domingo, 3 de setembro de 2006

Domingo....

Hoje é Domingo, e para a maioria das pessoas é (foi) dia de passeio. Não vou falar da rentrée (reentrada, em português, usam essa palavra como se a política fosse coisa fina....) de alguns partidos políticos, os telejornais já trataram disso até a exaustão, por isso vou falar sobre alguns assuntos ambientais, mais importantes, na minha opinião!

O Parque Natural da Serra do Gerez está de novo a arder. Sinceramente, não sei o quê é isso. Será que há gente que não descansa até tudo estiver ardido? Mas a questão que quero pôr aqui hoje é outra. Nestes dias estamos na segunda vaga de calor deste verão. Já há vários dias e até Quarta-feira as temperaturas rondam os 40º, pelo menos aqui no Alentejo. Na primeira vaga de calor houve, como é sabido, inúmeros incêndios (ignições, pois....). Todos os dias os telejornais abriam com florestas a arder. E agora? Está calor outra vez e não há incêndios (ignições, caramba!)? Ainda bem, diria a maior parte das pessoas, mas eu digo que esse facto é estranho. Para mim isso é uma prova concreta que a maior parte dos fogos são de origem criminosa, já vinham planeando há meses o quê é que vão incendiar! Portanto, já ardeu tudo o que tinha a arder, o “plano” está cumprido, e o que acontece agora são mesmo apenas fogos de origens de negligência ou acidentes, ou mesmo fenómenos da natureza como trovoadas. Pensem nisso, e vão ver que me dão razão!

A caça! Pois essa que estou redondamente contra. Além do facto dessa caça ser responsável, além das férias, pela maior parte dos abandonos de cães, também os assim designados caçadores atiram para tudo que mexe! Se foi um animal protegido ou em vias de extinção – azar dele! Porquê é que ele se meteu à frente da minha espingarda? Há dias começou a caça apenas a um certo tipos de animais, e há dias vejo muitos cães a vadiar por aí que nunca tinha visto antes. Hoje começou uma nova fase dessa caça. É permitido abater aves aquáticas, aqueles de que mais gosto. A QUERCUS fez hoje uma boa acção junto a um pequeno lago que fica logo à direita da estrada para quem vai até a praia de Melides, mesmo junto ao mar. É um lago de água doce, alberga muitas aves raras por ser perto do mar, mas curiosamente não está excluído da zona de caça livre! Essa associação ambientalista já há alguns anos tenta sensibilizar as pessoas para questões ligadas a esse lago, este ano lembraram-se de uma coisa original. Espalharam 10 espantalhos à volta desse lago, não para afastar as aves, mas sim, para “espantar” os caçadores. Ao menos aí não deveria de haver caça!

Se algum dos meus caros leitores for caçador, que faça um esforço, repense esse “desporto”, não atire para tudo o que mexe, não entre em competição com o caçador ao lado atirando mais do que ele, e claro, se tiver um cão, não o abandone quando ele já não “prestar”. E já agora, já que tem que atirar, use cartuchos com grãos de aço em vez de chumbo por questões de ambiente. Já é obrigatório na maior parte da Europa, em Portugal ainda não. Mas alguém me possa explicar porquê é que muitos caçadores consideram a caça um direito fundamental, se calhar até está na constituição portuguesa, não sei. Em anos anteriores esse assunto gerava muita polémica, agora parece ter acalmado. Mas já que exista isso tudo, a caça, o direito à caça, façam um esforço e entendam essa caça apenas como desporto ou convívio, e atirando menos, claro....

3 Comments:

At 04 setembro, 2006 09:20, Blogger Unknown said...

Estou de volta caro amigo!

Quanto aos incêndios nem comento e em relação aos caçadores simplesmente solto uma gargalhada quando eles dizem que são os melhores amigos dos animais!...

Abraço!

 
At 04 setembro, 2006 10:01, Blogger Francisco said...

Para mim, a questão é simples: a caça deveria ser proíbida.
E não me venham com a "tradição", o "convívio", o "equilíbrio ecológico" e tretas similares.
Estamos no século XXI, e no século XXI não é suposto haver diversão à custa da morte/sofrimento.
E isto vale para as touradas.

 
At 04 setembro, 2006 15:30, Blogger Zig said...

o restaurador:
Bem sentimos aqui a tua falta, espero que estejas bem.

Nos caçadores aplica-se essa frase: Amigos da onça....

chico:
De acordo. Fim desta caça, já! Pelo menos desta caça, esta não faz falta nenhuma. Uma vez assisti a uma caçada, salvo erro a uma raposa, pela TV, foi a coisa mais estúpida que já vi. Por um lado, dão festas aos cães, por outro lado, caçam um outro animal até à morte!

 

Enviar um comentário

<< Home