sábado, 13 de janeiro de 2007

Casa arrombada....

Depois de casa arrombada, trancas à porta. Este velho ditado português assenta nem uma luva às intenções anunciadas por Nuno Severiano Teixeira, ministro da defesa do governo de Sócrates. Segundo ele, na costa vai ser montado um novo sistema de comunicações de socorro, um helicóptero vai ficar estacionado em Ovar com operacionalidade durante as 24 horas do dia, além de quatro embarcações de socorro que vão patrulhar o mares portugueses. Porquê só agora? Tinham que morrer seis pescadores frente à praia da Nazaré para alguém se mexer? Parece que sim! Portugal era mesmo o único país europeu sem um sistema de alerta de naufrágio accionado por GPS.

Esse aparelho, já obrigatório nos barcos de pesca há muitos anos, comunica automaticamente ao satélite dessa rede global quando detecta um ângulo superior ao permitido dentro do navio em relação ao mar, ou então, quando apanha água. Esse equipamento funcionou no barco em questão, e o sinal foi “apanhado” na França. Embora levasse poucos segundos até os autoridades portugueses fossem alertados, mas algo falhou depois. O helicóptero levou o seu tempo, tempo à mais. Os meios terrestres chamados de imediato ao local estavam muito mal equipados. “Wrong place, wrong time, diriam os ingleses. Espero que casos desses pertencem agora ao passado!

O Dakar tem hoje o seu merecido dia de descanso. Dá para recarregar baterias e reparar o material após sete desgastantes etapas, duas em Portugal e cinco no continente africano. Ontem houve um caso estranho que envolveu o nosso Carlos Sousa. Terá ele abandonado deliberadamente o seu navegador no meio do deserto? O certo que ele chegou muito atrasado à meta após ter ficado atascado na areia e alegadamente ter “perdido” o seu companheiro de viajem. A verdade talvez nunca se saberá, só eles o podem esclarecer. Bem, com essa trapalhada toda o piloto português caiu de 3º ao 9º lugar a mais de duas horas e meia do primeiro! Em motos Helder Rodrigues continua a dar cartas. Foi 10º na etapa e é o 8º da geral, a apenas cinco minutos do 6º! Amanhã há mais!