta em referendo no dia 11 de Fevereiro que vai fazer com que fica tudo diferente no que toca a comparação entre os dois estados ibéricos para ficar tudo igual? Confusos? Sim, também eu. Falo, claro, do referendo sobre a despenalização do aborto. NUNCA podemos dizer referendo do aborto, falando em causa do Não, na qual eu me incluo, porque é uma despenalização e não uma autorização. Onde é que está a diferença não sei. Mas pronto. Pois, esse referendo vai custar 10 milhões de Euros, muito dinheiro, portanto. E para ficar tudo diferente para no fim ser tudo igual. Passo a explicar. Na nossa vizinha Espanha, a lei é a mesma como cá actualmente, portanto, aborto só até 10 semanas de gravidez em casos especiais e devidamente autorizado. Mas, existe em cada lugar devido um papelinho, um documento que é assinada por uma grávida, muitas vezes sem o ler, para autorizar esse aborto. É uma declaração que diz que uma criança causaria graves prejuízos à futura mãe! Logo, o aborto é autorizado. Qual lei, qual carapuça. Existe apenas no papel, na prática o aborto existe. Pronto, a 11 de Fevereiro, como quase de certeza o sim vai ganhar, tudo vai ficar diferente no nosso país à beira-mar plantado, para no fim ficar tudo igual.

A partir do próximo fim-de-semana vou começar a escrever num Blog que apoia o Não. Sendo impossível para mim exercer o direito cívico, que é o voto, encontrei nessa forma a melhor maneira para fazer campanha. Para conhecer esse blog, que dá pelo nome “Pela Vida”, cliquar aqui.

Obrigado.

17 Comments:

At 04 janeiro, 2007 00:15, Anonymous Anónimo said...

No que toca à Brigada de Trânsito, existe um edifício novinho em folha pronto a estrear sito em Beringel no alto dos moínhos com acesso projectado à futura auto estrada, ou IP8 que passará a Norte da localidade. O edificio está dotado de todas as estruturas e dispositivos para sediar a corporação da Região e por isso não será obstáculo à venda do edifício da Diocese a quem tiver interessado em adquirir (?) a construção.
No que toca ao pormenor que concerne ao aborto, ao sim ou ao não, é uma questão de consciência e de conceito científico.
Em tese poderemos levar os fundamentalismos de parte a parte desde o considerar o aborto válido até aos 9 meses, visto sob um prisma, e considerar sob o ponto de vista oposto que qualquer espermatozoide e óvulo é uma vida em potencia e considerar a masturbação, o celibato ou os anticoncepcitivos como passíveis de ser considerados de crime.
A partir de que momento é que se pode dizer que há vida? E se a lei diz que é 10 ou 12 semanas, um aborto feito antes desse limite de tempo é legal, mas se passar um minuto da meia noite e o feto tiver por exemplo 12 semanas e um minuto, já é crime?
São este tipo de questões que tem de ser bem ponderadas para se establecer uma solução aceitável e moralmente neutra.
A vida Humana é valiosa, mas não é um bem absoluto. Se assim fosse, não teriam enforcado o Sadam por causa da morte de 120 pessoas ocorridas há quase vinte anos, quando ás órdens do senhor Bush, toda uma caravana com 400 refugiados de guerra foram massacrados pela forças do States sob a suspeita do ex ditador estar com eles em fuga para a Síria aquando da recente invasão Americana.
Houvesse um valor igual, teriam só por este crime de ter enforcado o Bush 3 vezes e meia, só para manter a proporção Crime / Castigo.

 
At 04 janeiro, 2007 01:27, Blogger Zig said...

Contraciclo:
Tu e os teus longos comentários, mas aqui vai.

Bem, pensei que esse edifício em Beringel já estivesse ocupado pela GNR....

Aborto. Pois, o quê é que é uma vida? Uma questão técnica, não creio. A vida começa logo no primeiro segundo, quando a vida nasce, ou seja, quando o óvulo for fecundado. Não é pela questão técnica em si, mas pela esperança que possa daí nascer um ser vivo. Agora, comparar esta questão com o enforcamento de Saddam Hussein acho exagerado. Estou, como a maior parte das pessoas, contra a pena de morte, mas claro, esse ditador tem que pagar pelo que fez. Logo, a pena acertada seria prisão perpétua. E vais ver, a hora do Cowboy Bush também chegará, assim espero....

 
At 04 janeiro, 2007 12:13, Blogger Francisco said...

Tenho pena de saber que és pró-prisão. É isso que vai ser referendado, e como és um humanista, pensei que te preocupasse a questão da saúde pública e o direito das mulheres à sua dignidade.
Mas estás no teu direito, e certamente já pesaste a tua decisão e saberás argumentá-la aqui e no blog de extrema-direita onde vais escrever.
Fico, então, à espera dos teus textos sobre o assunto.
Um abraço.

 
At 04 janeiro, 2007 12:33, Blogger Zig said...

chico:
É precisamente isso que eu quero evitar, o extremar de posições. Tu não podes meter toda a gente no mesmo saco, os que estão pelo não, de os chamar de estrema direita, só porque são pela vida. Talvez a minha posição seja um pouco facilitada, já que não posso votar. Tenho opiniões, sugestões a indicar de como resolver esse problema. Não se pode funilar essa questão apenas no aspecto da prisão. Sábado há mais!

 
At 04 janeiro, 2007 14:01, Blogger Francisco said...

Zig:
Não quero afunilar a questão, e muito menos "meter tudo no mesmo saco". Nem tão pouco catalogar de extremistas de direita todos os apoiantes do "não".
É precisamente porque me parece que não és de extrema-direita, que fico surpreendido quando aceitas fazer parte de um blog cujos objectivos vão para além da "defesa da vida". As pessoas que lá escrevem têm uma "agenda" mais ampla, sendo a tal "defesa da vida" apenas um argumento para darem a mostrar outras coisas.
Se tens dúvidas, dá lá uma espreitadela aos blogs dos colaboradores, para ficares com uma ideia do "calibre" dos teus companheiros de luta...
É óbvio que tu escrveves onde muito bem entenderes, o que muito bem entenderes, sobre o que tu quiseres. És livre de o fazer, felizmente.
Como te disse, estou à espera dos teus textos, pois tenho interesse em lê-los.
Agora, é mesmo porque não quero rotular-te de uma coisa que sei que não és, como não serão a esmagadora maioria dos apoiantes do "não", que fiz aquele comentário.
Venham de lá essas opiniões e sugestões.

 
At 04 janeiro, 2007 14:51, Blogger Zig said...

chico:
Certo. Mas um blog colectivo é mais do que isso. São opiniões de várias pessoas, que são livres de o fazer, e alguém como eu que quer escrever nesse blog não vai querer ficar no mesmo rótulo de alguém que defende ideias mais radicais, se houver pessoas assim.

O que me levou a escrever nesse blog foi porque um amigo bloguista faz parte dele, que é o restaurador. Ainda não visitei os sites dos outros colaboradores desse blog, logo o faço.

 
At 04 janeiro, 2007 15:15, Blogger Francisco said...

Ok, Zig.
Mal estávamos nós se não fosses livre de escreveres onde quisesses.
Ainda que eu não me metesse no mesmo barco desses indivíduos, não te critico por isso.
É um blog colectivo? Pois é, eu nunca disse que não era.
É, de facto, um colectivo com características muito particulares...

Chega-lhe, homem. Venham daí as tuas opiniões.

 
At 04 janeiro, 2007 16:28, Blogger Unknown said...

em relação à GNR, não sei para onde vão, apenas sei que para o grande mamaracho construído emBeringel vai a brigada de trânsito (pelo menos foi isso que me disseram!)

Quanto ao referendo da despenalização do aborto não poderia estar mais afastada da tua opinião... eu sou pelo sim à despenalização!
Vamos ver o que acontece :)

 
At 04 janeiro, 2007 16:48, Blogger Zig said...

chico:
Não vou postar muitas vezes nesse blog, claro, porque estou muito ocupado. Nem quero arranjar inimigos, é isso que actualmente menos me faz falta. Vou, claro, defender a minha bandeira, e, claro, respeitar todas as outras opiniões.

trequita:
Dessa não sabia, que em Beringel vai ficar a BT da GNR. Até acho muito bem, fica mais perto do lugar da actuação deles, que é a estrada, e é uma boa "ocupação" desse mostro de betão!

Não há problema, do lema todos diferentes, todos iguais. Nunca foi a minha intenção, tal como disse ao chico, de criar problemas, ou melhor, inimizades. Respeito a tua opinião, tal como a dele.

Um beijinho de amizade :)

 
At 04 janeiro, 2007 17:17, Blogger O Chaparro said...

passei de fugida pra desejar um bom ano novo.
tou a por a escrita em dia.
abraço

 
At 04 janeiro, 2007 17:44, Blogger Zig said...

o chaparro:
Obrigado, igualmente!

Aqui tens muito para ler....

 
At 05 janeiro, 2007 00:21, Anonymous Anónimo said...

Ora muito bem!
O que eu dou por uma boa discussão. Os meus comentários são longos porque gosto de fundamentar os raciocínio. Eu estou do mesmo lado da Trequita: a despenalização. E quando fui buscar o caso do Sadam fi-lo com toda a intenção, e a propósito do argumento pro-vida. Não entro no jogo da demonização do Sadam pois ele é tão mau como todos os outros, e os que o derrubaram foram os mesmos que o criaram e só por ai deviam ter tido mais respeito pela sua obra: Sadam foi um filho dos interesses americanos enquanto estes tiveram conveniência. Só queria referir que quando se é pro-vida, é-se pro-vida em todas as circunstancias.

 
At 05 janeiro, 2007 00:32, Blogger Zig said...

contraciclo:
Certo amigo! Esses sim, devim de ser metidos os dois no mesmo saco: Saddam Hussein e Cowboy Bush. A seguir, bater no saco, acerta-se sempre na pessoa certa....

 
At 05 janeiro, 2007 22:05, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig
A propósito do aborto vou citar:
INDICE NACIONAL TERAPÊUTICO, Edição 2005 (já atrasada, pois entretanto devem ter sido aceites pelo INFARMED mais alguns)
GRUPO 8 - HORMONAS E MEDICAMENTOS USADOS NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS ENDÓCRINAS
CAP 8.5 - HORMONAS SEXUAIS
8.5.1.2 - Anticoncepcionais (Pág. 1198 a 1219)

22 PÁGINAS!!!!!!!!!!, será que não chega???

(obviamente cada uma sabe de si!!!)

Tudo de BOM para 2007
Ana Cristina

 
At 05 janeiro, 2007 22:26, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
Muito bem, mas desculpe a minha (santa) ignorância, e sem segundas intenções: Você é pelo Sim ou pelo Não?

Um bom ano para si também!

 
At 06 janeiro, 2007 10:54, Anonymous Anónimo said...

Hahahahahahah Oh zig...Essa tirada do saco de pancada é o máximo.....lolololole relol :D

 
At 06 janeiro, 2007 15:16, Blogger Zig said...

contraciclo:
Neste saco ainda cabe mais gente: O Bin Laden, o Blair etc....

 

Enviar um comentário

<< Home