domingo, 17 de setembro de 2006

Histórias da minha Vida I

Domingo é dia de descanso, dia de reflexão. É um dia em que tenho mais tempo para pensar na vida, vida essa, que não tem sido lá muito boa para mim. Certo, cada um é obreiro da sua vida, da sua sorte. A ver vamos, o futuro está logo aí à esquina.

Vou começar hoje aqui uma nova rubrica, já tinha “ameaçado” várias vezes com ela, as histórias da minha vida. Histórias engraçadas, pois então! Tristezas não pagam dívidas, diz o povo, e bem.

Hoje, e para começar, vou falar da minha infância na Alemanha. Nasci perto de Estugarda, numa terra chamada Uhingen, num apartamento que era um sótão que abanava todo quando havia vento (Não me lembro disso, claro, foi o meu pai que me contou!). O meu pai é da Baviera, foi viver para essa região, primeiro trabalhando num armazém de munições americano, depois como pedreiro e finalmente como condutor de camiões TIR, profissão que manteve muitos anos. Facto esse que teve grande influência na minha infância e na minha vida futura. A minha mãe era oriunda o que é hoje a República Checa. Nasceu numa região, na altura alemã, de nome Sudeten. Era uma refugiada, juntamente com mais quatro irmãos. Foram expulsos dessa região depois da segunda guerra mundial, não pelos russos, mas sim, pelos checos! Coisas da vida. A minha mãe tivera antes de mim uma rapariga, essa que foi curiosamente adoptada pelo meu tio, irmão do meu pai. Teve um fim trágico, foi atropelada. Só nessa altura soube que ela era a minha irmã. Só isso dava para uma outra história....

Mas tinha dito que queria falar sobre acontecimentos engraçados, não é? Pois, devido à profissão do meu pai mudámos sete (!) vezes de casa. Mudanças de escola foram cinco! Quase sempre no meio do ano lectivo, muitas vezes dentro de um país para outro, porque na Alemanha existem países, podem ser considerados assim. Têm autonomia na educação, por exemplo. Foram eles Baden-Würtemberg, Rheinland-Pfalz e a Baviera. Ou seja, mudanças de escola, mudanças de livros e de amigos. Numa dessas mudanças, eu fazia anos, de manhã apenas acordei quando a casa já estava totalmente vazia! Foi só acordar, pegar na cama, meter essa cama no camião, deitar-me outra vez e dormir até ao destino....

Para a semana há mais!

3 Comments:

At 18 setembro, 2006 22:32, Blogger Unknown said...

Só por aqui se vê por que razão continuas a viver fora do teu país de origem, sempre viveste fora de algum sítio ;)
bjokitas

 
At 18 setembro, 2006 23:08, Blogger Zig said...

trequita:
Talvez, e com uma vertente. Cada aldeia na Alemanha tem o seu dialecto, antigamente era assim, hoje em dia com a "globalização" já não acontece assim tanto. Daí talvez também a minha facilidade em aprender línguas. É que o bávaro, por exemplo, é completamente diferente da língua que se falava na Rheinland-Pfalz. E também aprendi a adaptar-me a qualquer situação na vida, virtude essa que me foi benéfico há alguns meses....

Bem, a esta hora deves estar a ver a ministra na RTP1....

 
At 10 outubro, 2008 22:43, Blogger tonito said...

Admiro a tua coragem , a tua determinação.
Tambem por outras razões andei com saca na mâo muitos anos.
Tenho um blog sobre sinais no tempo.

Gostaria de ter a tua opinião tb.

Um Abraço

António (Tonito)

 

Enviar um comentário

<< Home